A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnico em Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnico em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Técnico em Informática
Técnicas e Dicas Para Apresentações Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

2 Criação do Documento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

3 Estrutura Básica Capa Índice (Não Obrigatório) Introdução Referencial
utilizado Conclusão Desenvolvimento (Não é Título) Abertura para perguntas Agradecimentos SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

4 Capa Identifique seu trabalho; Identifique disciplina; a instituição,
seu curso, módulo, Identifique-se; Caso seja orientado por um professor, a exemplo TCC, identifique o professor orientador; SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

5 Numeração de Slides Todos os slides, exceto a capa, devem ser
numerados Guia o apresentador; Permite controle do tempo; Auxilia o espectador a encontrar onde está suas dúvidas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 10

6 Padronização Deve-se manter sempre uma padronização para:
Fontes dos Títulos; Fonte dos Subtítulos; Conteúdo; Marcadores; Posicionamento das Caixas de texto; Cores; SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

7 apresentação, os slides são apenas um auxílio visual.
Design Layout agradável a visão; Seja simples; Evitar: Letras pequenas; Cores Cansativas; Contrastes Extravagantes; Design que chame mais a atenção que o conteúdo. Mantenha em Mente: O mais importante é sua apresentação, os slides são apenas um auxílio visual. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

8 Teste do Design - 1 Teste de cores
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

9 Teste do Design - 2 Teste de cores
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

10 Tópicos Apresentações devem ser tópicas, não literais.
Servem de auxílio ao apresentador. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

11 Imagens Auxílio ao entendimento do espectador, mas:
o Deve ser incorporada somente se condiz com conteúdo Onde encontro os Padrões do GP? Onde encontro os Padrões do GP? - PMI * PMBOK - PMI * PMBOK o Quando apresentar, souber explicá-la. Do contrário, não a utilize. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

12 Imagens Deve possuir a fonte de onde foi retirada
Figura 1. Modelo Cascata Fonte: Elaborado pelo autor. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

13 Vídeos Utilize vídeos somente se:
Faz sentido com o conteúdo e está mencionado nos tópicos; Possui uma explicação (Realize a mesma após a apresentação do vídeo); Problemas: Apresentação perde o contexto; Espectador confunde-se. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

14 Organização da Apresentação
Documento Mantenha os slides logicamente sequenciado; Tópico certo no slide certo; Problemas: Slide perde o sentido; Confunde o espectador. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

15 Revisão do Documento Realize uma leitura calma do documento
Evita erros de português Erros de Digitação Esta leitura deve ser feita palavra por palavra SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 20

16 Observações Gerais Monte um roteiro para sua apresentação: Exemplo
Apresentar-me Mostrar os objetivos de minha apresentação SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

17 Observações Gerais Se apresentação em grupo, organizem-se para a hora da apresentação o Evita o “É sua vez! Não é a sua!” SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

18 Na Apresentação SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

19 Na apresentação Apresente-se; Indique qual a instituição que estás
representado; Disciplina do trabalho; Professor da Disciplina ou Orientador SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

20 Na apresentação Não realize leituras
O slide é o apoio, não o principal, caso faça uma leitura, deves explicá-la. Conheça o assunto no qual irá apresentar Esta é a maneira que livra o apresentador da leitura. Não fique de costas aos espectadores Ocorre normalmente devido a leitura do slide. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

21 Na apresentação Postura Não cruze braços e/ou pernas;
Não fique atrás de mobiliários; Mantenha o foco em toda a plateia, não apenas em uma pessoa. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

22 Na apresentação Postura
o Gesticule quando fizer sentido mensagem que estiver falando; e agregar valor na Movimente-se A movimentação mantém os espectadores em alerta; Utilize quando a mensagem conduzir a algum tipo de movimento ou contraponto de ideias. o Seja cômico apenas quando a natureza do trabalho permitir. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

23 Na apresentação Comunicação Cuidado com o português; Não fale:
Rápido; Devagar; Baixo. Evitar vícios da linguagem e gírias: Tipo assim, ahn..., etc. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

24 Na apresentação Referencias
Não há necessidade de falar individualmente de cada uma, mas: Cite as mais importantes para realização do trabalho. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

25 Na apresentação Encerramento:
o Questione os espectadores sobre dúvidas (momento do slide de abertura de perguntas); o Encerre agradecendo a presença de todos ali presentes; o Retire-se com calma do local. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 30

26 Na apresentação Observações Gerais Explique as imagens;
Após um vídeo explique-o brevemente, realizando a conexão com o trabalho apresentado; SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

27 Na apresentação Para trabalhos em grupos:
Momento de apresentar posicione-se na frente; Não converse durante a apresentação dos colegas de equipe, pois pode desorientá-lo; o Intervenha breve. apenas como auxílio e de maneira SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL


Carregar ppt "Técnico em Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google