A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Fundação da Igreja Cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Fundação da Igreja Cristã"— Transcrição da apresentação:

1 A Fundação da Igreja Cristã
Igreja ou Templo: O lugar de adoração e louvor dos cristãos. Também se refere a um grupo de cristãos e denominações religiosas. Cristão: seguidores dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, . A mensagem cristã se baseia no anúncio da ressurreição de Cristo, na garantia de que a salvação é oferecida a todos os homens de todos os tempos e na mensagem da fraternidade, à semelhança do amor que o próprio Deus dedica a todos os homens. Voltamos ao final da tarefa de Jesus, nos dia da Ressurrição.... O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo,. À semelhança do judaísmo e do islamismo, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica. A Igreja primitiva de Jerusalém enfrentou a complexidade do mundo judeu, no qual se desenvolveu em meio a uma série de outros grupos, alguns até hoje pouco identificados, pois representam correntes opostas ao judaísmo oficial. Graças ao trabalho dos apóstolos e de seus sucessores a fé cristã entrou na Samaria, na Transjordânia, na Galiléia e foi também levada e foi também levada para fora do contexto da Palestina, entrando na Ásia Menor, Oriente Médio, Norte da África e Europa.

2 A Fundação da Igreja Cristã
Apóstolo Pedro Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (Mateus 16, 18) Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.(João 21:17) Jesus revolucionou sua vida....O apóstolo Pedro também se tornou um Mestre da vida. (Augusto Cury, no livro O Mestre Inesquecível – pág 184) Pedro conseguia ser verdadeiro consigo e com o mundo. Ele aprendia com seus erros e arrependeu-se profundamente por ter negado Jesus. À partir desse arrependimento ele se fortaleceu, sua fé fica inabalável, pois Jesus o amava mesmo sabendo de suas falhas, e isso era tudo. Pedro, depois do Pentecostes, fala para milhares de pessoas sobre o Mestre e de seu amor por Ele. e diz as escrituras que converteu 3 mil pessoas nesse dia. Através de Pedro iniciam-se a a Igreja Cristã. Segundo a Tradição Cristã Pedro chegou a Roma por volta de 49, e preso nos primeiros meses de 67, como cúmplice do incêndio da cidade de Roma. Foi condenado à morte de cruz, conforme sentença da primeira sessão do Tribunal Romano, sob a ordem do Imperador Nero. A execução foi consumada pelos litores e soldados da guarda pretoriana, na colina do Vaticano, no momento da execução, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se sentia digno de morrer na cruz, como CRISTO morreu. Os carrascos atenderam a sua última vontade.

3 A Fundação da Igreja Cristã
A Casa do Caminho foi a primeira comunidade Cristã na história da humanidade. Fundada por Pedro auxiliado por Natanael (Bartolomeu), Thiago (filho de Zebedeu), Filipe e João. E mais tarde João Marcos, um auxiliar direto de Pedro. Os demais apóstolos ficavam pouco tempo pois saíam para difundir o evangelho de Jesus entre os povos gentios. Tudo era compartilhado. As pessoas que entravam para a comunidade doavam tudo que tinham repartindo com todos. Era o exercício e a vivência dos ensinamentos do Mestre através dos convertidos pelos apóstolos.

4 A Fundação da Igreja Cristã
Desde o início, os Apóstolos tinham auxiliares: anciãos (presbíteros, em grego): dirigir as novas comunidades. servidores (diáconos, em grego): encarregados da vida material das comunidades e das obras assistenciais Aos poucos se estrutura uma hierarquia: os responsáveis pelas comunidades são os bispos (do grego, episcopos, supervisor) auxiliados pelos presbíteros e diáconos. Quando se tornaram importantes, essas funções passaram a depender da escolha da comunidade. De modo geral, os ministérios carismáticos transformaram-se em ministérios institucionais. Seus titulares eram qualificados para transmitir a seus sucessores o carisma recebido. Repousado no rito da imposição das mãos ou ordenação - que conferia a autoridade para o exercício do ministério - definiu-se então o sistema hierarquizado do Cristianismo. O cristianismo estendeu-se logo a Damasco e a Antioquia. Depois de convertido, Paulo (ou Saulo) de Tarso levou os ensinamentos de Jesus tanto aos não-judeus quanto aos judeus. Durante muitos anos, o cristianismo foi considerado parte do judaísmo. As autoridades romanas, temendo revoluções, começaram a perseguir os cristãos. No ano 64 d.C., o imperador Nero deu início à primeira grande perseguição em Roma. Contudo, a religião cristã continuou a expandir-se.

5 A Fundação da Igreja Cristã
Com poder e comissão dos sumos sacerdotes fui a Damasco. Era meio-dia. Eu estava em caminho, quando uma luz do céu, mais fulgurante do que o sol, brilhou em torno de mim e dos meus companheiro. Caímos todos por terra e ouvi uma voz que me dizia em língua hebraica: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é racalcitrar contra o aguilhão”. Então eu disse: Quem és, Senhor? O Senhor respondeu: “Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito o que deves fazer”. (Atos 9) Apóstolo Paulo Paulo era um fanático do Judaísmo, não media esforços para combater a todos que iam contra o que ele acreditava, era agressivo, totalitário,preconceituoso no entanto ele também foi sempre verdadeiro no que cria. Com Jesus ele aprendeu a não ter medo do que já havia feito de ruim, aprendeu o respeito, sem deixar de ser fervoroso, tolerância, solidariedade. Paulo não viveu com Jesus, como os apóstolos iniciais, mas também foi amparado por Jesus. Entre as comunidades cristãs do primeiro século destacamos Jerusalém, Antioquia, Damasco e Roma, aonde, mesmo antes da chegada de Pedro e Paulo já havia uma comunidade de cristãos. Porém o cristianismo somente tomaria uma feição diferente e entraria de vez no mundo helênico com a missão de Paulo, o grande apóstolo dos gentios. Em cada viagem missionária realizada Paulo desenvolve mais ou menos o mesmo programa, com variações próprias de lugar para lugar: A) Escolhe as cidades mais importantes, onde pode se colocar em contato com pessoas de várias regiões. Sua missão era essencialmente urbana. B) Em cada cidade visitada pregava primeiro aos judeus da Diáspora, pois estes já conheciam as Escrituras e aguardavam o Messias. Mas como em geral estes recusavam a sua pregação, dedicava-se então aos gentios. C) Em as pregação apresenta-se como o ultimo dos apóstolos e chama à conversão, fundando comunidades independentes das Sinagogas dos judeus. D) Enquanto permanece na cidade ou na região organiza a comunidade em serviços e ministérios. Quando a comunidade já pode caminhar por si só, parte outras regiões. E) Através de cartas e de visitas anima as comunidades por ele fundadas. Das muitas cartas que escreveu, algumas foram preservadas e estão hoje no Novo Testamento. Paulo foi degolado junto com Pedro, Talvez tenha visitado a Espanha e outros lugares (de acordo com epístola de Clemente, Cânon Muratoriano e Atos de Pedro.). Finalmente, a tradição nos informa que o apóstolo Paulo foi preso e decapitado pelo imperador Nero em 67 d.C.

6 A Fundação da Igreja Cristã
a W Símbolos dos Cristãos Primitivos: o Ichthys (peixe em grego), sendo também um acrónimo de Iesus Christus Theou Yicus Soter, "Jesus Cristo filho de Deus Salvador"). Alfa e o Ómega (primeira e última letras do alfabeto grego, em referência ao fato de Cristo ser o princípio e o fim de todas as coisas), âncora (representando a salvação da alma chegada ao bom porto) "Bom Pastor", a representação de Cristo como um pastor com as suas ovelhas.

7 A Fundação da Igreja Cristã
Cronologia dos concílios ecuménicos Local e designaçãoDuraçãoTemas principaisNiceia I20-5 a 25-7 de 325A heresia de Ário. Redacção do símbolo ou credo que se recita na missa.Constantinopla IMaio a Julho de 381A divindade do Espírito Santo.Éfeso22-6 a 17-7 de 431A heresia de Nestório. A maternidade divina de Maria.Calcedónia8-10 a 1-11 de 451Condenação do monofisismo. A existência em Jesus Cristo de duas naturezas completas e perfeitas na unidade da pessoa, que é divina.Constantinopla II5-5 a 2-6 de 533Condenação de documentos nestorianos designados Os Três Capítulos.Constantinopla III7-11 de 680 a 16-9 de 681Condenação do monotelismo.Niceia II24-9 a de 787Legitimidade da veneração de imagens.Constantinopla IV5-10 de 869 a 28-2 de 870Condenação e deposição de Fócio, patriarca de ConstantinoplaLatrão I18-3 a 6-4 de 1123A Questão das Investiduras. Independência da Igreja perante o poder temporal.Latrão IIAbril de 1139Fim do cisma do Antipapa Anacleto IILatrão IIIMarço de 1179Normas para a eleição do Papa

8 A Fundação da Igreja Cristã
No cristianismo existem numerosas tradições e denominações, que reflectem diferenças doutrinais por vezes relacionadas com a cultura e os diferentes contextos locais em que estas se desenvolveram. Segundo a edição de 2001 da World Christian Encyclopedia existem denominações cristãs. Desde a Reforma o cristianismo é dividido em três grandes ramos: Catolicismo romano: composto pela Igreja Católica Romana (que inclui as Igrejas Orientais de rito católico) e que hoje agrega o maior número de fiéis; Ortodoxia: constituída por duas grandes igrejas ortodoxas - a grega e a russa - que apresentam algumas diferenças entre si, nomeadamente a língua usada na liturgia. Há ainda um terceiro ramo, a igreja de rito Copta, que surgiu no Norte de África; Protestantismo: rompeu com o catolicismo no movimento conhecido por Reforma, no século XVI, e engloba grande número de movimentos e igrejas distintos. Existe ainda um quarto ramo, que compreende vários segmentos periféricos ou marginais do cristianismo, tidos como correntes místicas, como por exemplo a escola Rosacruciana, ou como formas nativas do cristianismo, como o Cristianismo Celta, e o Para-Protestantismo, onde se enquadram o Mormonismo. Quanto as Testemunhas de Jeová, embora elas dizem ser cristãs, não sao consideradas parte do protestantismo. Seus adeptos crêem que praticam o cristianismo primitivo, e afirmam que não são fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado. O Espiritismo, que não se enquadra propriamente em nenhuma destas subdivisões, integra, em sua dimensão religiosa, mormente no que diz respeito ao aspecto particular que assumiu no Brasil, esse ramo do cristianismo marginal. Vale ressaltar ainda que a Igreja Anglicana, embora sendo protestante, se considera uma igreja católica, e assim se designa a si própria durante a liturgia. Distingue-se, no entanto, daquela que é reconhecida como a Igreja Católica (Católica Romana). Distribuição do Cristianismo- cerca de 2,1 bilhões de adeptos (dados de 2001) Católicos romanos Protestantes Ortodoxos


Carregar ppt "A Fundação da Igreja Cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google