A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os dons desapareceram ou ainda continuam

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os dons desapareceram ou ainda continuam"— Transcrição da apresentação:

1 Os dons desapareceram ou ainda continuam
Os dons desapareceram ou ainda continuam? Os dons de profecia, ensino e milagres.

2 Considerações Importantes
Todo assunto aqui debatido deve ser aprofundado com bastante estudo e temor. Na discussão desse tema deve haver respeito aos que pensam o contrário. Deve haver humildade para reconhecer erros e aprender com outros.

3 “Todos os dons mencionados no Novo Testamento são válidos para serem usados na Igreja hoje?
Os evangélicos carismáticos dizem que “SIM”. Os evangélicos históricos dizem que “NÃO” – (Cessacionista). Os intermediários ou indecisos.

4 I Co – Uma Análise O propósito de Paulo é demonstrar que o Amor está acima de qualquer dom – 13.8, 9- 12 A cessação do dom ocorrerá quando Cristo voltar – 13.10 A grandeza do amor perdurará pela eternidade e não os dons O exercício dos dons devem ser até a vinda de Cristo – I Co 1.7

5 Possíveis Objeçoes Essa passagem não especifica quando os dons vão desaparecer Resposta: Se “o que é perfeito”se refere ao tempo da volta de Cristo, então Paulo diz que os dons tais como a profecia e as línguas desparecerão nesse tempo, implicando dessa forma que eles continuarão através da era da igreja

6 “Quando vier o que é perfeito refere-se a um tempo anterior ao da volta do Senhor”. Resposta O contexto exige que Paulo faça contraste entre a era presente e a era vindoura e diga que o amor vai permanecer pela eternidade. Quando Paulo quer demonstrar o valor eterno de alguma coisa, faz isso argumentando que ela permanecerá além do dia da volta do Senhor ( I Co ; ).

7 A CONTINUAÇÃO DA PROFECIA E MILAGRES HOJE DESAFIA A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS?
RESPOSTA – NÃO, PELAS SEGUINTES RAZÕES A profecia não tem autoridade das Escrituras. Ela não ameaça nem compete com as Escrituras, antes está e deve estar sujeita às Escrituras e ao julgamento maduro da congregação. Abusos ou mal uso não anula o a veracidade do dom, como ensinos errados não anula o verdadeiro ensino. Milagres nem sempre estavam ligados ao registro das Escrituras – At 21, I Tss ; Tg

8 A história da Igreja registra milagres mesmo depois da era apostólica.
Enfatizar a contemporaneidade dos dons hoje não significa ser uma igreja desequilibrada ou não saudável.

9 ENTENDENDO OS DONS DE PROFECIA, ENSINO E MILAGRES
Os profetas do AT são os apóstolos do NT Os “profetas” na igreja registrado no NT não falavam com autoridade equivalente à das palavras das Escrituras – I Tss 5.20 – 21; I Co O exercício da profecias pós era apostólica não era tido como “Palavra de Deus” como revelação canônica, mas a igreja em meio ao uso do dom deveria ser guiada pelas Escrituras . II Tm 2.15; 3.16; II Pd ; 3.16

10 Uma “revelação” espontânea tornava a profecia diferente dos outros dons. I Co 14.25.
Há uma diferença entre profecia e ensino. A profecia inclui qualquer conteúdo edificante ( I Co 14.3), muitas pessoas podem profetizar (I Co 14.5) e deve haver zelo na busca deste dom ( I Co 14.1, 4).

11 Como incentivar e regulamentar a profecia na igreja local
Ore para que Deus dê sabedoria para como introduzir o assunto na igreja. Ensine de forma regular. Aborde o assunto pacientemente. Incentive a igreja a esse dom. Mantenha a Escritura como autoridade e padrão mais alto para igreja.

12 ENSINO É a capacidade de explicar as Escrituras e aplicá-la à vida das pessoas – At 18.11; Hb 5.12; II Tm 3.16; II Tm 2.2; 4.11 Nas epistolas do NT, o “ensino”está muito próximo do que é hoje descrito por nossa expressão “estudo bíblico”

13 MILAGRES I Co 12.28 fala de “operadores de milagres”
Qualquer tipo de atividade em que se evidencie o grande poder de Deus. Deus se manifesta de maneira evidente para promover os propósitos em determinadas situações. Os milagres são atos de “poder” de Deus em que a igreja é auxiliada e Deus é glorificado.


Carregar ppt "Os dons desapareceram ou ainda continuam"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google