A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Windows.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Windows."— Transcrição da apresentação:

1 Redes Windows

2 Configuração Complexa
A configuração de rede no Windows é um assunto bastante conhecido, pois a configuração é bastante similar entre as diferentes versões do Windows e a configuração gráfica torna tudo mais simples. Entretanto, é justamente a aparente simplicidade que faz com que muitos recursos passem despercebidos

3

4

5 Redes de Computadores Em uma rede de computadores temos, basicamente, dois tipos de equipamentos conectados (além dos equipamentos responsáveis pela conectividade da rede, tais como hubs, switchs, roteadores, etc): Estações de trabalho Servidores

6

7 Papéis dos Servidores Os servidores podem desempenhar diversos outros papéis, tais como: Servidor de Internet/Intranet; Controlador de domínio; Servidor de banco de dados; Servidor de correio eletrônico e de ferramentas de colaboração; ... Servidor de aplicação, Firewall, roteamento, etc.

8 No princípio, um modelo Centralizado baseado no Mainframe

9 Vantagens dos Mainframes
Gerenciamento e Administração centralizada Ambiente mais seguro Facilidade para atualização dos sistemas

10 Desvantagens do Mainframe
O custo é elevado As linhas de comunicação no Brasil apresentavam problemas seríssimos de desempenho Os sistemas e dados da empresa eram administrados por terceiros

11 Morte ao Mainframe. É hora do Cliente-Servidor

12 Cliente-Servidor No modelo Cliente/Servidor temos um ou mais equipamentos de maior capacidade de processamento. Estes equipamentos normalmente ficam reunidos em uma sala conhecida como “Sala dos Servidores”. São equipamentos com maior poder de processamento (normalmente com dois ou mais processadores), com grande quantidade de memória RAM e grande capacidade de armazenamento em disco. Os servidores normalmente rodam um Sistema Operacional específico para servidor, como por exemplo um dos sistemas operacionais listados a seguir: Novell Linux Windows NT Server (3.51, 4.0) Windows 2000 Server Windows Server 2003

13 Servidor Nos servidores ficam os recursos a serem acessados pelas estações de trabalho da rede, como por exemplo pastas compartilhadas, impressoras compartilhadas, páginas da Intranet da empresa, aplicações empresariais, bancos de dados, etc. Como o próprio nome sugere, o servidor “Serve” recursos e serviços que serão utilizados pelas estações de trabalho da rede, as quais são chamadas de estações cliente ou simplesmente clientes.

14 Clientes Nas estações de trabalho dos usuários (conhecidas como clientes), são instalados programas, que fazem acesso a recursos disponibilizados pelos servidores. O exemplo mais típico de aplicação Cliente/Servidor, é uma aplicação desenvolvida em Visual Basic ou Delphi, a qual acessa dados de um servidor SQL Server 2000, instalado em um servidor da rede.

15 Solução: O modelo Cliente/Servidor pareceu, no início, ser uma solução definitiva em substituição ao modelo baseado no Mainframe. Porém os problemas, que não foram poucos, começaram a aparecer, dentre eles o elevado custo de administração e manutenção de uma rede baseada neste modelo.

16 Modelo Cliente-Servidor em 2 Camadas

17 Modelo em 2 Camadas Neste modelo,cada programa é instalado na estação de trabalho Cliente. Programa esse que faz acesso ao banco de dados que fica residente no Servidor de Banco de dados A aplicação Cliente é responsável pelas seguintes funções: Apresentação Lógica do Negócio; A outra camada, no modelo de 2 camadas, é o Banco de dados, o qual fica armazenado no Servidor de banco de dados.

18 Modelo em 3 Camadas

19 Modelo em 4 camadas

20 ??? Pergunta: Quatro camadas = mainframe?

21 Grupos de Trabalho O conceito de "Grupo de trabalho" existe desde o Windows 3.11, permitindo que um grupo de máquinas compartilhem arquivos e impressoras, sem necessidade de um servidor central. Configurando todos os micros da sua rede com o mesmo grupo de trabalho, todos aparecem no ambiente de redes e você não tem dificuldades em acessar os compartilhamentos.


Carregar ppt "Redes Windows."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google