A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes espaços e diversas actividades económicas. Na segunda metade do século XX, deu-se uma grande expansão do comércio internacional de mercadorias.

2 O COMÉRCIO MUNDIAL O grande aumento do comércio mundial tem como principais razões: - o aumento da população mundial, que fez aumentar o consumo; - a intensificação da produção industrial, que fez crescer muito a oferta; - a modernização dos transportes, que aumentou o volume do tráfego de mercadorias; - o desenvolvimento das telecomunicações, que desenvolveu a publicidade e possibilitou a realização de negócios a longas distâncias; - o desenvolvimento do mundo empresarial.

3 O COMÉRCIO MUNDIAL As trocas internacionais – exportações e importações – evidenciam os contrastes de desenvolvimento a nível mundial. Conclui-se: Os países desenvolvidos são os maiores exportadores, por terem uma maior produção; São também os maiores importadores, devido ao maior poder de compra da população; Alguns países têm importações superiores às exportações, o que significa que têm uma balança comercial deficitária ou negativa. Balança comercial = Exportações - Importações

4 O COMÉRCIO MUNDIAL

5 O COMÉRCIO MUNDIAL Os fluxos comerciais mais importantes realizam-se entre as regiões mais desenvolvidas – América do Norte e Europa, principalmente a União Europeia, e entre estas e a Ásia, sobretudo com o Japão e os novos países industrializados, cuja participação no comércio mundial tem crescido muito. As diferenças inter-regionais nos valores das exportações também se explicam pelo facto de serem os países desenvolvidos aqueles que exportam mercadorias mais valiosas. Os portos é o principal centro de exportação e importação

6 O COMÉRCIO MUNDIAL Tendo em conta o nível de desenvolvimento da maioria dos países das regiões conclui-se: Nas exportações dos países desenvolvidos predominam os produtos industriais; Nas exportações dos países em desenvolvimento predominam os produtos agrícolas e minerais; Como os produtos industriais têm maior valor, o comércio internacional é mais vantajoso para os países desenvolvidos; Nos Novos Países Industrializados (NPI), os produtos industriais ganham cada vez maior importância nas exportações.

7 O COMÉRCIO MUNDIAL - Exercícios
1. Considere os valores do Quadro I. 2005 Austrália Holanda Botswana México Vietname Exportações 103,0 365,1 3,7 213,7 32,2 Importações 119,6 326,6 3,4 223,7 36,9 Saldo 1.1. Calcule o saldo da balança comercial dos diferentes países.


Carregar ppt "O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google