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Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial

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Apresentação em tema: "Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
CONBRAD Congresso Brasileiro de Administração Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial JOSÉ RINCON FERREIRA Diretor de Articulação Tecnológica Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior LILLIAN ALVARES Assessora Técnica Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

2 Necessidades do Mundo Corporativo
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Necessidades do Mundo Corporativo Inovações Constantes Adaptações Permanentes Velocidade Valorização do conhecimento Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

3 Contexto de Surgimento
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento Organizações Flexíveis Economia do Conhecimento Rápida Obsolescência do Mesmo Empregabilidade como demanda das competências internas Educação para Estratégia Global Distanciamento entre empresas e academia

4 Contexto de Surgimento
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento Anos ´90 Peter Senge ”A quinta disciplina” Organizações de Aprendizagem A TRADICIONAL ÁREA DE T&D DEVE SE ALINHAR CADA VEZ MAIS À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

5 Contexto de Surgimento
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento Conhecimento – fundamental para a sobrevivência da organização Os ativos intangíveis da organização, como o capital intelectual, assumem importância estratégica cada vez maior em relação ao seu valor contábil e exigem novas formas de avaliação e mensuração Atrair, desenvolver e manter talentos são prioridades

6 Contexto de Surgimento
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento Educação Corporativa Vincular Aprendizado às Estratégias Empresariais Responder desafios globais Sobrevivência empresarial Viabilizar soluções para GC

7 Principais Diferenças entre T&D e Educação Corporativa
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Principais Diferenças entre T&D e Educação Corporativa Educação Corporativa T&D Desenvolver competências essenciais para o êxito do negócio Desenvolver competências essenciais para o trabalho Prática de negócios Formação conceitual e universal Crenças e valores da empresa Crenças e valores universais Cultura empresarial Cultura acadêmica Cidadania para o êxito da empresa e dos clientes Cidadania para o êxito das instituições e da comunidade

8 Departamento de T&D e Educação Corporativa
Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Departamento de T&D e Educação Corporativa Departamento de T&D Educação Corporativa Foco Reativo Pró-Ativo Organização Fragmentada/Descentralizada Coesa e Centralizada Alcance Tático Estratégico Endosso Pouco/Nenhum Administração/Pessoal Apresentação Instrutor Várias Tecnologias Responsável Diretor de Treinamento Gerente de Unidade de Negócio Público -Alvo Amplo de profundidade ilimitada Currículo personalizado por família de cargos Inscrição Abertas No momento certo Resultado Aumento da qualificação Aumento no desempenho do trabalho Operação Como função administrativa Como unidade de negócios Imagem "Vá para o treinamento" Metáfora de Aprendizado Marketing Ditado pelo Departamento Venda sob demanda Jeanne Meister, 1999

9 Definições Consenso entre os autores que a atuação da universidade
corporativa deve estar relacionada aos objetivos, prioridades e missão organizacional

10 Definições “É uma iniciativa no local de trabalho que integra uma variedade de oportunidades de aprendizado que estão ligadas à missão e objetivos da organização. Enfatizam o processo do aprendizado e o seu alinhamento estratégico com os objetivos organizacionais. A universidade corporativa dá grande ênfase na avaliação e impacto e promove o aprendizado em toda a cadeia produtiva” Washington Area Corporate University Consortium

11 Definições “Um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais”. Jeanne Meister a universidade corporativa é mais um processo organizacional, do que como uma entidade

12 aprendizado e a gestão do conhecimento como a atividade central
Definições “Uma verdadeira organização voltada para o aprendizado construída sobre o aprendizado individual e a gestão do conhecimento” D. Thomas é um veículo para o desenvolvimento da organização voltada para o aprendizado e a gestão do conhecimento como a atividade central

13 Definições “O papel de uma universidade corporativa de classe mundial deve ser como foco para comunicar e facilitar as práticas sociais, tecnológicas e organizacionais em apoio ao aprendizado organizacional e ao processo de criação do conhecimento”. Prince & Beaver

14 Definições “Uma entidade educacional que é um instrumento estratégico, desenhada para assistir a sua organização (mantenedora) a atingir a sua missão, na condução de atividades que criem a cultura do aprendizado individual e organizacional, e levem ao conhecimento e à sabedoria”. Mark Allen é estratégica, e um instrumento, um entre os muitos que a organização tem à sua disposição

15 Educação Corporativa, que alguns chamam de
Definições Educação Corporativa, que alguns chamam de Universidade Corporativa ou Educação Empresarial, é o conjunto de subestruturas organizacionais capazes de empreender um vigoroso processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, consoante com a visão e missão da empresa

16 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Histórico Há cerca de duas décadas atrás a Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, publicou o primeiro livro sobre universidades corporativas, então chamadas de colégios corporativos (Corporate Colleges). Este livro definiu os colégios corporativos como entidades educacionais que foram iniciadas por organizações cujo principal objetivo não era educacional. Sob esta definição, bastante abrangente e vaga, todo e qualquer centro de treinamento institucional se qualificaria como “colégio corporativo

17 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Tipologia Quatro os níveis de uma universidade corporativa: Somente treinamento Treinamento e desenvolvimento gerencial e/ou executivo Oferta de cursos com crédito acadêmico Oferta de cursos que levam efetivamente ao grau acadêmico

18 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Geração Primeira geração Representa um pouco mais do que as atividades tradicionais do departamento de Treinamento e Desenvolvimento, com módulos presenciais, direcionados especificamente a interesses institucionais. A ênfase é a aquisição de valores corporativos

19 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Geração Segunda geração Reflete uma orientação estratégica mais abrangente para o aprendizado organizacional, e tende a ser oferecida em lugares especificamente designados, organizacionais e acadêmicos

20 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Geração Terceira geração Possuir elementos virtuais para o processo de aprendizado e abranger uma grande variedade de estratégias para o desenvolvimento do capital intelectual.

21 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Requisitos Mínimos Treinamento & Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento Gerencial e Executivo. Atividades educacionais devem ter uma ligação clara com a estratégia corporativa. Operacional Tático Estratégico

22 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial
Requisitos Mínimos Uso extensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação Proliferam um grande número de universidades corporativas virtuais. Softwares gerenciais de treinamento

23 Estratégia Reforçar e perpetuar o comportamento Gerenciar a mudança
Direcionar e moldar a organização

24 Reforçar e perpetuar o comportamento
Preocupação principal é oferecer cursos e experiências de treinamento que reflitam e reforcem a cultura e os valores que balizam a organização. Alguns exemplos são a Disney University e a Federal Express.

25 Gerenciar a mudança Introduzir e promover as iniciativas da mudança organizacional. Os programas e atividades são desenhados para facilitar a formulação e implantação da mudança estratégica.

26 Direcionar e moldar a organização
A mais ambiciosa e, por consegüinte, a menos visível. Aqui os líderes organizacionais utilizam a universidade corporativa como força motriz para moldar as direções empresariais futuras. Programas e iniciativas de mudanças visam a exploração de novos contextos e alternativas futuras para a empresa.

27 Mudança de paradigma de Departamento de T & D para UC Departamento de T & D  Universidade Corporativa Reativo Foco Pró-ativa Fragmentado/ descentralizado Organização Coesa e centralizada Tático Alcance Estratégica Pouco/ nenhum Endosso Administração e funcionários Instrutor Apresentação Uso de várias tecnologias Diretor de Treinamento Responsável Gerente de Unidade de Negócio Amplo e com profundidade limitada Público-alvo Currículo personalizado por famílias de cargos Aberta Inscrição Aprendizagem no momento certo Aumento de qualificações profissionais Resultado Aumento de desempenho no trabalho Opera como função administrativa Operação Opera como Unidade de Negócios Treinamento imposto Imagem UC como metáfora de aprendizado Ditado pelo T & D Marketing Venda sob consulta

28 Sistema de Educação Corporativa
Por que fazer? O que fazer Como fazer?

29 Sistema de Educação Corporativa
Por que fazer? a)  Para aumentar a competitividade e o valor de mercado da empresa através do incremento do valor das pessoas b)  Para instalar, desenvolver e consolidar as competências críticas empresariais

30 Sistema de Educação Corporativa
O que fazer? a)    Aumentar a inteligência empresarial através da implementação de modelo de: Gestão das pessoas por competências Gestão do conhecimento

31 Sistema de Educação Corporativa
Como fazer? a)    Introduzir a mentalidade de aprendizagem contínua em três níveis: Empresa: Fortalecimento, consolidação y disseminação da cultura empresarial Liderança: Formação de lideranças exemplares que aceitem, mantenham e pratiquem a cultura empresarial Pessoas: incorporação da atitude de autodesenvolvimento

32 7 Princípios de Sucesso Perpetuidade Conectividade Sustentabilidade
Parceria Perpetuidade Disponibilidade Conectividade Cidadania Sustentabilidade Competitividade

33 7 Princípios de Sucesso 1. Competitividade
Desenvolver o capital intelectual dos colaboradores, transformando-os efetivamente em fator de diferenciação da empresa frente aos competidores, para ampliar e consolidar sua capacidade de competir, aumentando assim seu valor de mercado através do incremento do valor das pessoas. Significa buscar como elevar continuamente o nível de competitividade empresarial, introduzindo, desenvolvendo e consolidando as competências críticas empresariais, organizacionais e humanas.

34 7 Princípios de Sucesso 2. Perpetuidade
Entender a educação como um processo de desenvolvimento e realização de potencial intelectual, físico, espiritual, estético afetivo existente em cada colaborador, e também como um processo de transmissão da herança cultural, que exerce influencia intencional e sistemática, com o propósito de formar um modelo mental, a fim de conservar, transmitir, disseminar e reproduzir as crenças e os valores organizacionais, para perpetuar a existência da empresa.

35 7 Princípios de Sucesso 3. Conectividade
Favorecer a construção social do conhecimento, estabelecendo conexões e intensificando a comunicação empresarial e apoiando a interação de forma dinâmica, para ampliar a quantidade e a qualidade da rede de relações com o público interno e externo (provedores, distribuidores, clientes, comunidade, etc) da organização, para que se propicie a geração, distribuição e transferência dos conhecimentos organizacionais considerados críticos para o negócio.

36 7 Princípios de Sucesso 4. Disponibilidade
Oferecer e dispor de atividades e recursos educacionais de fácil uso e acesso, propiciando condições favoráveis e concretas para que os colaboradores possam aprender “a qualquer hora em qualquer lugar”, os estimulando assim a responsabilizarem-se com o processo de aprendizagem contínuo e o autodesenvolvimento.

37 7 Princípios de Sucesso 5. Cidadania
Estimular o exercício da cidadania individual e corporativa e da construção social do conhecimento organizacional, através da formação de atores sociais, ou seja, sujeitos capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e de modifica-la continuamente, e de atuar seguindo uma posição ética e socialmente responsável, imprimindo assim mais qualidade à relação de aprendizagem entre os colaboradores, à empresa e sua cadeia de valor agregado.

38 7 Princípios de Sucesso 6. Associação
Entender que desenvolver continuamente as competências críticas dos colaboradores de acordo com o intenso ritmo que requere atualmente o mundo dos negócios é uma tarefa muito complexa e audaz, que exige que se estabeleçam relações de associação tanto na esfera interna como na externa, com ideais e  interesses comuns na educação desses colaboradores.  Internas: Líderes e Gestores. Externas: Universidades, instituições de nível superior, clientes e provedores.

39 7 Princípios de Sucesso 7. Sustentabilidade
Ser um centro gerador de resultados para a empresa, buscando  sempre agregar valor ao negócio. Pode significar também buscar fontes alternativas de recursos que permitam um pressuposto próprio e auto-sustentável, diminuindo assim a vulnerabilidade do Sistema de Educação Corporativa, para que seja capaz de manter-se mais ou menos constante e estável, a fim de viabilizar um sistema de educação realmente contínuo, permanente e estratégico.

40 Resultados da Pesquisa
No Brasil 1. Aproximadamente 90 iniciativas estruturadas de Educação Corporativa no Brasil. As organizações de grande porte, que atendem a mercados amplos e que possuem diversas unidades regionais, são as que, geralmente, mantêm uma estrutura centralizada de Educação Corporativa, através da qual promovem a difusão de conhecimentos para funcionários de todas as unidades da Corporação. Resultados da Pesquisa

41 2. Mais de 50% das iniciativas registradas em levantamento recente surgiram no período , significando, portanto, que a estruturação de unidades de EC nas organizações é um fenômeno recente, pelo menos com as características de recurso estratégico das corporações, tal como acontece na maioria dos países do mundo.

42 3. Ao promoverem a estruturação de atividades de Educação Corporativa, as Organizações geralmente buscam: Favorecer a competitividade organizacional Adquirir e/ou criar competência em áreas técnicas nas quais a empresa não tinha capacitação compatível com a demanda. Facilitar os processos de inovação (de produto, de processo, de gestão). Capacitar as equipes para atender às demandas decorrentes da adoção de novas práticas gerenciais.

43 4. 82,8 % das organizações informam que suas atividades em educação derivam predominantemente das suas diretrizes estratégicas. Constata-se ainda, coerentemente, que demandas decorrentes de interesse pessoal ou coletivo determinam pouco a programação das atividades de EC, sendo que praticamente 50% dos respondentes informam que apenas raramente são levadas em conta, enquanto 2 (6,9%) asseguram que tais atividades são, predominantemente, determinadas por meio de negociação coletiva.

44 5. Das organizações pesquisadas, 12,5% informam que não atendem à clientela externa; das 87,5% restantes, a maioria somente atende a participantes vinculados a organizações da sua cadeia produtiva e as demais atendem a qualquer interessado.

45 6. Quanto aos Recursos Humanos utilizados para a implementação de atividades de Educação Corporativa, 44,0% das organizações afirmam utilizar recursos de consultoria externa institucional predominantemente, enquanto outras 44% o fazem raramente e 12,0% buscam consultoria externa institucional freqüentemente.

46 7. As empresas consultadas permitiram a constituição de uma lista de diferentes instituições com as quais mantêm parcerias para a implementação das atividades em Educação Corporativa.

47 8. Os principais resultados alcançados pela EC são:
Facilitou o cumprimento das metas de planejamento da empresa. Favoreceu a competitividade organizacional. Adquiriu competências em áreas técnicas nas quais a empresa não tinha capacitação compatível com a demanda. Facilitou a integração do trabalho de equipe, inclusive o grau de satisfação dos funcionários. Alinhamento de ações educacionais corporativas às metas, resultados e modelo de competências adotado. Educação continua dos empregados. Ensino com enfoque na aplicação prática. Formação de líderes. Difusão da visão, missão e cultura da corporação. Contribuição para a imagem de empresa socialmente responsável. Disseminação da cultura de auto-desenvolvimento. Maior integração das áreas de negócios das empresas do grupo.

48 9. O que esperam as organizações quanto às ações de apoio do setor governamental?
Maior integração a Políticas Públicas, em especial à Política Industrial Tecnológica. Maior integração com a estrutura governamental. Melhorar e agilizar o processo de certificação acadêmica.

49 Universidades Corporativas Setoriais
União de empresas concorrentes no mercado, mas parceiras no aprimoramento das pessoas e na formação do perfil de profissional demandado pelo setor. Formação de pessoal para o setor e gestão do conhecimento compartilhada.

50 Universidades Setoriais
USEn UAL ABRANGE Universidade Sebrae de Negócio Universidade de Alimentos do Governo do Paraná Universidade da Associação Brasileira de Medicina em Grupo Rede Estratégica das UC’s do Sistema - CNI/IEL/SESI/SENAI UniSESI UnDistribuição ABGroup Assoc. Brasileira de Supermercados (Abras) Assoc. Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores Assoc. Brasileira das Indústrias de Alimentos Assoc. Nacional do Transporte de Cargas SECOVI Educação Corporativa do SENAC-SP Universidade Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração De Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo

51 Principais Agentes da Educação Corporativa
ABM Embratel Real - ABN Abramge Fachinni Redebahia Abril Fiat Renner Accor Globo Sabesp Albert Einstein GM Sadia Alcatel Hospital Sírio Libanês Secovi Alcoa HSBC Serasa Algar Illy Café Sesi Amil Inepar Souza Cruz Arbras Itaú Tam Associl Kraft Food Telemar Ba nco do Brasil Leader Tigre Bank Boston Marcopolo Transportadora Americana Bematech Martins Ultragáz BNDES McDonald’s Unibanco Brasil Telecom Metro SP Unimed Bristol Microsiga Unisys Carrefour Motorola Unisys CEF Natura Varig Citigroup Nestlè Visa CNI Novar tis Vivo Correios Oracle Volkswagen Datasul Orbitall Xerox Elektro Origin Eletronorte Petrobrás Embasa Piccadilly

52 Ações do MDIC Motivação: Necessidade de conhecimento mais profundo sobre o tema e diálogo entre a iniciativa privada e governo (ex.: questão da certificação) Oficinas de Educação Corporativa Banco de Informações das Atividades de Educação Corporativa

53 Oficinas de Educação Corporativa
Oportunidade de diálogo aberto entre os participantes Evidência da vontade política, por parte do governo, para enfrentamento dos desafios do setor

54 Principais Encaminhamentos
Criação do Fórum de Discussão sobre Educação Corporativa Manutenção do Sistema de Informação sobre Atividades de Educação Corporativa Criação da Associação de Gestores de Educação Corporativa Participação em comissões e fóruns de certificação e educação profissional


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