A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vendo os propósitos de Deus em meio aos problemas pessoais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vendo os propósitos de Deus em meio aos problemas pessoais"— Transcrição da apresentação:

1 Vendo os propósitos de Deus em meio aos problemas pessoais
Texto: Carlito Paes Adaptação: Nilson Reis

2 PODEMOS DIZER QUE ENFRENTAMOS GRAVES PROBLEMAS QUANDO:
NOSSAS CRISES PARECEM INSOLÚVEIS SOMOS BOMBARDEADOS POR DIFICULDADES INIMAGINÁVEIS NOSSAS FORÇAS QUASE SE ESGOTAM NÃO CONSEGUIMOS ENXERGAR UMA LUZ NO FINAL DO TUNEL ÀS VEZES O MUNDO PARECE DESMORONAR SOBRE NOSSAS CABEÇAS

3 QUAL É O TAMANHO DO SEU PROBLEMA?
Considerações Preliminares 1. Não olhe para o tamanho do seu problema, olhe para o tamanho do seu Deus; 2. Grandes problemas são sinônimo de grandes milagres...

4 VEJA NA VIDA DO CEGO DE JERICÓ COM JESUS OUVIU O SEU CLAMOR: MARCOS 10

5 CEGO DE JERICÓ 46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair jesus de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.  47 Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

6  48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.  49 Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.  50 Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.

7 51 Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça
 51 Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja.  52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.

8 VEJA TAMBÉM A VISÃO POSITIVA DE PEDRO SOBRE AS NOSSAS PROVAÇÕES:

9 I Pedro “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria”.

10 HÁ PERGUNTAS MUITO DIFÍCEIS DE SEREM RESPONDIDAS:
- Porque você tem visto tanta gente sofrer? - Porque Pessoas que você ama sofrem? - Porque você está sofrendo?

11 Deus vê a sua dor, Deus sente a sua dor, Deus sente a sua perda!
Uma coisa eu sei... NENHUMA DOR CHEGA ATÉ MIM SEM QUE ELA TENHA PASSADO ANTES PELO MEU SENHOR! Deus vê a sua dor, Deus sente a sua dor, Deus sente a sua perda! Lamentações 3.33 “Porque não é do Seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens”,

12 Deus não é descuidado, Deus não é indiferente, Deus não é sarcástico.
Sua dor toca o coração de Deus, Ele não se agrada em ver seu sofrimento.

13 Na vida de um cristão que ama a Deus, SOFRIMENTO é uma palavra disfarçada para BÊNÇÃO.
“O choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” SALMO 30.5

14 RAZÕES PARA DEUS PERMITIR QUE VOCÊ TENHA CRISES PESSOAIS

15 DEUS USA OS PROBLEMAS PARA DIRECIONAR SUA VIDA
1. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA DIRECIONAR SUA VIDA SALMO “Considerei os meus caminhos, e voltei os meus passos para os teus estatutos”

16 2 Coríntios 7.9 “Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou a uma mudança de atitude - ARREPENDIMENTO”

17 O foco não esta no TAMANHO DA MINHA DOR e sim COMO SEREI após o meu sofrimento.

18 DEUS USA OS PROBLEMAS PARA INSPECIONAR SUA VIDA
2. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA INSPECIONAR SUA VIDA Jeremias 17.10 "Eu sou o SENHOR que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.”

19 "Que é o homem, para que lhe dês importância e atenção, para que o examines a cada manhã e o proves a cada instante?”

20 LANÇAI = aoristo - ordem “ELE TEM CUIDADO” – presente/afirmativo
Pedro declara: “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1 Pedro 5.7 LANÇAI = aoristo - ordem “ELE TEM CUIDADO” – presente/afirmativo

21 A HISTÓRIA QUE LEREMOS A SEGUIR, CONTADA POR ALGUÉM EM ALGUM LUGAR, MOSTRA A PRESENÇA VIVA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS

22 Tudo isto diante da menininha.
Havia um casal que tinha uma filha. Os pais jamais lhe falaram de Deus. Uma noite, quando a menina tinha cinco anos, seus pais brigaram e o pai Muito bêbado atirou em sua mãe. Em seguida o pai se suicidou. Tudo isto diante da menininha.

23 Ela foi enviada a um lar adotivo. Sua nova mãe levou-a a igreja.
Nesse dia a mãe explicou que ela iria assistir uma historinha sobre JESUS que a menina jamais havia ouvido falar e que por favor ela tivesse paciência. O Pastor antes de começar a historia pegou uma foto de JESUS e perguntou a todos: "Alguém sabe quem é esta pessoa?"

24 A menininha prontamente respondeu:
"Eu sei, eu sei, esse é o homem que estava segurando na minha mão na noite em que meus pais morreram..."

25 DEUS USA OS PROBLEMAS PARA CORRIGIR SUA VIDA
3. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA CORRIGIR SUA VIDA Salmo “Foi bom para mim ter passado por grandes aflições, para que aprendesse os teus decretos”

26 “Os que navegam por rios pequenos e riachos rasos conhecem pouco do Deus das tempestades. Mas os que fazem empreendimentos na imensidão das águas, estes vêem as maravilhas das profundezas”. Charles Spurgeon A lição é que as grandes obras se realizam em águas profundas. Para mergulhar na busca de pérolas, é preciso sair das águas rasas.

27 Jó 36.15 “Mas ao aflito, Deus o livra no seu sofrimento; durante a sua aflição, Deus se revela aos seus ouvidos” Nesta noite Deus está falando com você! Ele o trouxe aqui para você ouvi-lo através deste estudo bíblico!

28 DEUS USA OS PROBLEMAS PARA PROTEGER SUA VIDA
4. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA PROTEGER SUA VIDA José do Egito - "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou diante de vossa face" (Gênesis 45:5).

29 JOSÉ do Egito: Uma vida de sofrimento e Fé
Vendido como escravo aos egípcios Servo de Potifar Vitima da mulher de Potifar No cárcere torna-se o imediato do carcereiro. Interpreta os sonhos do padeiro-chefe e do copeiro-chefe. O padeiro morreu enforcado e o copeiro foi restituído ao seu cargo. O faraó teve um sonho (7 vacas gordas que eram devoradas por 7 vacas magras – 7 espigas cheias que eram devoradas por 7 espigas vazias) O copeiro se lembrou de José e o Faraó o chamou. José interpretou o sonho e se tornou o governador do Egito, abaixo apenas do Faraó.

30 Vocês lembram das palavras de José aos seus irmãos:
Gênesis 50.20 “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos”. Tudo que o mal planejar contra você, ao lado de Deus isto será revertido para o bem.

31 DEUS USA OS PROBLEMAS PARA APERFEIÇOAR SUA VIDA
5. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA APERFEIÇOAR SUA VIDA Acredite Deus quer fazer de você uma pessoa melhor! Abra sua Bíblia 1 Pedro 5.10

32 Leia também Habacuque 3.17-19
Romanos 5.3-4 “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança”. Leia também Habacuque

33 DEUS USA OS PROBLEMAS PARA MUDAR SUA VIDA
6. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA MUDAR SUA VIDA 1Pedro 3.18 “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus”.

34 É inacreditável, mas é verdade:
Quanto mais tranqüilas estão as coisas, mais eloqüentes são nossas orações a Deus. Quanto maior a tempestade menor e mais simples é a nossa oração Oração do cego Bartimeu na saída de Jericó: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim” – Marcos 10.47

35 “Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?”
CONCLUINDO Reconheça que Deus sempre esta presente em todos os momentos da vida Jó 31.4 declara: “Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?”

36 2. Saiba que não há “destino”, “acasos” ou “azares” na nossa vida.
"Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo. Tu me viste antes de eu ter nascido." Salmo Leia também Mateus 10.26, 29-30

37 3. Creia que Deus, através de Jesus, te dará a libertação completa;
Lucas 4:18: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”

38 4. Compreenda que quanto mais profunda for a dor, maior será o milagre.
1 Coríntios 2:9: “ mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

39 ILUSTRAÇÃO: O homem que estava sendo perseguido e pediu o auxílio de anjos. Deus enviou uma aranha para tecer uma teia. Leia Isaias e 58.9

40 Nossos problemas pessoais nos fazem refletir e concluir que:
► Somos limitados ► Somos apenas “barro” – sem qualquer poder especial ► Precisamos de Deus – sem ele Jamais derrotaremos nossos inimigos.

41 SALMO 121 Olho para os montes e pergunto: "De onde virá o meu socorro?“ O meu socorro vem do Deus Eterno, que fez o céu e a terra. Monte Sinai

42 SALMO 146.5 “Feliz aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança esta no Senhor seu Deus”

43 QUAL É O TAMANHO DO SEU PROBLEMA?
Considerações Finais 1. Não olhe para o tamanho do seu problema, olhe para o tamanho do seu Deus; 2. Grandes problemas são sinônimo de grandes milagres... Qual é o milagre que você deseja que Deus faça?

44 Pela fé, você também pode ter um encontro com Jesus.


Carregar ppt "Vendo os propósitos de Deus em meio aos problemas pessoais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google