Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLívia Maldonado Alterado mais de 9 anos atrás
1
Seminários.reply JavaME César Delmas – cadcn@cin.ufpe.br Hially Sá – hrs@cin.ufpe.br
2
Agenda Arquitetura (Revisão) MIDlet (Revisão) Hierarquia de classes Screen Eventos
3
Arquitetura - Configurações Parte “low level” Define requisitos de hardware Especificação para JVM Geralmente divide os dispositivos segundo memória, poder de processamento, display, conectividade Exemplos: CLDC (Connected Limited Device Configuration) CDC (Connected Devide Configuration)
4
Arquitetura - Profiles Parte “high level” Extensão da configuração Provê bibliotecas para implementação de aplicações para um dado tipo de dispositivo Exemplo: MIDP ( Mobile Information Device Profile )
5
Arquitetura – Pacotes Opcionais acho q a gente pode melhorar esse slide Pacotes opcionais CLDC ou CDC Específicos Modulares Exemplos Conexão com BD, Envio de mensagens, Webservices, Bluetooth, Multimídia, kSOAP, kXML, Mail4ME...
6
Arquitetura - Esquemático
7
MIDlet - Conceitos Midlets são aplicações móveis em Java Classe abstrata a ser implementada
8
MIDlet - Estrutura import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class helloWorld extends MIDlet { public helloWorld () { System.out.println("helloWorld()"); } protected void startApp() { System.out.println("startApp()"); } protected void pauseApp() { System.out.println("pauseApp()"); } protected void destroyApp(boolean arg0) { System.out.println("destroyApp()"); }
9
MIDlet – Ciclo de Vida
10
MIDP – Hierarquia de classes
11
Display Gerenciador de tela que controla o que é mostrado no dispositivo e quando Recupera informações sobre a tela atual (cores suportadas, resolução, etc) Objeto único para cada MIDlet Não é instanciado
12
Usando o Display public class DisplayStats extends MIDlet { private Display display; // construtor public DisplayStats() { display = Display.getDisplay(this);... }... }
13
Display – métodos principais static Display getDisplay(MIDlet m) Retorna o objeto display deste MIDlet Displayable getCurrent() Retorna o objeto displayable corrente void setCurrent(Displayable d) Mostra um objeto displayable ()
14
Display – métodos principais int numColors() Retorna o número de cores disponíveis boolean vibrate(int duration) Ordena ou não a vibração do aparelho(midp 2.0) boolean flashBackLight(int duration) Ordena ou não que a luz do aparelho acenda(midp 2.0)
15
Displayable Objeto que pode ser visto num dispositivo Screen Objetos Displayable para Interface alto nível Canvas Objetos Displayable para Interface baixo nível
16
Displayable Screen TextBox List Alert Form (ChoiceGroup, DateField, TextField, Gauge, ImageItem, StringItem) OBS: ticker – variável que pode estar ou não num Displayable;
17
TextBox - Conceitos Caixa de texto que permite filtragem para certos tipos de caracteres Semelhante a TextField Não herda de Item, ao contrário de TextField
18
TextBox - Métodos Métodos principais: TextBox (String title, String text, int maxSize, int constraints) void delete(int offset, int length) void insert(String src, int position) int getChars(char[] data) void setConstraints(int constraints) int size()
19
TextBox - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display; private TextBox tb; // Construtor public classeJavaME() { display = Display.getDisplay(this); tb = new TextBox("",“Exemplo - TextBox",11,0); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(tb); }
20
TextBox - Protótipos
21
List - Conceitos Implementa a interface Choice Screen utilizados para mostrar uma lista de opções Tipos: ECLUSIVE MULTIPLE IMPLICIT (Não tem em ChoiceGroup)
22
List - Métodos Métodos principais List(String title, int listType) int append(String stringPart, Image imagePart) void delete(int elementNum) int getSelectedIndex() boolean isSelected(int elementNum) int size()
23
List - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display; private List list; // Construtor public classeJavaME() { display = Display.getDisplay(this); list = new List(“Exemplo - Lista",“List.IMPLICIT",11,0); this.list.append("carro",null); this.list.append("navio",null); this.list.append("aviao",null); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(list); }
24
List - Protótipo
25
Alert Caixa de diálogo simples que possui uma imagem e um texto, ambos opcionais Objetos Command (“botões”) não podem ser adicionados ao objeto Alert A interatividade com o Alert fica a cargo do fabricante do dispositivo Tipos Modal Timed
26
Alert - Continuação Pode ser usado diretamente por Display ou usado em conjunto com um Displayable Métodos principais: Alert(String title, String alertText, Image alertImage, AlertType at) String getString() void setString(String str) int getTimeout() void setTimeout(int time)
27
Alert
28
AlertType Classe especialmente útil Encapsula informações sobre o Alert e possibilita o suporte a som Duas maneiras de se utilizar som O objeto Alert possuindo um AlertType Usando um método estático de AlertType chamando playSound
29
AlertType Tipos ALARM: usado para uma notificação CONFIRMATION: confirmação de um evento ou ação ERROR: indica que um erro foi encontrado INFO: indica em geral uma informação não- critíca ao usuário WARNING: indica problemas potenciais
30
Alert - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display; private Alert alert; private Form form = new Form(“Formulário”); // Construtor public classeJavaME() { display = Display.getDisplay(this); alert = new Alert("Alerta","Perigo!!!", null, AlertType.WARNING); alert.setTimeout(3000); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(alert, form); } … }
31
Ticker Representa um texto que rola na tela É atributo de Screen Possui somente três métodos principais Ticker (String texto) getString () setString (String texto)
32
Ticker - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display; private Form form = new Form(“Formulário”); private Ticker testTicker; // Construtor public classeJavaME() { display = Display.getDisplay(this); ticker = new Ticker("Teste Ticker"); form.setTicker(testTicker); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); } … }
33
Ticker - Protótipo
34
Form Item ChoiceGroup, DateField, TextField, Gauge, ImageItem, StringItem
35
Choice e ChoiceGroup Choice: Interface que define os métodos para se manipular vários tipos de seleções predefinidas ChoiceGroup Implementa Choice Pode ser usado como CheckBox ou RadioButton Tipos: EXCLUSIVE e MULTIPLE
36
ChoiceGroup - Métodos Métodos principais: ChoiceGroup(String label, int choiceType) int append(String stringPart, Image imagePart) void insert(int elementNum, String stringElement, Image imageElement) getSelectedIndex() boolean isSelected(int elementNum)
37
ChoiceGroup - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display = Display.getDisplay(this); private Form form = new Form(“Formulário”); private ChoiceGroup choice = new ChoiceGroup("Choice",Choice.EXCLUSIVE); // Construtor public classeJavaME() { choice.append("choice 1", null); choice.append("choice 2", null); choice.append("choice 3", null); form.append(choice); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); }… }
38
ChoiceGroup - Protótipo
39
DateField Objeto Item que manipula de forma simples tipos Date (java.util) Métodos principais: DateField (String label, int modo) Date getDate () void setDate(Date data)
40
Datefield - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display = Display.getDisplay(this); private Form form = new Form(“Formulário”); // Construtor public classeJavaME() { DateField df = new DateField("Data: ", DateField.DATE); Date dataAtual = new Date(); df.setDate(dataAtual); form.append(df); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); } … }
41
DateField - Protótipo
42
TextField Caixa de texto para formulários Suporta múltiplas linhas Opção de filtrar a entrada de dados CONSTRAINT_MASK ANY EMAILADDR NUMERIC PASSWORD PHONENUMBER URL
43
TextField - Métodos Métodos principais TextField (String label, String text, int max, int constraints) void delete(int offset, int length) int getChars(char[] data) void insert(String src, int position) String getString() int getConstraints() * int size() * Usado com CONSTRAINT_MASK
44
TextField - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display = Display.getDisplay(this); private Form form = new Form(“Formulário”); // Construtor public classeJavaME() { TextField tf = new TextField("Texto", "Oi", 30, TextField.ANY); form.append(tf); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); } … }
45
TextField - Protótipo
46
Gauge São basicamente indicadores de progresso de uma ação Existem dois modos de atualização Interativo Não-interativo Exemplos Controle de volume Progresso de download
47
Gauge – Métodos Métodos Principais Gauge(String label, boolean interactive, int maxValue, int initialValue) – Construtor int getValue() – Obtém o valor atual do medidor void setValue(int value) – Configura o novo valor do medidor void setMaxValue(int maxValue) – Configura o novo valor máximo Boolean isInteractive() – Verifica se é interativo
48
Gauge - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display = Display.getDisplay(this); private Form form = new Form(“Formulário”); // Construtor public classeJavaME() { Gauge gauge = new Gauge(“Gauge", true, 50, 11); form.append(gauge); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); } … }
49
Gauge - Protótipo
50
Image - Conceito Representa uma imagem a ser exibida no display do dispositivo Tipos Imutável: pode ser usada diretamente no Form, nas opções de um Choice ou em um Alert. Mutável: mais flexível. Simplesmente um espaço de memória reservado em que poderá ser pintada a imagem.
51
ImageItem - Conceitos Possibilita a exibição de uma imagem em um objeto Form. A exibição depende da implementação do fabricante do dispositivo.
52
ImageItem - Métodos Métodos principais ImageItem(String label, Image img, int layout, String altText) void setImage(Image img) void setLayout(int layout)
53
ImageItem – Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display = Display.getDisplay(this); private Form form = new Form(“Formulário”); // Construtor public classeJavaME() { try { Image image = Image.createImage("/java.png"); ImageItem item = new ImageItem(null, image, ImageItem.LAYOUT_CENTER, null); form.append(item); } catch (IOException e) { e.printStackTrace(); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); }…}
54
ImageItem - Protótipo
55
StringItem Rótulo estático e mensagem de texto Não é editável Não reconhece eventos Métodos principais: StringItem(String label, String text) String getText() – Obtém o valor atual do texto Void setText(String text) – Configura o novo valor do texto String getLabel() – Obtém o valor do rótulo
56
StringItem - Exemplo public class classeJavaME extends MIDlet{ private Display display = Display.getDisplay(this); private Form form = new Form(“Formulário”); // Construtor public classeJavaME() { StringItem si = new StringItem("String :", "texto"); form.append(si); } // seta o display protected void startApp() { this.display.setCurrent(form); } … }
57
Alternativa ao StringItem... private Form fmMain; int i = fmMain.append(“Login: cesps”);... StringItem tmp = (StringItem) fmMain.get(i);...
58
Quadro geral - eventos Eventos são essenciais para MIDlets, pois são chave para interatividade Para gerenciarmos um evento: Hardware reconhece o evento físico software é notificado do evento evento é tratado pelo programador
59
Objetos Command Contém informações sobre um evento Podem ser considerados como “botões” Soft keys Teclas O processo de eventos 1.Criação do Objeto Command 2.Adicionar o comando a um displayable 3.Adicionar um receptor (listener) ao displayable
60
Objetos Command Command cmdExit = new Command(“exit”, Command.EXIT, 1) Argumentos Nome para o comando Constante (OK, EXIT, HELP, BACK, etc) Prioridade Constante Mapeia o posicionamento dos comandos na tela Depende da implementação do fabricante Prioridade Útil para a organização dos comandos em Menus e de botões de software na tela
61
CommandListener É o “receptor” de um comando Método a ser sobrescrito: commandAction (Command c, Displayable d ) Em commandAction é definido como o aplicativo deve se comportar quando um evento é disparado
62
Command - Exemplo private Form fmMain; private Command cmExit; fmMain = new Form(“Formulário");... cmExit = new Command("Exit", Command.EXIT, 1); // 1º passo... fmMain.addCommand(cmExit); //2º passo fmMain.setCommandListener(this); // 3º passo... public void commandAction(Command c, Displayable s) { if (c == cmExit) { destroyApp(true); notifyDestroyed(); }
63
Exercitando... Crie um MIDlet que contenha um Form e controle três botões: Form fmMain = new Form(“Tela Principal”); Lembre-se que Form é um objeto Displayable “exit”, usado para sair do MIDlet “hello” imprime “Hello World” “back” volta para a tela principal, após o usuário ter visualizado a mensagem
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.