A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu"— Transcrição da apresentação:

1

2 Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
Projeto de Pesquisa? O que será pesquisado? Onde vou pesquisar? Qual é o tipo de desenho da minha pesquisa? Que procedimentos serão seguidos? Quais os instrumentos que serão utilizados?

3 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
Elementos pre-textuais Capa - deve conter nome da instituição, nome do curso, nome do autor, título do trabalho, cidade, mês e ano de conclusão projeto. Folha de rosto – deve conter a natureza do trabalho, nome da instituição a que se destina e nome do professor orientador. Sumário – capítulos, subcapítulos – sistema progressivo e alfanumérico. Todas as páginas são numeradas. Exceção: folha de rosto. Resumo – deve conter até 500 palavras. Lista de abreviaturas, siglas, sinais e símbolos – deve ser apresentada em ordem alfabética a relação das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, cada uma seguida das palavras ou expressões correspondentes grifadas por extenso.

4 ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUÇÃO Objetivo
A introdução deve apresentar um panorama do assunto a ser investigado, é nesta parte que será anunciado o que se pretende estudar. Na introdução, são apresentados o objetivo, a justificativa e as questões de estudo. Em caso de estudos bibliográfico ou documental, o pesquisador deverá informar a caracterização do estudo e a fundamentação teórica ainda nesta 1ª. Parte . Objetivo O objetivo deve ser apresentado de forma clara evitando possíveis ambigüidades. Ele define o cerne da investigação, o que se pretende estudar.

5 Justificativa (Relevância do estudo)
O pesquisador deve demonstrar o que o motivou a desenvolver a investigação e informar qual é a relevância do estudo para o campo da ciência. Questões do estudo (questões norteadoras) O pesquisador deve formular perguntas no início da sua pesquisa e que nortearão toda a investigação.

6 Exemplos de Questões norteadoras do estudo
O presente estudo pretende responder às seguintes questões: Até que ponto as escolas municipais do Rio de Janeiro estão preparadas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em turmas regulares? Até que ponto a experiência linguística de alunos das classes iniciais do ensino fundamental é valorizada pedagogicamente pelos professores ? De que maneira as escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro podem desenvolver projetos educacionais para minimizar o fenômeno da violência escolar? Até que ponto há necessidade de elaboração de prova para a avaliação da turma 4, do Curso de Letras, na disciplina Práticas Investigativas?

7 2. METODOLOGIA Caracterização do estudo Contexto e participantes do estudo Instrumentos de medida Tratamento e análise de dados e resultados obtidos Limitações e aspectos favoráveis do método de pesquisa adotado. 3. CRONOGRAMA Elementos pós-textuais 4. Referências

8 REFERÊNCIAS Nesta seção, devem ser incluídas, em ordem alfabética, todas as obras efetivamente citadas para a elaboração do projeto, seguindo as normas da ABNT. todo trabalho precisa ser ordenado alfabeticamente pelo sobrenome do autor; se alguma fonte de referência for uma publicação anônima, deve-se citar o nome do órgão responsável pelas informações utilizadas; caso haja necessidade, respeitando a ordem alfabética estabelecida, as obras devem aparecer segundo o ano de publicação, das mais antigas até as mais recentes.

9 As referências devem estar com espaço simples e fonte 12, à margem esquerda e separadas umas das outras por espaço duplo. O título REFERÊNCIAS deve vir após a margem superior, centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. A seguir, seguem alguns exemplos de referências. Vale lembrar que a indicação de maiúsculas, destaque em negrito, itálico ou sublinhado, assim como a pontuação, têm que ser seguidas à risca.

10 Exemplos de Referências
1 Autor ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. 2 ou 3 Autores JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 Mais de 3 autores URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília. DF: IPEA, 1994.

11 Artigo de revista/jornal
TEIXEIRA, Anísio. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 65, n. 150, p , maio/ago Site A ARTE DE PENSAR. [S.I.], Disponível em: Acesso em: 10 jun Não paginado. Monografia/dissertação/tese ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

12 Característica Adotada
FORMATAÇÃO GRÁFICA PAPEL Característica Adotada Tamanho Orientação Margens Folha A4, nas medidas 210 x 297 mm Retrato 3 cm para as margens superiores e esquerda, 2cm para as margens inferiores e direita

13 Característica Adotada
FORMATAÇÃO GRÁFICA TEXTO Característica Adotada Alinhamento Recuo dos parágrafos Espaçamento antes e depois Espaçamento entrelinhas Espaçamento para citações em bloco, notas de rodapé, referências, ficha catalográfica, resumos e informações sobre a natureza da dissertação. Justificado 7 espaços a partir da margem esquerda 0pt Espaço 1,5 para o texto Espaço simples


Carregar ppt "Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google