A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios … hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPOSIÇÃO DAS MÃOS Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios … hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão."— Transcrição da apresentação:

1 IMPOSIÇÃO DAS MÃOS Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios … hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados. (Mc 16,17-18)

2 A mão simboliza o poder 31Israel viu a mão poderosa com que o Senhor actuou contra o Egipto, o povo temeu o Senhor e acreditou nele e em Moisés, seu servo. (Ex 14,31) A mão poderosa do Senhor operou através de Moisés (Dt 34,12;) de Elias (1Reis 18,46); de Isaias (Is 8,11)

3 Imposição das mãos e ritos expiatórios
O Rito do Kippur Sacrifícios expiatórios. Pela imposição das mãos sobre as vítimas, os sacerdotes transferiam nos animais os pecados do povo. (cf. Lv 1,4) «Aarão imporá as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e declarará sobre ele todas as iniquidades dos filhos de Israel» (Lv 16,21)

4 Imposição das mãos para abençoar
Jocob abençoe seus filhos Jocob abençoe seus filhos impondo as mãos sobres a cabeça (Gen 48) Jeus abençoa as crianças Apresentaram a Jesus umas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas… E Jesus, depois de lhes ter imposto as mãos, prosseguiu o seu caminho. (Mt 19,13-

5 Jeus impões as mãos para curar os doentes
Jesus cura um leproso Jeus impões as mãos para curar os doentes 40Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» 41Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.» 42Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado. (Mc 1,40-41)

6 Jeus impões as mãos para curar os doentes
Talita Kum Jeus impões as mãos para curar os doentes Aproximou-se de Jesus um chefe que se prostrou diante dele e disse: «Minha filha acaba de morrer, mas vem impor-lhe a tua mão e viverá.» (Mt 9,18)

7 Cura do cego de Betsaida
Jeus impões as mãos para curar os doentes Jesus deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou: «Vês alguma coisa?» … Em seguida, Jesus impôs-lhe outra vez as mãos sobre os olhos e ele viu perfeitamente. (Mc 8,22-26)

8 Jesus cura e liberta Um dia, de Sábado, numa sinagoga, Jesus curou uma mulher doente por causa de um espírito, há dezoito anos: andava curvada e não podia endireitar-se completamente. Ao vê-la, Jesus chamou-a e disse-lhe: «Mulher, estás livre da tua enfermidade.» 13E impôs-lhe as mãos. No mesmo instante, ela endireitou-se e começou a dar glória a Deus. (Lc 13,10-13) Ao pôr do sol, todos quantos tinham doentes, com diversas enfermidades, levavam-lhos; e Ele, impondo as mãos a cada um deles, curava-os. 41Também de muitos saíam demónios, que gritavam e diziam: «Tu és o Filho de Deus!» (Lc 4,40-41)

9 Paulo cura impondo as mãos
8Ora, o pai de Públio estava retido no leito com febre e disenteria. Paulo foi vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e curou-o. 9Em consequência disso, os outros enfermos da ilha vieram também procurá-lo e foram curados. (Actos 28,8-9)

10 IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E LITURGIA
A imposição das mãos era usada para abençoar e curar. Outro aspecto é para consagrar para uma missão

11 Consagração de Josué Josué foi escolhido por Deus para assumir a responsabilidade de conduzir o povo em lugar de Moisés. Josué, de facto, estava cheio do Espírito do Senhor por Moisés lhe ter imposto as mãos (Dt 34,9). Moisés chamou Josué e apresentou-o diante do sacerdote Eleázar e este diante de toda a assembleia e impôs as mãos sobre ele. (Nm 27,18-23)

12 Paulo escreve a Timóteo
Não descures o carisma que está em ti, e que te foi dado através de uma profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros. (1Tim 4,14) 6Por isso recomendo-te que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos, 7pois Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de bom senso. (2Tim 1,6)

13 Instituição dos 7 diáconos
5A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6Foram apresentados aos Apóstolos que, depois de orarem, lhes impuseram as mãos. (Actos 6,5-6)

14 Envio em missão 2Estando eles a celebrar o culto em honra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.» 3Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir. (Actos 13,2-3)

15 IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO
Existe uma forma de imposição das mãos que é destinada a todos os cristãos para receber o Espírito Santo e curar

16 Efusão do Espírito Santo
Pedro e João desceram até lá e oraram pelos samaritanos para eles receberem o Espírito Santo… iam, então, impondo as mãos sobre eles, e recebiam o Espírito Santo. (Actos 8,17) Em Efeso, Paulo tendo-lhes imposto as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar línguas e a profetizar. 7Eram, ao todo, uns doze homens. (Actos 19,6-7)

17 A cura de Paulo Ananias … impôs as mãos sobre ele e disse: «Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo.» 18Nesse instante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo. (Actos 9,12-18)

18 IMPOSIÇÃO DAS MÃOS NO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
A Igreja recolheu fielmente os ensinamentos da Sagrada Escritura e continua a impor as mãos nos sacramentos

19 Jesus cura impondo as mãos
§699 Jesus impondo as mãos cura os doentes e abençoa as criancinhas. Os apóstolos farão o mesmo. É pela imposição das mãos dos apóstolos que o Espírito Santo é dado. A Igreja conservou este sinal da efusão omnipotente do Espírito Santo em suas epicleses sacramentais.

20 Sacramento da Confirmação
§1288 A imposição das mãos é com razão reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação que perpétua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes."

21 Sacramento da Ordem §1538 … confere um dom do Espírito Santo que permite exercer um "poder sagrado" ("sacra potestas") que só pode vir do próprio Cristo, por meio de sua Igreja. A ordenação também é chamada "consecratio“ … A imposição das mãos do bispo, com a oração consecratória, constitui o sinal visível desta consagração.

22 Sacramento da Ordem § 1558 mediante a imposição das mãos e as palavras da sagração, é concedida a graça do Espírito Santo e impresso o caráter sagrado, de tal modo que os Bispos, de maneira eminente e visível, fazem as vezes do próprio Cristo, Mestre, Pastor e Pontífice

23 Na Celebração dos Sacramentos
§1504 Muitas vezes Jesus pede aos enfermos que creiam. Serve-se de sinais para curar: saliva e imposição das mãos, lama e ablução. Os doentes procuram tocá-lo, "porque dele saía uma força que a todos curava" (Lc 6,19). Também nos sacramentos Cristo continua a nos "tocar" para nos curar.


Carregar ppt "IMPOSIÇÃO DAS MÃOS Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios … hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google