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COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
João Alberto da Silva Regina Trilho Otero Xavier
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Fontes desse MASHUP (Um mashup é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo) Livros: Homo zappiens: educando na era digital (Wim Veen e Bem Vrakking – Editora Artmed) Second Life e WEB2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Carlos Valente e João Mattar – Editora Novatec)
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A evolução do homem sempre ocorreu associada a:
ferramentas capazes de ampliar sua capacidade e difusão destas ferramentas para o maior número de pessoas possível.
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* auxiliam nas novas descobertas e inventos,
Atualmente, computadores e telecomunicações servem de bases para grandes transformações: * auxiliam nas novas descobertas e inventos, * modificam substancialmente até as formas de tratar o conhecimento.
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Computadores conectados mundialmente (Internet) causam uma revolução no ritmo da evolução do homem.
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? Que razões podem ter levado a essa revolução no ritmo da evolução do homem? Por quê computadores conectados à Internet têm esse poder?
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Comportamento De acordo com Piaget, nossas tendências naturais nos levam a agir buscando: alargar o meio cada vez mais (Tendência a ultrapassar-se incessantemente = a evoluir sem cessar) aumentar seus poderes de ação sobre esse meio. (para pensar: uso de computador e Internet)
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Progressos do comportamento ou a evolução do homem (Piaget)
Estão relacionados: ao aumento de mobilidade do indivíduo no meio (para pensar: conseqüências do uso de computador e Internet)
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Como ocorre a comunicação na contemporaneidade?
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Mudança no sistema de comunicação
MÍDIA DE MASSA MÍDIA DIGITAL
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WEB2.0 MÍDIA TRADICIONAL MÍDIA SOCIAL Televisão Orkut Jornal Podcasts
Rádio Cinema Outdoor MÍDIA SOCIAL Orkut Podcasts Vídeocasts Blogs Fóruns Wikis Plataformas corporativas 2.0 WEB2.0
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Web 2.0: Novas aplicações web:
fáceis, gratuitas e colaborativas Respondem ao princípio de não requerer uma “alfabetização tecnológica” avançada. Ferramentas estimulam a experimentação e a geração de conhecimentos individuais e coletivos, sempre de forma colaborativa.
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um-muitos emissor receptor canal
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muitos-muitos
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Rafinha
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Geração C Conteúdo Colaborativa Conectada
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Uma geração que adotou o computador e a tecnologia assim como as antigas gerações fizeram com a eletricidade, o telefone,... – a informação e a tecnologia da informação são parte integrante de suas vidas.
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Uma geração que está acostumada a resolver seus problemas com:
Atividade Imersão Controle Eles não lêem manuais, não fazem cursos para aprender uma tecnologia: Descobrem em geral na Internet (com os amigos ou em comunidades de especialistas)
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2008 2014 2026 2030 a tecnologia de amanhã?
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The Millennium Project
350 especialistas refletiram sobre mudanças que devem acontecer em um futuro imediato 2030 22 anos de distância Na Educação se destacam idéias como: a valorização do princípio de inteligência coletiva, os conteúdos educativos de código aberto a aprendizagem virtual particularmente Realidade Virtual Imersiva
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aprender a DESAPRENDER
aprender a aprender aprender a DESAPRENDER
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Para
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Quem será (é) esse novo professor, esse novo orientador?
Quem será (é) esse novo aluno? Quem são os membros da Geração C, esses nativos digitais?
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Aluno – pode ser (certamente será) um Homo zappiens
Zappiens – de zapear (ficar trocando de canais) Geração que nasceu com o mouse e o controle remoto nas mãos (de 1990 para cá)
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Informação é processada de forma descontínua, não linear
Canal 1 Canal 2 Canal 3 Zapear permite às crianças processar 3 ou 4 vezes mais informação em uma hora do que um adulto.
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Homo Zappiens Nativos digitais Geração C
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Descobriram o mundo por meio de uma grande variedade de recursos tecnológicos:
muitos canais de televisão, jogos de computador, video games, iPods, sites, Wikis, blogs, telefones celulares ...
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de acordo com suas necessidades
Estes recursos permitiram: controle sobre o fluxo de informações, mesclar comunidades virtuais e reais, comunicarem-se e colaborarem em rede, de acordo com suas necessidades
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Imigrantes digitais: aprenderam de forma linear.
B C A E F D Nativos digitais Não-linear B C A E F D
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Nativos digitais (ou Homo zappiens)
Aprenderam a interpretar imagens antes de aprender a ler. Possuem habilidades icônicas: Telas coloridas Imagens múltiplas Som e movimento Ícones piscantes E até textos... Hiperlinks As estratégias para encontrar informação nesse mundo multimídia são diferentes das que os imigrantes digitais foram ensinados.
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Imigrantes digitais: Mais centrada em caracteres semânticos
Aprenderam a ler só em preto e branco e de forma linear e estática Aprenderam a fazer uma coisa de cada vez e em silêncio Tudo tinha que ser ensinado Comportamento passivo para a aprendizagem - valorizado.
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Homo zappiens É processador ativo de informação.
Resolve problemas de maneira muito hábil por meio de descobertas e usando estratégias de jogo. Sabe se comunicar muito bem. Gosta de desafios mentais. Porém, a escola não está conectada ao seu mundo. Ela desconhece (não valoriza) essas habilidades.
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Homo zappiens Demonstra
comportamento hiperativo atenção limitada a pequenos intervalos de tempo Quer estar no controle daquilo com que se envolve. Não tem paciência para ouvir um professor explicar o mundo de acordo com suas próprias convicções.
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Homo zappiens é digital.
A instituição educacional é analógica.
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Nas instituições educacionais ainda tentam (tentamos) transferir o conhecimento como se fazia há 100 anos ...
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Quando querem aprender algo, buscam na Internet:
As crianças e jovens estão acostumados com jogos que precisam ser jogados de maneira ativa, colaborativa e criativa com uso de estratégias para resolver problemas e descobertas. Quando querem aprender algo, buscam na Internet: com os amigos no MSN em comunidades virtuais no Google na Wikipedia...
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As crianças e jovens de hoje possuem estratégias e habilidades de aprendizagem que são vitais para a aprendizagem futura em uma economia intensamente baseada no conhecimento.
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As habilidades e estratégias que o homo zappiens está desenvolvendo –são fora da escola, fora da universidade.
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O mundo mudou muito. Os alunos mudaram muito. A tecnologia tem um papel importante no processo de aprendizagem. Um enorme fosso se abriu entre educadores e alunos. Os educadores, no seu processo de formação, desenvolveram habilidades diferentes dos nativos digitais. Ensinar se tornou algo mais desafiador.
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A sociedade do futuro precisará de pessoas que:
A sociedade do futuro (ou já é atual???) exige que seus cidadãos sejam capazes de lidar com a complexidade tanto na vida profissional quanto na particular A sociedade do futuro precisará de pessoas que: saibam lidar com problemas complexos e não muito claros a partir de ângulos diferentes apresentando soluções inesperadas.
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Adquirir conteúdo deixará (ou já deixou
Adquirir conteúdo deixará (ou já deixou?) de ser a meta principal da educação, que dará mais ênfase ao que é significativo e relevante. Nova geração deverá saber viver e trabalhar em ambientes onde o conhecimento é intenso e eles deverão ter flexibilidade e adaptabilidade para lidar com situações em constante mudança. Mas, já não é essa a nossa realidade?
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Vídeo da menininha do iphone
Para finalizar - e agradecendo a atenção de todos - veremos um vídeo com momentos de uma infância normal Vídeo da menininha do iphone
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