A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Nilcéia Cristina dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Nilcéia Cristina dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Disciplina: Administração Financeira aAssunto: administração das disponibilidades Profa. Nilcéia Cristina dos Santos

2 Administração de Disponibilidades

3 Visão integrada do fluxo de caixa
Principais contas operacionais: contas a receber (clientes); estoques; contas a pagar (fornecedores). Uma das principais funções do tesoureiro é assegurar o equilíbrio financeiro da empresa, controlando eficazmente as atividades de compra, estocagem, vendas e distribuição.

4 Manutenção do saldo mínimo de recursos disponíveis
Uma das finalidades da gestão de caixa é manter um saldo mínimo de recursos que possam ser transformados em dinheiro imediatamente. Finalidades: => pagamento de compromissos financeiros gerados pelas atividades operacionais; => amortização de empréstimos e financiamentos; => desembolsos para investimentos permanentes; => pagamentos de eventos não previstos.

5 Capacidade de obtenção de caixa
Limite máximo de recursos financeiros que a empresa consegue tomar no mercado (de terceiros e acionistas) As atividades da empresa devem ser planejadas dentro do limite da capacidade de obtenção de caixa A capacidade de obtenção de caixa depende, também, da capacidade de geração de caixa operacional

6 Capacidade de geração de caixa operacional
Quadro 6.1 Demonstrações financeiras da “Companhia Giro”. BALANÇO PATRIMONIAL Mês Inicial 1 2 3 4 ATIVO Caixa e Bancos Duplicatas a receber Estoques Imobilizado Total do Ativo PASSIVO Fornecedores Empréstimos bancários-CP Financiamentos-LP Patrimônio líquido Total do Passivo DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO Soma Vendas líquidas (-) Custos ( ) ( ) (-) Despesas ( ) ( ) (=) Lucro Aumento de $ Operações = $ Empréstimo = $ Lucro de $

7 As políticas de capital de giro se preocupam a curto prazo em questões como:
- disponibilidade de matéria-prima e estoque; - concessão de créditos a clientes e cobrança dos atrasados; - vantagens no processo de compra a prazo e descontos por pagamento antecipado. - gestão do caixa e outras disponibilidades; - pagamentos de funcionários, impostos e demais obrigações em dia.


Carregar ppt "Profa. Nilcéia Cristina dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google