A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Gabriel Pereira - Évora

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Gabriel Pereira - Évora"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Gabriel Pereira - Évora
Formandos: Carla Tira-Picos Lília Ramalho CLC UC 6 RA 3 Formadora: Prof. Isabel Oliveira 28 – Évora, 2011

2 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre a Praça do Giraldo e um pouco da sua história, esta apesar de bastante conhecida, pouco é conhecido da sua história para a maior parte das pessoas. Esperamos que gostem e que fiquem assim a saber um pouco mais da cultura da cidade onde vivemos.

3 Praça do Giraldo

4 O Centro Histórico de Évora, formado por ruas estreitas e travessas, pátios e largos, tem uma área de 107 hectares e é claramente demarcado pelas muralhas medievais, com extensão de mais de 3 km. No lado sul da antiga Cerca encontra-se a Praça do Giraldo, da qual divergem as vias principais em estrutura radial. Era uma das principais praças da cidade (originalmente Praça Grande). A Praça do Giraldo, sede de uma feira anual desde 1275, também foi sede dos paços do concelho (desde o século XIV) e da cadeia. Com o tempo, especialmente a partir do século XVI, o Rossio passou a concentrar as feiras e mercados da cidade.

5 Praça central da cidade histórica
Praça central da cidade histórica. Centro urbano da cidade, onde se efectuaram, através dos séculos, as mais importantes solenidades profanas e religiosas. O rei D. Duarte instituiu no local o Paço dos Estaus (que mantém assinaláveis vestígios góticos) e se conservam, do século XVI, a Fonte Henriquina e a Igreja de Santo Antão, construções onde intervieram os arquitectos régios Miguel de Arruda, Manuel Pires e Afonso Álvares.

6 A Praça do Giraldo exibe arcadas em estilo árabe e uma fonte que data de 1571, e constitui local de encontro sobretudo em dias de mercado. Dali, parte-se em descoberta das mais de 20 igrejas e mosteiros da cidade, de artérias antigas com nomes curiosos ou da turística Rua 5 de Outubro, com lojas a vender artesanato que vai dos tachos de cobre a produtos esculpidos em cortiça. No século XIX, Évora passou por muitas transformações urbanísticas, algumas de discutível qualidade. Na Praça do Giraldo, a cadeia e os antigos paços do concelho manuelinos foram demolidos e em seu lugar foi levantado o edifício do Banco de Portugal, enquanto que a sede do concelho foi transferida ao Palácio dos Condes de Sortelha, na Praça do Sertório.

7 História da Praça do Giraldo
A tomada de Évora aos mouros deu-se em 1165 pela acção do cavaleiro Geraldo Sem Pavor, responsável pela reconquista cristã de várias localidades alentejanas. Inaugurou-se assim uma nova etapa de crescimento da urbe, que chegou ao século XVI como a segunda cidade em importância do reino. D. Afonso Henriques concedeu-lhe seu primeiro foral (carta de direitos feudais) em 1166, e estabeleceu na cidade a Ordem dos Cavaleiros de Calatrava (mais tarde Ordem de Avis).

8 Geraldo Sem Pavor Geraldo, personagem lendário na História de Portugal à época das lutas da Reconquista, ficou conhecido, já desde o século XII, pelo nome de Geraldo Sem Pavor. Personagem representativa do período de formação das fronteiras de Portugal, acredita-se que fosse um nobre de trato difícil, pelo que muito cedo abandonou o norte de Portugal para tentar a sorte no sul do país, nas lutas contra os Mouros. Nessa qualidade, liderou como um caudilho um bando de salteadores e aventureiros.

9 Aquando da conquista da região do Alentejo por D
Aquando da conquista da região do Alentejo por D. Afonso Henriques e também da Extremadura espanhola, Geraldo Sem Pavor ofereceu-se como voluntário para tomar a cidade de Évora, bem como outras localidades vizinhas. Utilizando como base de operações o castro hoje conhecido como Castelo do Geraldo próximo de Valverde (Nossa Senhora da Tourega) e do qual existem algumas ruínas, introduziu-se nos muros da cidade, executando o governador mouro e entregando a praça ao soberano.

10 Figura central na iconografia da cidade de Évora, encontra-se representado em posição central no brasão de armas da municipalidade, montado a cavalo e empunhando a espada em riste.

11 A Praça do Giraldo, era a confluência de percursos urbanos polarizados pelos mosteiros mendicantes de S. Francisco e S . Domingos, no tempo de D. Dinis. Temos a Igreja Real de S. Francisco, com o triunfo da dinastia de Avis, em Com a chegada das riquezas do Oriente, Évora assume-se cada vez mais como centro político e vila cortesã. Surge O Largo da Porta da Moura, em pleno Renascimento. Évora cobre-se de monumentos grandiosos.

12 A Igreja de Santo Antão é um monumento religioso da cidade de Évora, exemplar da arquitectura maneirista. Situada na Praça de Giraldo, foi mandada construir pelo Cardeal D.Henrique, Arcebispo de Évora, no lugar onde se erguia a medieval Ermida de Santo Antoninho. A sua construção iniciou-se no ano de 1557, sendo que o Arco do Triunfo romano, situado na Praça do Giraldo, foi demolido, uma vez que ofuscava a fachada da Igreja.

13 Praça do Giraldo: localizada no centro da cidade, nesta praça o rei Duarte construiu o Palácio dos Estaus que ainda hoje mantém o seu aspecto gótico. A fonte renascentista (fonte Henriquina) data de Seus oito jactos simbolizam as oito ruas que desembocam na Praça. No extremo norte está a igreja de Sto António (Igreja de Santo Antão), construído por Manuel Pires , também do século XVI.

14 Évora: A cidade, cingida por muralhas românicas, medievais e do século XVII, já era importante na época dos romanos, como pode ser visto pelas ruínas do emblemático Templo de Diana, erguido no século II ou III. A animada Praça do Giraldo exibe arcadas em estilo árabe e uma fonte que data de 1571, e constitui local de encontro sobretudo em dias de mercado. Dali, parte-se em descoberta das mais de 20 igrejas e mosteiros da cidade, de artérias antigas com nomes curiosos

15 A Fonte da Praça do Giraldo

16 Recentemente a Câmara Municipal submeteu a Fonte da Praça de Giraldo a uma obra de conservação e restauro, devolvendo-lhe a sua magnitude e beleza. Esta fonte é um dos monumentos mais interessantes do património hidráulico eborense, de arquitectura civil renascentista, construída provavelmente entre 1571 e 1573, é considerada uma sumptuosa peça do seu género na região.

17 Vários investigadores mencionam que a localização da fonte corresponde ao espaço anteriormente ocupado por um arco triunfal ou um pórtico romano. E que junto a este legado se construiu durante o século XV ou XVI o suposto Chafariz dos Quatro Leões, com esculturas que datavam provavelmente do período romano e que recebiam água do Aqueduto da Água da Prata. Terá sido por ordem do Cardeal-Infante D. Henrique que se demoliu todo este património, supostamente por estas construções taparem a frontaria da Basílica de S. Antão.

18 Construída em estilo barroco, a fonte teve como tracista o arquitecto Afonso Álvares, mestre das obras da Comarca e do Cano Real, sob orientação de Joane Mendes Cicioso, tendo custado, pelo menos, a quantia de 5000 cruzados. Constituída por um único tanque, de secção redonda, a fonte assenta numa base de braceletes. Tem oito mascarões com bicas em bronze, antropomórficas, concebidas no gosto clássico, que envolvem a taça e correspondem às oito ruas que vêm desembocar na Praça de Giraldo.

19 Conclusão Com este trabalho ficámos a conhecer um pouco mais da história da nossa cidade, em particular da Praça do Giraldo. Esperamos que tenham gostado tanto quanto nós. Obrigado pela atenção!

20 Bibliografia


Carregar ppt "Escola Secundária Gabriel Pereira - Évora"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google