A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I"— Transcrição da apresentação:

1 RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I
SHOW DE BOLA......

2 Questão 168 Como o caminhão está em repouso, a força resultante que atua sobre ele é nula. N3 N1 N2 P

3 Questão 172 FX F FY 37° A força FY é a única que pode contribuir para alterar a leitura da balança. Vamos calcular o valor de FY.

4 Para um peso aparente de 18N e uma aceleração da gravidade de 10m/s2, a massa aparente registrada na balança será: A leitura da balança será influenciada pela ação da força peso P da mercadoria e da força FY, pois ambas atuam na vertical para baixo. É claro que essa duas forças darão origem a um peso aparente. LETRA D

5 Questão 177

6 Questão 178 Vertical para cima
b) O peso do idoso pode ser calculado pela relação: Parte da força que o idoso exerce sobre a balança é aliviada pelo apoio exercido pela bengala. O módulo da força que a bengala exerce sobre o idoso pode ser calculado da seguinte forma: a) A leitura da balança, 650N, é o valor da força norma que ela exerce sobre o idoso. A direção é vertical e o sentido é para cima. Vertical para cima

7 Questão 179 A leitura do dinamômetro não é o peso do objeto e sim a intensidade da tração que sustenta o objeto. Como a tração é vertical para cima, temos que: T Como existe uma força resultante vertical para cima, podemos concluir que o elevador está subindo acelerado.

8 Questão 180 Vimos no exercício anterior que o módulo da força resultante que atua sobre o objeto vale 0,4N. Portanto, podemos encontrar a aceleração do objeto (que é a mesma do elevador) aplicando a 2ª Lei de Newton. Sabemos que o peso do objeto é 1,6N. Como a aceleração da gravidade é 10m/s2, temos que:

9 Questão 182 Como o elevador desce acelerado as forças que atuam sobre você não se anulam. O peso será maior que a força normal. Então: N P A força normal é a leitura da balança. Portanto, a balança marcará 420N. As duas forças que atuam sobre você são o seu peso e a força de reação normal da balança.

10 Questão 183 Como o elevador sobe acelerado, as forças que atuam sobre a pessoa não se anulam. A força normal será maior que o peso. N P O peso aparente da pessoa seria o valor marcado por um dinamômetro de pressão sob seu pés. Esse valor é igual ao da força normal de sustentação do corpo. As duas forças que atuam sobre a pessoa são o seu peso e a força de reação normal do piso do elevador.


Carregar ppt "RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google