A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula."— Transcrição da apresentação:

1 O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula.

2 O conjunto de características, que identifica a célula ou o indivíduo, depende do controle interno exercido pelo seu material genético, constituído por moléculas de ácido nucléico, mais particularmente do ácido desoxirribonucléico ou DNA. É esta substância, presente apenas nos seres vivos e produzida em cada uma das células, que determina as semelhanças e as diferenças entre os seres vivos que habitam com exclusividade o nosso planeta Terra.

3 Nos organismos classificados como eucariontes, é o núcleo o depositário deste material genético. O núcleo das células é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, cuja composição e estrutura são semelhantes às da membrana plasmática. Geralmente esférico e central, nem sempre o núcleo é único. Distinguimos, assim, células mononucleadas, binucleadas e multinucleadas.

4 O envoltório nuclear, ou carioteca, é composto de duas membranas, apresentando poros, cujo diâmetro mede entre 50 nm e 80 nm. Através dos poros são realizadas trocas entre o núcleo e o citoplasma.

5 No interior do núcleo encontramos o nucleoplasma, a cromatina e o nucléolo.
O espaço nuclear é preenchido pelo nucleoplasma ou cariolinfa, um gel protéico claro composto por água, DNA e proteínas, entre as quais aparecem as histonas.

6 A cromatina pode ser encontrada dispersa ou condensada no núcleo
A cromatina pode ser encontrada dispersa ou condensada no núcleo. No primeiro caso, denomina-se eucromatina (Ec) e, no segundo, heterocromatina (Hc). Esta última é, geralmente, encontrada muito próxima do envoltório nuclear, ligando-se, também, a uma outra estrutura, o nucléolo.

7 O nucléolo é um corpúsculo denso, com 1 a 3 micrômetros de diâmetro, que aparece imerso no citoplasma, formado por acúmulo de grãos constituídos por um tipo especial de RNA, o RNA ribossômico, associado a proteínas. O nucléolo é a estrutura celular responsável pela formação de uma importante estrutura presente no citoplasma, o ribossomo.

8 Uma célula pode conter de um a vários nucléolos
Uma célula pode conter de um a vários nucléolos. Tal como a membrana nuclear, o nucléolo desaparece logo no início da divisão celular, reaparecendo no final, durante a telófase.

9 Os cromossomos representam os filamentos de cromatina condensados
Os cromossomos representam os filamentos de cromatina condensados. As células têm a propriedade de se dividir por um processo bastante preciso e complexo, produzindo outras idênticas à célula mãe. Isso nada mais é do que uma forma de reprodução. Em 1876, Balbiani observou estruturas semelhantes a bastões no núcleo das células em processo de divisão.

10 Sabe-se, hoje, que os tais bastões, batizados de cromossomos, correspondem à cromatina extremamente condensada. Se pudéssemos alinhar todo DNA contido em um espermatozóide humano, o comprimento chegaria bem próximo a 1 metro. Guardados os devidos limites, pode-se imaginar que essa compactação equivale a concentrar 100 metros de linha em um carretel de 3 cm.

11 Cada cromossomo apresenta uma região estrangulada, mais fina que as demais, que o divide em duas partes e que serve para a fixação dos cromossomos nas fibras do fuso, durante a mitose, chamada centrômero, ou constrição primária. O centrômero é uma região de heterocromatina, sendo, portanto, aparentemente desprovido de importância como material genético.

12 O centrômero divide o cromossomo em dois braços, que podem ter ou não o mesmo tamanho. A partir da posição de centrômero podemos distinguir quatro tipos de cromossomo: metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico

13 Metacêntrico – apresenta braços do mesmo tamanho, pois seu centrômero está localizado na região mediana. Submetacêntrico - possui braços de tamanhos diferentes, pois o centrômero localiza-se um pouco acima da região mediana.

14 Acrocêntrico – apresenta um dos braços bem menor que o outro, devido ao centrômero estar localizado bem próximo a um dos pólos. Telocêntrico – possui apenas um braço, pois seu centrômero, encontra-se localizado na extremidade do filamento

15 Certos cromossomos apresentam uma outra porção afilada de heterocromatina. Essa região é denominada constrição secundária e é responsável pela síntese de RNA. O RNA produzido é acumulado e dá origem aos nucléolos. Por esse motivo, essa estrutura recebe o nome de organizador nucleolar ou região organizadora do nucléolo. A porção arredondada do cromossomo, que fica separada pela constrição secundária, recebe o nome de satélite ou SAT.

16 Nos seres humanos, que possuem 23 pares de cromossomos, os organizadores nucleolares aparecem nos cromossomos 13, 14, 15, 21 e 22. Ainda nos seres humanos, o sexo é determinado pelo 23º par. Este par, chamado de par sexual ou heterocromossomo, é constituído de dois cromossomos diferentes, X e Y. O cromossomo X ocorre em dose dupla nos indivíduos de sexo feminino.

17 Um deles aparece inativado, sob a forma de um corpúsculo de Barr
Um deles aparece inativado, sob a forma de um corpúsculo de Barr. Já nos homens, nunca ocorre a cromatina sexual,pois existe apenas um cromossomo X; o outro cromossomo do par sexual responsável pela determinação do sexo é o Y, que ocorre apenas nos indivíduos do sexo masculino. Podemos dizer , então, do ponto de vista genético, o sexo masculino é XY e o feminino XX.

18 O número de cromossomos é constante para cada espécie: o homem possui 46 cromossomos; o cão 78. porém, muito cuidado com confusões. Apesar de constante para cada espécie, o número de cromossomos não é exclusivo: assim como o cão o também o galo possui 78 cromossomos; o feijão e o sapo contêm 22; a cebola 16; o cavalo 48. Esses números somente serão alterados em caso de síndromes. Aí, haverá um cromossomo a mais ou a menos.

19

20 A presença de um envoltório delimitando uma região chamada núcleo caracteriza uma classe de células denominadas eucariontas ( eu = verdadeiro; cario = núcleo e onte = ser). Portanto, os seres possuem células com núcleo são chamados de seres eucariontes.

21 Existem células que não possuem o envoltório celular, são as procariontas (pro = antes) e os seres que não possuem núcleo celular são chamados de procariontes. É o caso das bactérias e das algas azuis.

22 Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas orgânicas do organismo
Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas orgânicas do organismo. Os organismos apresentam dois tipos de ácidos nucléicos: o DNA, ácido desoxirribonucléico, e o RNA, ácido ribonucléico.

23 Tanto o DNA como o RNA são moléculas gigantes, formadas de unidades menores chamadas nucleotídeos que, por sua vez, são constituídos de uma molécula de ácido fosfórico ligada a uma pentose (desoxirribose ou ribose) ligada em uma base nitrogenada (adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T)e uracila (U)).

24 Ácido Desoxirribonucléico – DNA: a pentose do DNA é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas são a adenina, guanina, citosina e timina. É constituído de dois filamentos enrolados entre (duas cadeias de nucleotídeos), formando uma dupla hélice unidas por ligações chamadas ponte de hidrogênio, a base nitrogenada guanina sempre se liga a citosina e a adenina com a timina.

25 * Duplicação do DNA: o DNA é capaz de reproduzir cópias exatas de suas moléculas num processo chamado autoduplicação ou replicação. Esta característica do DNA é fundamental para os seres vivos, pois desencadeia o processo de divisão celular, garantindo o desenvolvimento dos organismos e a continuação da vida ao transferir as informações biológicas de pai para o filho. A autoduplicação permite que uma célula, ao se dividir, origine células que apresentam as mesmas instruções biológicas da célula-mãe.

26 Vejamos como ocorre a duplicação do DNA: As fitas do DNA encontram-se ligadas pelas pontes de hidrogênio, essas ligações são cortadas pela atuação de uma enzima chamada polimerase. Após a separação das cadeia de nucleotídeos, ocorre o encaixe de nucleotídeos livres, já existentes na célula, em uma das fitas de DNA que se separará e servirá de molde. Forma-se, assim, duas novas moléculas de DNA. Como cada molécula teve como molde uma fita conservada da molécula, o processo de duplicação do DNA é semiconservativo

27

28

29 Ácido Ribonucléico – RNA: constituído por longas cadeias de nucleotídeos, formado por uma fita simples; sua pentose é a ribose, e quanto as bases nitrogenadas, a base timina é substituída pela uracila. O RNA é produzido diretamente de uma fita da molécula de DNA, recebendo suas mensagens e comandos para a síntese de proteínas no citoplasma da célula.

30 Tipos de RNA:

31 RNA - Mensageiro: o RNAm é produzido diretamente do DNA durante a transcrição. Esse tipo de RNA cotem todas as instruções codificadas para a síntese de proteína, determinando a seqüência de aminoácidos para a proteína formada. Ao chegar ao citoplasma o RNAm une-se aos ribossomos, onde será interpretado, e começa a síntese protéica.

32 RNA - Transportador: ao chegar ao citoplasma, o RNAt, une-se aos aminoácidos a fim de transportá-los até o RNAm, para participar da síntese de proteínas.

33 RNA - Ribossômico: o RNAr é produzido nos cromossomos, armazenados nos nucléolos, para só depois migrar para o citoplasma, onde formará os ribossomos para a síntese protéica.

34 Cada segmento de DNA que coordena a síntese de cada uma das diferentes moléculas de RNA-m, responsáveis pela montagem de cada uma das milhares moléculas de proteínas diferentes sintetizadas pela célula, recebe o nome de gene.

35

36


Carregar ppt "O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google