Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
This is a modal window.
Beginning of dialog window. Escape will cancel and close the window.
End of dialog window.
1
AHT Análise Hierárquica da Tarefa
2
AHT - Introdução Num mundo ideal poder-se-ia imaginar que uma tarefa após completamente conhecida e descrita permitiria, a partir da aplicação de regras lógicas, uma tradução que transformasse esta descrição na especificação detalhada de um sistema
3
AHT – Por que? Sheperd (1989). Em suma:
No projeto de manuais para usuários, No planejamento de treinamentos, Na redefinição do trabalho, dispositivos de monitoramento de processo, desenho dos conteúdos das telas nas tarefas que envolvem IHC. Em suma: no projeto, desenvolvimento e testes de sistemas computacionais interativos. análise de requisitos, Na construção do modelo inicial, na avaliação na fase de prototipação, no desenvolvimento de documentação de suporte para o uso.
4
AHT - componentes Uma subestrutura orientada à metas: objetivos e sub-objetivos + estados condicionais e estados verossímeis - planificação hierárquica. Procedimentos da tarefa – unidades - mais de um procedimento diferente por objetivo - conhecimento condicional e de contexto - constitui-se regras de seleção do método ou procedimento a ser utilizado; Uma estrutura taxonômica para as ações e objetos genéricos da tarefa: propriedades; procedimentos onde são utilizados; relações com outros objetos e ações; centralidade associada com o objeto em uma tarefa dada num dado contexto.
5
AHT – Etapas – recomendações (bruma)
iniciar com a especificação das razões pela qual a análise deverá ser feita; identificar o objetivo geral da tarefa; identificar os sub-objetivos; identificar as listas de ações/operações e objetos utilizados na realização da tarefa; (Como representar?) identificar os planos de ação que englobam a seqüência das operações, envolvendo condições de disparo de uma ação, concatenamento, paralelismo, loops, etc.; (Como representar?)
6
Segundo Scapin, 1993 - formalismo MAD Método Analítico de Descrição de Tarefas
Elementos : Meta (o que o operador deve realizar); Decomposição em sub-tarefas/sub-objetivos; Relações entre as sub-tarefas: Seqüenciais ou paralelas etc Alternativas, obrigatórias etc Etc. Nomes, denominações e definições das sub-tarefas; Objetivos a alcançar nas sub-tarefas; Métodos ou a seqüência de ações (ou operações); Estados inicial e final do sistema para cada sub-tarefa Pré- e pós-condições das sub-tarefas
7
Scapin, 1993 formalismo MAD FAC (facultativa) ou obrigatória
Além desses elementos, as tarefas individualmente apresentam atributos: FAC (facultativa) ou obrigatória @ (repetitiva) PRIOR (prioritária) - atribuir níveis de prioridade entre até levar a interromper operações em curso. • INTER (interruptível) : a tarefa é ou não interruptível.
8
Scapin, formalismo MAD Interconexão entre operações ou sub-tarefas: SEQ (estrutura seqüencial): ordem dada – uma de cada vez – todas as tarefas sem interrupções. PAR (estrutura paralela): não significa todas ao mesmo tempo - ordem não imposta à priori - podem existir tarefas de interrupção. Cada subtarefa tem um nível de prioridade - pré-condições são testadas . ALT (estrutura alternativa): várias maneiras possiveis, mas apenas uma é efetuada – testar pré-condições. SIM (estrutura simultânea): um ou mais operadores podem executar várias tarefas ao mesmo tempo. Mesmo que par, mas síncronas
9
Scapin, 1993 formalismo MAD - exemplo
.
10
AHT - Como observar a tarefa?
Comunicação (direta e indireta); Estudo de documentação; Observação Imersão Observação direta (etnografia) Observação verbalizada (simultânea ou posterior)
11
AHT – Como representar? Sheperd (1989) a utilização de tabelas ou diagramas hierárquicos Payne e Green (1989) - TAG (Task-Action Grammar) para o caso das tarefas informatizadas, esta gramática está baseada na BN Diaper (1989) gramática associada a um tipo especial de diagramas ... Fluxogramas ... E outros
12
TAKD Task analysis for knowledge descriptions
“Na sua forma atual TAKD consiste de um método que gera uma descrição hierárquica da tarefa e de uma gramática de representação de conhecimento (KRG- knowledge representacional grammar).” (Diaper, 1989:109). pode ser usada como uma parte da produção da especificação de requisitos e também com propósitos de avaliação, quando um protótipo tenha sido construído.
13
TAKD – elementos de entrada
Após observação da tarefa Lista de ações específicas, Lista de objetos específicos, Lista de sequências específicas de ações.
14
TAKD Modificado– Elementos de saída
Hierarquia de Objetos – (objetos genéricos); Hierarquia de ações – (ações genéricas e específicas são então determinadas ...); Sequências genéricas de ações; Sequências específicas (exemplos); Estatística da frequência das ações.
15
TAKD Um Exemplo
17
TAKD – Exemplo dos elementos de Saída
Descrição dos objetos e ações genéricos que compõem a tarefa “Participação num fórum hiperNet utilizando o eduFórum”. / / ações genéricas / | conectar/desconectar / | configurar / | navegar e ler / | editar / objetos genéricos no ambiente eduFórum | eduMOO | eduGopher | eduCorreio “/” relações AND “|” relações OR “{“ relações XOR
18
Descrição hierárquica dos objetos no ambiente edufórum
| conta e senha | editor de textos | ambiente eduMOO | | endereço | | || servidor eduMOO | | || favoritos | | || outros | | ?? | relação “ é composto de” || relação “ é um”
19
| eduGopher | | endereço | | || servidor hiperNet | | || favoritos | | || outros | | | | Item | | || pasta (diretório) | | || | || comum | | || | || fórum | | || | || debate | | || | ||------caixa de correspondência | | || | || mensagens | | || | || enviadas | | || | || outras | | || | lista de inscritos | | || | | || arquivo | | || || texto | | || || imagem | | || || som | | || || executável | | || || mensagem
20
Descrição hierárquica das ações que compõem a tarefa
“Participação num fórum hiperNet utilizando o eduFórum” | | conectar / fechar | | eduFórum (1) | | MOO | | | eduMOO (2) | | | favorito (i) | | | Outros (ii) | | eduGopher | | Home (3) | | favorito(4) | | Outros (5) | configurar | | senha (xviii) | | eduMOO | | | servidor eduMOO - home (iii) | | | Configurar (endereços favoritos)(iv) | | eduGopher | | | servidor hiperNet - home(6) | | | diretório de trabalho no disco local(7) | | | Endereços (favoritos)(v) | | | Aplicações para Visualização do Item | | | Arquivo (8) | | | conexão http(9) | | eduCorreio | | Endereço do remetente (10) | | distribuidor de correspondência (11) | | receptor de correspondência(12)
21
Descrição hierárquica das ações que compõem a tarefa “leitura no eduGopher”
/ / natureza da ação / | abrir/fechar / | recarregar / | imprimir / tipo de item | pasta | arquivo | conexão Descrição hierárquica das ações que compõem a tarefa “edição no eduGopher” / | criar / | mudar descrição / | mudar ordem / | mover / | remover
22
Sequencias Genéricas de Ações
23
Mudanças na Barra de Ferramentas
Descrição da atual barra de ferramenta Botão de conexão com edufórum - deslancha operação 01/conecta Botão de acesso à janela de “configuração do eduFórum” Botão de acesso à janela de “configuração das aplicações de visualização” Proposta para a barra de ferramentas padrão: [conexão eduGopher (OP3); conexão eduMOO(OP2)] [retorno(OP13/fecharItem); recarrega item(OP16); remarca item(OPviii); informa sobre item] [envia mensagem(OP23)] [editor de textos]
24
Mudanças no Menu Descrição do Atual Menu do eduFórum Conexões EduFórum
Conecta... ; Conecta Gopher; Conecta eduMOO EduFórum Cria Diretório; Guarda Arquivo; Substitui Arquivo; Remove Item; Muda Ordem; Muda Descrição; [Envia Mensagem] [Recarrega Automaticamente] Item Informação Recarrega Painel de Controle Configura Conexões..., Configura Aplicações para Visualização..., Configura Endereço de Resposta Janela [segue o Padrão Windows]
25
Nova Proposta para o MENU
Conexões [conecta gopher hiperNet; conecta outros gophers... conecta eduMOO; conecta outros MOOs...] [sai do eduFórum] Arquivo [salva, salva como..., imprime...] Edição [Cria item tipo [pasta... arquivo... conexão com item... conexão com gopher... conexão com http...] Substitui arquivo... Muda descrição item... Move item Remove item] [desfaz digitação recorta copia cola localiza...] Correio [envia mensagem... responde mensagem... repassa mensagem... redireciona mensagem...] Navegação [informa sobre item recarrega item remarca item] [localiza item no servidor...] [lista arquivos salvos durante a sessão...] Configurações [servidor p/ conexão eduFórum... servidor p/ conexão eduMOO... distribuidor de correspondência... receptor de correspondência...] [endereço do remetente... pasta de trabalho temporária...] [Aplicações para Visualização
26
Contribuições de Barthet
27
Contribuições de Barthet Latitude Decisória
divisão do controle (pilotagem) da execução das operações entre o usuário e o computador envolve desde a decisão do disparo até a regulação das condições de execução conceito síntese na construção de representação conceptual Por favor não me peça opinião se você não pode considerá-la ou não me peça pra decidir o que não posso decidir e nem decida por mim quando eu tenho condições de decidir ...
28
As operações (unidades procedimentais da tarefa) Casos de Uso?
Uma operação é definida como uma seqüência de transações que podem ser executadas consecutivamente (pelo computador). Será descrita por suas entradas, sua natureza, a sua condição de disparo, seu status e suas saídas: As entradas, são a lista de eventos que podem permitir seu desencadeamento. A natureza será interativa ou automática. Uma operação é interativa se desencadeia uma conjunto de ações que podem ser divididas entre o usuário e o computador. Uma operação é automática se desencadeia apenas ações realizadas pelo computador. O status ou a possibilidade de execução traduz-se no fato de poder ser ativada ou não: uma operação é ativada se todas as condições dos pré-requisitos são realizadas. As saídas são os eventos que podem desencadear outras operações.
29
Propriedades usuais dos pré-requisitos
Sincronização booleana. Por exemplo (A .e. B) .ou. C constitui uma regra de sincronização o evento Oi só deve ser ativado se os eventos A e B forem realizados ou se o evento C for realizado. delay. delay livre - A execução de Oi pode acontecer não importa o momento que acontece a ativação. delay com limite - A execução de Oi é desencadeada depois de uma data Di e antes de uma data Do. pré-condições exprimem uma condição sobre o valor dos dados contidos dentro do evento, condições que devem ser validadas para que o evento seja considerado como realizado. Os pré-requisitos expressam a noção de precedência entre operações numa linha de prioridade de execução das mesmas. Se P(Oi,Oj) for satisfeita tem-se que Oi deve ser executado antes de Oj.
30
Propriedades ligadas à latitude decisória
Realização Obrigatória (comp) ou facultativa (homem) Ela é obrigatória se sua execução, quando está ativada, é necessária para atender ao objetivo, no outro caso, ela é dita facultativa. desencadeamento opcional ou sistemático. É opcional se depender do usuário. É sistemático se depender do computador. A precedência permanente ou indicativa. é permanente se existe dentro de todas as descrições procedurais da tarefa (procedimento minimal, previsto e efetivo). É indicativa se existir em procedimentos efetivos ou previstos mas não no procedimento minimal. As precedências permanentes são todas controladas pelo computador enquanto que as indicativas o são pelos usuários (mas podem ser sugeridas...) Facultativo Opcional Sistemático Obrigatório
31
Procedimento minimal Inclui todas as precedências permanentes e todos os disparos sistemáticos Isso garante a compatibilidade com os procedimentos efetivos
32
Concluindo: relações com a EngSoftw
UML Análise de Requisitos UC´s (escalonamento) Modelo Conceitual (Associações e atributos e glossário) Comportamento do Sistema (DS e Contratos) UC´s reais Diagramas de colaboração Lista de objetos e de ações genéricas Hierarquia de ações Procedimentos Descrição das Operações Modelagem da Interação + Tipos de Op´s + Seqüências genéricas de ações Representação Interna - AHT
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.