A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professores Coordenadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professores Coordenadores"— Transcrição da apresentação:

1 Professores Coordenadores
Capacitação Módulo I Bem Vindos, Professores Coordenadores O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

2 Valores que fundamentam o Programa Exercício da cidadania Ética
Tema 4 – O Programa Acessa Escola e a Sala de Internet Valores que fundamentam o Programa Exercício da cidadania Ética Equidade Respeito às diferenças Cooperação Solidariedade Transparência Imparcialidade Orientação para o cidadão-usuário Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio

3 Gestão: 3 níveis- local, regional e central
Gestão Local – GAL – Grupo de Apoio Local – gestores da escola e alunos-estagiários na Sala do Acessa Escola; Gestão Regional - DE – PCOP Tecnologia e Estagiários Universitários (implementação do Programa nas escolas); Gestão Central - Secretarias da Educação e de Gestão Pública - FDE, Fundap e Escola do Futuro da USP

4 Reflexão na escola – planejamento
Projeto de escola: O que o conjunto da escola quer alcançar? Projeto de apropriação tecnológica / inclusão digital: Qual a importância das Tecnologias de Informação e comunicação para a escola, para cada aluno, professor e funcionário? Projeto de uso do Acessa Escola: Em que perspectiva o Acessa Escola pode contribuir para que o projeto de escola e o Projeto de apropriação tecnológica sejam realizados?

5 Usuários e atividades Os alunos, professores e funcionários podem realizar as seguintes atividades: Participar de redes sociais; Realizar pesquisas escolares; Realizar cursos a distância; Realizar pesquisas; Publicar seus interesses na internet; Construir novos canais de expressão cultural e social; Elaborar atividades que beneficiem a escola; Desenvolver atividades pedagógicas Enviar e receber ; Elaborar e enviar currículos e procurar vagas de emprego; Ler notícias; Conhecer novas pessoas; Realizar e estruturar projetos que tragam benefícios aos alunos e à escola; Antes de surgir na tela as atividades, o formador deverá perguntar aos participantes quais são as atividades permitidas na sala do acessa. Depois apertar a tecla <ENTER> e ler todas as atividades elencadas neste slide.

6

7 HORÁRIOS DE ESTÁGIO Manhã: das 08h00 às 12h00 Tarde: das 12h00 às 16h00 Noite: das 16h00 às 20h00 Observação: Os horários estão sujeitos a variação de até duas horas, não podendo, contudo, exceder às 21h30 no período noturno.

8 O papel do estagiário no Programa
Estar presente na abertura e fechamento da sala; Zelar pela correta utilização da sala e auxiliar no cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas pelo Programa; Abrir chamados técnicos (ocorrências) quando encontrar problemas nos equipamentos. Ler o conteúdo deste slide. Elencar junto com os estagiários outros pontos importantes. O formador poderá citar outras atribuições do estagiário como: informar irregularidades ao PCOP; participar de todas as convocações voltadas ao aprimoramento das habilidades e competências para o exercício das suas atribuições;

9

10

11

12 Termo de Adesão Menores de 12 anos
Explicar o documento “Termo de Adesão”: é um contrato entre a escola e os usuários do Programa, no qual são estabelecidas as obrigações e direitos de ambas as partes. Deve ser assinado pelo usuário ou responsável legal a fim de que possa usar os serviços da sala do acessa. Todos os usuários da sala do acessa (inclusive professor) devem entregar o Termo de Adesão devidamente assinado. O formador deverá ler o conteúdo da tabela. Menores de 12 anos Devem utilizar as salas de Internet apenas para atividades dirigidas com o Professor; De 12 a 17 anos Devem entregar o Termo de Adesão assinado pelo pai ou responsável; Maiores de 18 anos Devem assinar o Termo de Adesão e entregá-lo; É obrigatório a apresentação do RG.

13

14 Normas disciplinares Sempre que o estagiário identificar situações que necessitem de suspensão de um usuário, o fato deverá ser comunicado aos responsáveis pelo Programa na escola, informando o motivo da suspensão. A escola avaliará a pertinência e, caso julgue procedente, efetuará a suspensão. Infração Suspensão Acessar site pornográfico 1 mês Alterar sistemas ou danificar os equipamentos propositadamente 2 meses Desacatar o estagiário 3 meses Ameaçar a integridade física do estagiário e/ou usuário 6 meses Agredir verbal ou fisicamente o estagiário e/ou usuário 12 meses Explicar a importância de seguir corretamente as normas disciplinares. Cabe aos usuários a correta utilização das salas, de maneira que todos tenham os direitos respeitados e que o uso do “outro” não seja prejudicado. As normas disciplinares são aplicáveis a todos os usuários cadastrados no Programa. O usuário que, por alguma razão, desrespeitar a quaisquer normas estará sujeito às sanções por parte da Coordenação do Programa. Estas sanções se dão em forma de suspensão. Ler as informações do quadro para os participantes.

15 Problemas que podem ocorrrer
Um aluno sem o Termo de Adesão; Um aluno sem conhecimentos de computador rpecisando de orientação; Um aluno que está praticando bullying Dois alunos que estão dando risada e falando alto; Uma amiga sua que joga todo seu charme para furar a fila; Diretor da escola que lhe pedirá um favor pessoal.

16 A capacidade de escutar ativamente
NECESSÁRIO A capacidade de escutar ativamente esperar para falar; colocar-se em empatia com o outro; concentrar-se no que é dito, olhando com atenção para a outra pessoa; eliminar juízo imediato; buscar controlar provisoriamente emoções pessoais; cuidar para reagir às idéias expressas e não às pessoas; reformular mensagens nas quais se percebeu ambiguidade. Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio

17 A capacidade de dar feedback
O feedback deve ser: descritivo e não avaliativo; específico e não geral; compatível com interesses e necessidades das pessoas envolvidas; dirigido para comportamentos que o receptor tenha condições de compreender e controlar; oportuno.

18 Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio
Tema 4 – O Programa Acessa Escola e a Sala de Internet O papel do Programa Acessa Escola para o desenvolvimento de habilidades e atitudes universais requeridos para o cidadão do séc. XXI Responsabilidade Resiliência Protagonismo Comunicação eficiente Organização Sociabilidade/relacionamento Domínio da informática Ética Cooperação Solidariedade Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio

19 Atribuições que podem ser aferidas no caso das salas ainda não estarem ativadas
Auxíliar na organização das atividades da Biblioteca;        - Auxiliar o professor na utilização do Kit multimídia;      - Auxiliar na Secretaria,  Direção, Coordenação; Auxiliar na organização de eventos escolares; Auxiliar professores no desenvolvimento de projetos;       - Acompanhar as ações de implantação da sala.       

20 Atenção: Ressaltando-se o princípio de que essas atividades devem contribuir para a formação desse jovem, não é permitido que os estagiários sejam envolvidos em atividades do tipo: - externas - que envolvam riscos - que os exponham a condições insalubres - que envolvam a limpeza de espaços e objetos - elaboração e distribuição de merenda escolar


Carregar ppt "Professores Coordenadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google