A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Norilda Siqueira de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com
Os Músculos Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

2 Atividade Física Desenvolve os músculos.
Previne doenças do coração, obesidade, diabetes, reduz o risco de câncer, osteoporose, hipertensão, depressão.

3 Esteróides Anabolizantes
são hormônios masculinos sintéticos que desenvolvem os músculos. Usados pelos médicos para tratar deficiências hormonais masculinas na adolescência. Seu uso indevido provoca: Câncer no fígado, atrofia dos testículos, esterilidade, problemas renais e infarto. Na mulher: diminui o tamanho dos seios, desequilibra o ciclo menstrual e desenvolve características masculinas.

4 Tipos de Músculos Os músculos se contraem porque recebem mensagem do sistema nervoso. O sistema muscular é formado por três tipos de músculos: liso, cardíaco e esquelético.

5 Músculo liso - Encontrado em vários órgãos internos.
Músculo involuntário. Ajudar impulsionar o alimento para o intestino. Regular a entrada de ar nos brônquios. Controlar o fluxo do sangue pelas artérias. Esvaziar a bexiga urinária. Contrações do útero.

6 Músculo cardíaco - Encontrado nas paredes do coração.
Músculo involuntário. Sua contração impulsiona o sangue pelo organismo.

7 Músculo Esquelético Estriado
Encontrados principalmente presos aos ossos, e ligados a pele. (músculo voluntário, 640 músculos). No rosto tem mais de 30 músculos que usamos para demonstrar reações. (Sorrir, chorrar...). A língua é um músculo voluntário.( fala, alimentação) Músculos do globo ocular ( movimento dos olhos).

8 Músculos Esqueléticos

9 Como os Músculos Funcionam
Como alavancas, facilitando os movimentos do corpo. Muitos músculos trabalham aos pares, quando um contrai outro relaxa.

10 Alavanca interfixa e Interpotente

11 Osso, Músculos e Alavancas
A alavanca nos permite realizar certos movimentos com mais facilidade.(alicate, pinça, tesoura, carrinho de mão). Alavanca interfixa, o ponto de apoio fica entre a força potente e a força resistente. Alavanca Interpotente, a força potente está entre o ponto de apoio e a força resistente. Isso nos possibilita erguer o corpo, a cabeça e um peso com menos gasto de energia.

12 Os músculos estão conectados por tendões.
Tendão calcâneo( tendão-de-aquiles). Os músculos são formados por tecidos conjuntivo e muitas fibras. Cada músculo é formado por milhões de fibras musculares que possui centenas de fios de proteína, as miofibrilas. São as miofibrilas que contraem e fazem os músculos diminuir de comprimento. O exercício físico aumenta o número de miofibrilas, tornando o músculo mais forte e volumoso.

13 Tendão e Músculo

14 Fadiga Muscular e a Cãibra
Em atividades intensas a respiração aeróbia (que emprega oxigênio) não é suficiente para fornecer toda a energia de que o músculo precisa. Essas células realizam a fermentação (sem Oxigênio) que produz o ácido lático que precisa ser eliminado do músculo porque seu acumulo prejudica as células causando as fadigas musculares. A cãibra aparece em decorrência de uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular .( exercícios físicos, falta de alguns minerais e desidratação).

15 Bibliografia Gewandsznajder, Fernado. Ciências /Ensino Fundamental. Edição não consumível. Volume 4. Ática. São Paulo – SP, 2006. Acessado em pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_muscular . Acessado em


Carregar ppt "Profª. Norilda Siqueira de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google