A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo."— Transcrição da apresentação:

1 Resumo

2 Como fazer um resumo sem copiar?
O ato de resumir textos objetiva instrumentalizá-lo a fim de que você possa, ao ler, apreender aquilo que realmente é essencial. Ao resumir o texto, você vai expor, em poucas palavras, o que o autor expressou de uma forma mais longa. Assim, deve saber discernir o que é secundário e relacionar as idéias entre si, de uma forma sintética. Aprendendo a resumir, você terá mais facilidade ao estudar as diferentes disciplinas, uma vez que saberá encontrar num texto as idéias mais relevantes. O resumo é uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto. Resumir não é cópia, e não é a substituição de um termo ou outro, não é a inversão da ordem da frase. Por fim, ele não deve apresentar crítica, pois, nesse caso, tornar-se-ia uma resenha. Os resumos são classificados em três tipos:

3 Tipos de Resumo Resumo indicativo: também conhecido como abstract (resumo, em inglês), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto. Mais breve, compõem-se apenas da idéia principal, não apresentando dados qualitativos, quantitativos e etc. Digitado em bloco único, é utilizado em notas e comunicações (50 a 100 palavras), “orelhas” de livros, artigos de periódicos e trabalhos de conclusão de curso (100 a 250 palavras) e relatórios técnicos científicos, dissertações e teses (150 a 500 palavras).

4 Tipos de Resumo Resumo informativo: Também conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. Um bom exemplo disto são os resumos de trabalhos científicos publicados nos anais de congressos. Ele expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões, podendo substituir a consulta ao texto original. Por isso é o mais extenso dos resumos, podendo chegar a cerca de 20% do texto completo. Ao se resumir um livro (ou parte dele), um artigo e etc., o texto deve ser redigido como um todo, com poucas divisões internas e sem se imitarem as divisões de capítulos ou itens do livro ou artigo que estão sendo resumidos.

5 Tipos de Resumo Resumo crítico: consiste na análise crítica de um texto. É também chamado de resenha. Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

6 Como desenvolver um resumo?
Resumir comporta duas partes: 1- compreensão do texto original; 2 - elaboração de um texto pessoal. Suas fases são: ♣ Supressão: eliminam-se palavras secundárias (advérbios, adjetivos, preposições...), desde que não sejam fundamentais para a compreensão do texto, expressões e idéias repetidas. ♣ Generalização: trocam-se os elementos específicos por termos genéricos. Exemplo: “O brasileiro costuma comprar TVs, videocassetes, som e computadores, quando visita os paraísos de compras como Miami, nos EUA”. Generalizando-se: “ O brasileiro costuma comprar produtos eletrônicos, ao visitar paraísos de compras nos EUA”. ♣ Seleção: as informações principais são selecionadas, desprezando-se as secundárias. ♣ Reconstrução: elaboração de um texto pessoal, mas fiel às idéias do autor.

7 Como desenvolver um resumo?
Resumo não é um ajuntamento de frases desconexas entre si ou uma colcha de retalhos de frases e recortes de trechos do livro ou texto, mas a construção de um texto pessoal que reorganiza as idéias originais de um livro ou obra, sem alterá-las ou criticá-las. Na construção da redação final do resumo, a idéia do autor do texto original surge reelaborada, e o principal instrumento disso é a paráfrase. Mas deve-se evitar a paráfrase, pois ela não permite a autonomia pessoal frente o texto.

8 Como desenvolver um resumo?
Desenvolve-se de maneira pessoal, com as próprias palavras de quem está resumindo as idéias e argumentos principais do texto. Para que seja inteligível, o resumo deve conter: Introdução: a apresentação do autor (suas credenciais, formação e atuação) e do livro (exposição, em linhas gerais, das idéias mais importantes e da estrutura do livro ou obra), e, ao final, coloca-se a referência completa. Desenvolvimento: Assunto do texto, o objetivo, metodologia, critérios utilizados e articulação das idéias. Cuidado com conjunções (a menos que) ou verbos que indiquem circustância (deve ser, pode ser) e termos como somente e quase, para que o sentido do texto não seja prejudicado. Deve-se estar atento para não se assumirem as idéias do autor como se fossem próprias. Conclusão: síntese dos principais argumentos do autor.

9 Dicas para desenvolvimento de um resumo
Qual poderia ser o estilo de redação do resumo? Usar linguagem pessoal (“buscamos apresentar neste trabalho três pontos) ou impessoal (busca- se apresentar neste trabalho), desde que ela esteja uniforme ao longo de todo o trabalho. Usar particípio e gerúndio (usado, tendo, e etc.) Deve ser composto de uma seqüência de frases coerentes e concisas, evitando-se parágrafos longos e tópicos.


Carregar ppt "Resumo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google