A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento do corpo e suas características específicas, fornecendo a informação hereditária e dirigindo a síntese de proteínas. O modelo gerado por computador mostra uma cadeias de ácido desoxirribonucléico (DNA) e sua estrutura em dupla hélice.

3 Ácidos Nucléicos São formados por subunidades chamadas nucleotídeos, que consistem em uma base nitrogenada, uma pentose e um ácido fosfórico. Existem dois tipos de ácidos, DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico)

4 Ácidos Nucléicos No DNA encontram-se as bases nitrogenadas adenina, guanina, timina e citosina. Já no RNA a timina é substituída pela uracila. Adenina (A) Guanina (G) Purinas Timidina (T) Citosina (C) Uracila (U) Pirimidinas

5 Ácidos Nucléicos Para formar as molécula de DNA e RNA é necessário que ocorra a ligação entre os nucleotídeos. Os nucleotídeos estão unidos por uma ligação fosfodiéster entre a hidroxila do carbono-3 e grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5. Assim em uma extremidade temos livre a hidroxila do carbono-5 e na outra temos a hidroxila do carbono-3. Isto determina que o crescimento do DNA se faça na direção de 5' para 3‘.

6

7 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
Em James Watson e Francis Crick propuseram um modelo tridimensional para a estrutura do DNA baseando-se em estudos de difração de raio-X. O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de desoxirriboses, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice de sentido rotacional à direita

8 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
O pareamento das bases de cada fita se dá de maneira padronizada, sempre uma purina com uma pirimidina, especificamente, adenina com timina e citosina com guanina.

9 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
A proximidade das bases possibilita a formação de pontes de hidrogênio. A adenina com a timina formam duas pontes de hidrogênio, a citosina com a guanina formam três pontes. A dupla hélice é mantida também por interações hidrofóbicas, que forçam as bases a se "esconderem" dentro da dupla hélice.


Carregar ppt "Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google