A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A realidade do mundo à luz dos documentos da Igreja

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A realidade do mundo à luz dos documentos da Igreja"— Transcrição da apresentação:

1 A realidade do mundo à luz dos documentos da Igreja

2 Objetivos da palestra Apresentar os grandes problemas do mundo de hoje; Os principais problemas sociais; As discriminações, as injustiças, a violência, o ódio, a falta de amor, a falta de fé, o desrespeito à dignidade da pessoa humana; Ênfase aos dados concretos sobre a situação sócio-político-econômico-cultural do Brasil, à luz dos documentos do Magistério da Igreja.

3 DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
É o conjunto de ensinamentos contidos no Magistério da Igreja Católica constante de numerosas Encíclicas e pronunciamentos dos papas inseridos na tradiçao multissecular e que tem origens nos promórdios do Cristianismo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e naçoes. É um convite a ação. A finalidade da Doutrina Social da Igreja é “levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena”

4 Princípios da D.S.I A dignidade da pessoa humana: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, homem e mulher os criou”. (Gn 1,26-27). A Destinação universal dos Bens: Deus destinou os bens criados para todos os homens seguindo a regra da justiça e da caridade. Toda a criação é obra de Deus. Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém (Sl 23,11) O desígnio divino é que não haja privilégio para alguns e exclusão para dos meios para a grande maioria. A criatura humana não pode apropriar-se das coisas como se fossem dela, porque tudo o que temos provém do criador. 3. O princípio da subsidiariedade: A promoção da pessoa não acontece sem o cuidado com a família, grupos, associações. Assim as sociedades de ordem superior devem ajudar e apoiar as que são inferiores. Cada ser humano deve dar ao outro ajuda e àqueles que mais nessecitam. Quem tem mais meios deve servir aqueles que mais precisam.

5 Princípios da D.S.I O princípio da solidariedade: É a determinação firme de se empenhar pelo bem comum, porque somos responsáveis por todos. O princípio da participação: Os cristãos não estão alheios à vida social, mas devem fazer o mundo melhor do que as pessoas o concebem e encontram pela sua convivência. A participação deve levar as pessoas à construção de uma vida digna para todos e de um governo democrático, de modo que a democracia seja participativa.

6 Incíclicas sobre a D.S.I. : Leão XIII: Rerum Novarum (Das coisas novas) . 1931: Pio IX: Quadragésimo Anno (Quarenta anos) . 1961: João XXIII: Mater et Magistra (Mãe e Mestra) . 1963: João XXIII: Pacem in Terris (Paz na Terra) . 1965: Conc. Vat II: Gaudim et Spes (Alegrias e Esperanças) . 1967: Paulo VI: Populorum Progressio (Desenv. Povos) . 1971: Paulo VI: Octogesima Adveniens (Chegando a octogésima . 1975: Paulo VI: Evangelii Nuntiandi (Anunciar Evangelho) . 1979: João Paulo II: Redemptor Hominis (Redentor do Homem . 1981: João Paulo II: Laborem Exercens (Mediante o Trabalho) . 1987: João Paulo II: Sollicitudo Rei Socialis (Cuidado c/ Social . 1991: João Paulo II: Centesimus Annus (Cem anos) . 1995: João Paulo II: Evangelium Vitae (O evangelho da Vida) . 2009: Bento XVI: Caritas in Veritate (Caridade em Verdade)

7 Alguns temas da D.S.I A dignidade do homem: Direitos humanos
Igualdade entre todas as pessoas Propriedade privada e pública Trabalho e salário: Sistema Salarial Greves, sindicatos, políticas e políticos O estado e regimes políticos Compromisso socio-político do cristão Ecologia, violência social Paz, ética, justiça, família

8 Método Ver – Julgar - Agir

9 VER Há em nossa sociedade indivíduos ou grupos que ajudam a manter este problema por estarem tirando vantagens econômicas? Há líderes em comunidade local, estadual, federal ou internacional que querem a continuação deste problema para que possam conquistar ou se manter no poder ? Há pessoas ou grupos que estão perdendo a importância ou “posição”social por causa deste problema ? Quem são eles? Que atitudes temos nós tomado que possam ajudar a criar, manter ou sustentar este problema?

10 JULGAR Que diz a Bíblia sobre este problema?
É possível identificar algumas declarações da Igreja, feitas por um Papa, um Concílio ou um grupo de Bispos, que possam aplicar a este problema? Trabalhar pela justiça social exige uma espiritualidade profundamente radicada nas Escrituras. Somos chamados a ser evangelizadores e transformadores sociais, por isso rezamos, refletimos e procuramos agir de acordo com plano de Deus.

11 AGIR Qual a solução para este problema?
Como cristãos católicos e cidadãos, como membro do ECC o que podemos fazer para resolver este problema? Que recursos temos para nos ajudar a cumprir este plano de atuação? É possível conseguir parcerias que nos possam ajudar? Existe algum aspecto deste problema que possamos resolver já? Qual deve ser o primeiro passo a dar nessa direção?

12 FOME NO MUNDO VER

13 A fome no mundo hoje - FAO
850 milhões passaram fome em 2007; 923 milhões passaram fome em 2008; 51 milhões estão na América Latina; 55 milhões de crianças desnutridas; Os investimentos em agricultura caíram de 17% para 3% entre 1980 e 2006; Neste período a população mundial aumentou em 80 milhões de pessoas; Os biocombustíveis privaram o mundo de 100 milhões de toneladas de milho, trigo e soja; São necessários 30 bilhões de dólares ao ano para irradicar a fome. É 5% do valor usado para socorrer a crise financeira mundial em 2008/2009.

14

15

16 FOME - JULGAR “A Evangelização exige a promoção humana”. (Paulo VI)
“Venham voces que são abençoados por meu Pai. Eu estava com fome e voces me deram de comer”.(Mt 25,35); “Dai-lhes vós mesmos de comer”(Mc 6,37) “Onde vamos comprar pão para eles comerem? Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço a cada um” (Jo 6,7) “Um irmão não tem o que vestir e lhes falta o pão de cada dia e voce diz: “vão em paz, se aqueçam e comam bastante”. Que adianta isso? A fé sem obras é completamente morta” (Tg 2,14-17 “A Evangelização exige a promoção humana”. (Paulo VI)

17 FOME - AGIR 75% das pessoas vítimas da fome no mundo moram em áreas rurais. É preciso uma ênfase especial na agricultura familiar e no desenvolvimento rural; Dar acesso a financiamentos. Em 1984 U$ 6,7 bilhões em 2006 caiu para U$ 3,9 bilhões. Diminuir a produção de alimentos para biocombustíveis, Investimento em educação, trabalho e geração de renda; Investimento nas mulheres agricultoras já que representam 60% das pessoas que passam fome.

18 CRISE DA ÁGUA

19 A crise da água A água doce, indispensável à vida, é um recurso renovável, mas relativamente escasso em algumas regiões da Terra; Menos de 3% de toda água existente no mundo é de água doce; 1/3 do corpo humano é água, por isso a pessoa precisa ingerir 2 litros de água por dia; Anualmente, a agricultura é responsável por 65% do uso e 87% do consumo total de água no mundo; A indústria usa 24% e consome 4% da água; O aumento da população mundial, o desperdício e o uso inadequado podem esgotar ou degradar este recurso.

20

21

22

23 ÁGUA - JULGAR “E o Espírito de Deus pairava sobre as águas…”.(Gn 1,2); “Eu faço esta água ficar boa…E a água se tornou potável até o dia de hoje”(2Rs 2,21) “Vou derramar água no chão seco e córregos na terra seca; Vou derramar meu Espírito sobre seus filhos e a minha benção sobre os seus descendentes”.(Is 44,3) “Quem der ainda que seja apenas um copo de água fria a um desses meus pequeninos… Não perderá a sua recompensa”. (Mt 10,42) “Será que nós podemos negar a água do Batismo a estas pessoas que receberam o Espírito Santo”. (At 10,47)

24 ÁGUA - AGIR

25 ECOLOGIA

26 VER A Biodiversidade do Brasil suscita cobiça internacional;
Há crescimento na extinção de espécies; Existem agressões a cultura indígena; Recursos naturais sendo patenteados; Água e terra tratados como mercadoria; Exploração predatória da natureza; Monoculturas; Biocomvustíveis Desvalorização da agricultura familiar Falta de cisternas para os semi áridos .

27

28 ECOLOGIA - JULGAR “Devemos considerar a Criação como um dom a nós confiado, para que se torne um jardim de Deus” (Bento XVI) “Que o homem domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”(Gn 1,26) “O que nós esperamos são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça”.(2 Pd 3,13) “Que possamos usar os bens que passam para abraçar os que não passam”. (Missal Romano)

29 ECOLOGIA - AGIR Fazer coleta seletiva de lixo e reciclagem;
Economizar energia: escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético; não deixar em stand by; Utilize uma sacola não descartável para as compras Plante árvores. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida; Compre alimentos produzidos na sua região; Use de modo racional a água e os bens da Criação; Não usar produtos com substâncias nocivas para a camada de ozônio; Preservar as florestas, fauna e flora.

30 FAMÍLIA

31 VER Passagem de uma sociedade rural para uma sociedade urbana;
O rápido crescimento demográfico; O progresso da socialização; Baixíssimo índice de nupcialidade; Alta porcentagem de nascimentos de uniões ocasionais; Crescente e alto índice de desagragação familiar, pelo divórcio, pelo abandono do lar, pelas desordens sexuais; Acentuação do hedonisno e do erotismo; Sérios problemas de moradia Má distribuição dos bens de consumo; Prática de 2,5 milhões de aborto por ano (Brasil)

32 FAMÍLIA - JULGAR “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26) “O homem se voltará para o se criador”(Is 17,7) “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois serão uma só carne”.(Mt 19,5) “O que Deus uniu o homem não deve separar”. (Mt 19,6) “Cada um de voces ame a sua mulher como a sí mesmo, e a mulher respeite o seu marido”(Ef 5,33) “Filhos obedeçam a seus pais no Senhor…”(Ef 6,1) “Pais não dêem aos filhos motivo de revolta contra voces” (Ef 6,4) “Não mate (Ex 20,13)

33 FAMÍLIA - AGIR Evangelizar (testemunho, diálogo, serviço)
Ajudar os jovens a discernir os caminhos de Deus Proteger a família dos pseudo-valores (falsos) Fortalecer o vínculo da igreja doméstica com comunidade eclesial Acompanhar os casais jovens; Educar para a maternidade e paternidade responsáveis; Pomover as crianças e os adolescentes; Valorizar a vida em sua plenitude; Denunciar a prática generalizada dos abortos em nosso país Valorizar o tema da castidade nas campanhas publicitárias

34 PASTORAL FAMILIAR BISPO DIOCESANO CASAL COORDENADOR DIOCESANO
CASAL COORDENADOR PAROQUIAL CASAL SECRETARIA NÚCLEO DE FORMAÇÃO CASAL VICE-SECRETÁRIO NÚCLEO DE ESPIRITUALIDADE CASAL FINANÇA CASAL VICE-FINANÇA SETOR PRÉ-MATRIMONIAL SETOR PÓS-MATRIMONIAL SETOR CASOS ESPECIAIS CASAL COORDENADOR E VICE-COORDENADOR CASAL COORDENADOR E VICE-COORDENADOR CASAL COORDENADOR E VICE-COORDENADOR INFÂNCIA MISSIONÁRIA COROINHAS CURSO DE BATISMO AMIGOS MÁSCARA SEGUE-ME CATEQUESE LITURGIA ACÓLITOS CURSO DE NOIVOS RCC VINDE E VEDE CURSO DE TEOLOGIA PASTORAL DA JUVENTUDE PASTORAL DA CRIANÇA PASTORAL DA SOBRIEDADE PASTORAL VOCACIONAL CAPELINHAS ‘MOVIMENTO MARIANO CURSO DE BATISMO LITURGIA ECC CHAMÁ RCC – VINDE E VEDE CURSO DE TEOLOGIA PASTORAL DA CRIANÇA PASTORAL DA SAÚDE CAPELINHAS MOVIMENTO MARIANO PASTORAL DA SOBRIEDADE CASAIS DE SEGUNDA UNIÃO CASOS DIFÍCEIS NA FAMÍLIA

35 Compromisso concreto da IGREJA
É atender os pedidos do Papa João Paulo II que trate a família como um dos pilares da primeira evangelização e da transmissão contínua da fé em terra brasileira (DPF 10). O compromisso é de zelar, promover e santificar a família, pois “a Igreja e o Estado se sustentam na família”. ( João Paulo II)

36 Missão da IGREJA no MUNDO de Hoje
A Igreja, a todo momento, tem o dever de perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho de tal modo que possa responder, de maneira adaptada a cada geração, as interrogações eternas sobre os significado da vida presente e futura e de suas relações mútuas. É necessário, conhecer e entender o mundo no qual vivemos, suas esperanças, suas aspirações e sua índole frequentemente dramática

37


Carregar ppt "A realidade do mundo à luz dos documentos da Igreja"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google