A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios do processo ensino aprendizagem:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios do processo ensino aprendizagem:"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios do processo ensino aprendizagem:
Refletindo o Processo Ensino-Aprendizagem nas Ações de Educação em Saúde Princípios do processo ensino aprendizagem: A educação como tarefa teórico/prática se caracteriza por uma relação de aprendizagem em que não existe por um lado o “educador que ensina” e a “população que aprende”, e sim um grupo que através do trabalho e da reflexão vai produzindo seu próprio conhecimento e vai aprendendo a conhecer, a partir da realidade.

2 É um processo de construção de um saber coletivo com o fim de intervir e de transformar a realidade. A mudança só se processa se atender a uma necessidade sentida do individuo. Por isso acreditamos em que a aprendizagem é seletiva. O individuo seleciona aquilo que vê, ouve ou sente. “ Cada ser humano tem seu ritmo próprio para aprender, este deve ser considerado e respeitado de acordo com a cultura em que vive se desejamos avanços nas nossas ações.” (São Paulo, 1999) Por isso torna-se imprescindível que para escutar, necessário se faz estar atento e conhecer a quem se escuta.

3 Sujeitos Protagonistas do processo
Devemos indagar para conhecer as diferentes maneiras que as pessoas tem para refletir sobre suas vidas, porque suas falas sempre referem-se a fragmentos da problemática da suas vidas. “O importante é conseguir interpretar o que está subentendido nos códigos existentes que o indivíduo faz uso para simbolizar o que ele quer tornar manifesto”. “Para que nossa comunicação seja efetiva se torna necessário compreender e valorizar as experiências de vida do outro, interpretar o pensar, sentir e agir do outro de acordo com a realidade onde este está inserido.”(Leitão 1995)

4 Compartilhar saberes para melhorar a qualidade de vida
A aprendizagem não é alcançada de forma instantânea nem só por domínio de informações técnicas. È um processo que se dá como se percorrêssemos um caminho em espiral, um processo de aproximações sucessivas e cada vez mais amplas e integradas. Para alguns, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante, único dono do saber.

5 “Na visão “bancária” da educação, o “saber” é doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. O educador considerado como sujeito do processo, e os educandos meros objetos.”(FREIRE, 1987) Não se pode, confundir o processo educativo com transmissão de informações. A educação não se esgota na concepção instrumental do saber.

6 O processo de educação se dá onde o receptor é concebido como sujeito ativo no processo comunicativo, agindo através de associações, transferências sobre as mensagens que lhe são ofertadas. As mensagens devem ser compreendidas em sua articulação com relações sociais concretas, não se limitando à mera recepção dos “conteúdos” abordados nos materiais didáticos.

7 Qual o objetivo da educação em saúde
“Criar condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas, nas relações e nos grupos em que estas pessoas estão engajadas, porque estamos preocupados não apenas com o produto da aprendizagem, mas com o processo que possibilita a mudança.” (REVIÈRE, 1985) A mudança comportamental não é algo simples, implica, outrossim, em mobilizar questões culturais e da própria história pessoal de cada um.

8 O saber técnico, ao se confrontar com o saber popular, não pode dominá-lo, impor-se a ele, a relação entre estes dois saberes não poderá ser a transmissão vertical, mas deverá ser uma relação de diálogo, relação democrática. O diálogo deve ser entendido não como um simples falar da realidade, mas como um transformar-se conjunto dos dois saberes, na medida em que a própria transformação da realidade é buscada.

9 “A aprendizagem não é apenas uma aquisição de conhecimentos ou um mero treino de habilidades. È uma apropriação instrumental da realidade para transformá-la, o qual exige transformação e não adaptação” (RIVIÉRE, 1985) A educação, considerada como um processo de diálogo, indagação, reflexão, questionamento e ação partilhada propõe, como objetivo principal, tornar as pessoas cada vez mais capazes de pensar, ter uma consciência crítica, e de encontrar formas alternativas de resolver seus problemas.

10 Educação em saúde X comunidade
Fazer prevenção e promoção, temos que haver trabalhado junto com a comunidade os problemas prioritários para conhecer suas causas e conseqüências, além de ter noção do porque e como esse problema significa para essa comunidade e assim poder planejar o conteúdo da nossa ação educativa tendo em conta o saber empírico e o saber científico. Para que uma ação educativa seja eficiente e eficaz é necessário conhecer os códigos que a comunidade utiliza para referir-se a seus problemas

11 Muitas vezes o fracasso das práticas desenvolvidas sem o envolvimento da população-alvo revela, na verdade, o profundo desconhecimento dos planejadores da saúde sobre o universo de representações do individuo. O processo de aprendizagem não ocorre somente com a utilização de materiais instrucionais bem elaborados e práticas educativas centradas no educando, mas sim nas experiências pessoais, buscando por meio de um trabalho coletivo e relevante, conceitos preexistentes.

12 As atividades educativas devem permitir uma aprendizagem partilhada pela população e a equipe de saúde, em que ambas aprendam não somente a se envolver ativamente nos problemas de saúde/doença, mas, também, adquirir juntos o conhecimento necessário à solução frente aos condicionantes e determinantes do processo saúde/doença. “ Profissionais com um olhar, um sentir, um fazer,um compromisso diferente, interessados pelos ares, águas e lugares, onde vivem as famílias que os procuram.”

13 Como, por que e para que planejar as ações educativas
Para planejar as ações é interessante considerar os seguintes passos técnicos operacionais: Definir qual é o problema Porque acontece Como ele se apresenta Como se previne A simples transmissão de conhecimentos, de como ter saúde ou evitar uma doença por si só não vai contribuir para que uma população seja mais sadia e nem é fator que possa contribuir para mudanças desejáveis para a melhoria da qualidade de vida da população.

14 “È imprescindível saber que em um processo educativo os técnicos devem ter conhecimento não apenas nos aspectos meramente tecnológicos, mas também conhecimento das estruturas e processos econômicos e políticos da sociedade na qual atua como profissional.”

15 Avaliação X Educação em saúde
É um momento importante no processo educativo pois envolve ação/reflexão/ação. A avaliação sobre ações educativas consistem em analisar a articulação entre os objetivos propostos, as atividades realizadas e os limites e possibilidades da ação educativa frente a solução dos problemas. O que se espera da avaliação? Reelaborar os objetivos,escolher novas técnicas, rever recursos e verificar que outras ações são necessárias para o alcance das mudanças pretendidas.

16 A avaliação deve contar com a participação de toda equipe envolvida
A avaliação deve contar com a participação de toda equipe envolvida. Este tipo de atividade é importante para que os profissionais sintam-se mais seguros, reflitam e reformulem sua prática.Para isso é necessário que a equipe esteja sensibilizada frente a importância de Planejar, Executar e Avaliar.


Carregar ppt "Princípios do processo ensino aprendizagem:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google