A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mostrar como ser guiado pelo Espírito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mostrar como ser guiado pelo Espírito."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mostrar como ser guiado pelo Espírito.
Conhecer a obra do Espírito como representante de Cristo. Mostrar a relação entre o Espírito e a Bíblia.

3 O Espírito Santo é o autor da Bíblia, o representante de Cristo neste mundo e o nosso guia e poder para as vitórias espirituais e missionárias.

4 “Mas, o Consolador, o Espírito, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. João 14:26. O Espírito é o representante de Jesus aqui na terra. “O Senhor Jesus age por meio do Espírito Santo”. Filhos e Filhas de Deus, 282

5 Reflexão: Em que áreas da vida o Espírito nos guia?
Como representante de Cristo, o Espírito tem a incumbência especial de nos guiar neste mundo. Reflexão: Em que áreas da vida o Espírito nos guia? O Espírito é o Mestre que nos ensina todas as coisas. João 14:26 Ele nos instrui no caminho a seguir: “Os teus ouvidos ouvirão uma voz atrás de ti dizendo: Este é o caminho andai por ele”. Isa. 30:21

6 O Espírito fez os discípulos lembrarem o que Jesus os havia ensinado
O Espírito fez os discípulos lembrarem o que Jesus os havia ensinado. João 14:26 “À medida que as declarações de Cristo lhes eram trazidas à memória, ...Suas lições, as quais não haviam compreendido senão imperfeitamente, acudiam-lhes agora como nova revelação. As Escrituras afiguravam-se-lhes um novo livro”. DTN, 507 “O Espírito nos foi dado como auxílio no estudo da Bíblia”. CPPE, 357 Ele nos é dado para a compreensão da verdade.

7 O Espírito Santo revela o caráter de Deus por nosso intermédio.
É bom lembrar, porém que somente recebe o Espírito como guia aquele que humildemente se submete à orientação de Deus.

8 A Bíblia usa a palavra carne para a natureza caída, carnal.
Todo crente experimenta uma batalha interior constante: Gál. 5: 17 De uma lado as inclinações e paixões da carne desejando o pecado. Por outro lado a ação do Espírito nos motivando a obedecer a Deus. Quem tem o Espírito e pertence a Cristo, crucificou a natureza humana com suas paixões e desejos.

9 Só pelo Espírito é que nos tornamos obedientes à lei de Deus.
O Espírito escreve os princípios da lei em nosso coração. Jer. 31:33 Nós devemos lutar contra o pecado e isto envolve sofrimento. I Ped. 4:1,2 Este sofrimento e luta não têm que ver com penitência e auto punição, mas submissão à vontade de Deus e dependência diária pela comunhão. Esta vida de renúncia pode trazer dor para a carne, mas a vitória nos é prometida pela habitação do Espírito.

10 “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. Éfes. 6:17
A Bíblia é a Espada do Espírito. O Espírito é o autor das Escrituras. II Ped. 1:21 “Os escritores da Bíblia tiveram de exprimir suas idéias em linguagem humana... Esses homens foram inspirados pelo Espírito Santo”. MM, 1959, 11

11 O Espírito Santo e as Escrituras estão integralmente conectados.
“Devemos aplicar-nos zelosamente a ler e a ouvir as Escrituras, se é que realmente queremos obter qualquer ganho ou benefício do Espírito de Deus”. João Calvino. O Espírito não revela qualquer coisa em discordância com a Bíblia. “A própria obra do Espírito Santo no coração deve ser provada pela palavra de Deus. O Espírito que inspirou as Escrituras, leva sempre às Escrituras”. ME, vol 1, 43

12 O Espírito Santo, guiando-nos pela Palavra, nos protege contra o fanatismo, intolerância, falsas doutrinas, frouxidão espiritual e tirania religiosa. O Espírito Santo e a Palavra são a Verdade. (João 17:17; I João 5:6). Revestidos com o poder do Espírito e da Palavra, somos habilitados a travar o bom combate da fé. (João1:16; Efés. 6:10-17).

13 Segundo Ênio santos, quando o Espírito Santo nos conduz à Palavra, ela faz o seguinte por nós: (O Espírito Santo no passado, presente e futuro, 186) Guarda-nos do pecado. (Sal. 119:11). Reanima-nos quando estamos em aflição. (Sal. 119:50). Torna-nos mais sábios que os nossos inimigos. (Sal. 119:98). Ilumina nosso caminho como uma lâmpada. (Sal. 119:105). Nos traz a paz. (Sal. 119:165).

14 Reflexão: Que obra o Espírito santo realiza neste mundo com o objetivo de glorificar a Cristo?
Anuncia a obra de Cristo bem como Suas palavras. Ele não chama a atenção para Si, mas para Cristo.

15 O Espírito não apresenta Suas próprias idéias, mas as que Jesus ensinou.
“[Ele] há de receber o que é Me e vo-lo há de anunciar”. João 16:14. “O Espírito glorifica a Cristo, tornando-O o objeto de consideração suprema, e o Salvador Se torna o deleite e júbilo do agente humano em cujo coração se realiza essa transformação”. Minha Consagração Hoje, 49.

16 O Espírito nos leva a fazer a vontade de Cristo. João 15:8
Produz em nós o fruto do Espírito. Gal. 5:22-25 Nos leva à morte do eu e à transformação do caráter. A melhor maneira de darmos glória a Deus é pela vida que levamos e pelo caráter que formamos. I Cor. 4:9 “O Espírito Santo desenvolve Suas mais altas energias para operar na mente e no coração”. CBV, 159.

17 O Espírito nos motiva e habilita para a realização do ministério segundo os dons. Efés. 4:11,12.
“Não pode haver limite à utilização de uma pessoa que, pondo de parte o eu, oferece margem à operação do Espírito Santo em seu coração e vive uma vida inteiramente consagrada Deus”. CBV, 159 O Espírito persuade o pecador ao arrependimento e à entrega do coração a Jesus.

18 Simeão é um exemplo de alguém dirigido pelo Espírito Santo.
Reflexão: Como a Bíblia descreve a intimidade de Simeão com o Espírito? O Espírito o revelou que ele não morreria antes de ver o salvador. O Espírito o moveu a ir ao templo quando o menino Jesus seria dedicado.

19 O Espírito o levou a reconhecer o menino Jesus.
Movido pelo Espírito ele testemunhou de Jesus e O glorificou. Simeão era receptivo à guia do Espírito, andando pela fé e não pelo que via. Sua visão não se limitava apenas às coisas visíveis, mas discernia os mistérios do invisível.

20 “Só a intimidade e a comunhão de Simeão com Deus pelo Espírito o capacitou a interpretar corretamente os detalhes proféticos de informações e reconhecer a Jesus o prometido de Deus”. Arnold Wallenkampf

21 O Espírito Santo guia neste mundo em todas as coisas aqueles que se submetem a Deus.
É o Espírito que nos faz vitoriosos contra as inclinações da carne e nos transforma o caráter. O Espírito é o autor da Bíblia e a usa para nos guiar e salvar.

22 5. A obra do Espírito é nos levar a Jesus e à salvação nEle.
6. Somente quem se submete a Deus em intimidade e obediência pode ser guiado pelo Espírito, como Simeão.

23


Carregar ppt "Mostrar como ser guiado pelo Espírito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google