A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Tributária Jefferson Bueno. Planejamento para a carga tributária O nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas no Brasil é absurdo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Tributária Jefferson Bueno. Planejamento para a carga tributária O nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas no Brasil é absurdo,"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Tributária Jefferson Bueno

2 Planejamento para a carga tributária O nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas no Brasil é absurdo, chegando a inviabilizar certos negócios. O nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas no Brasil é absurdo, chegando a inviabilizar certos negócios. Empresas quebram com elevadas dívidas fiscais, e nem as recentes “renegociações”, como REFIS, PAES e PAEX, mudaram esse panorama. Empresas quebram com elevadas dívidas fiscais, e nem as recentes “renegociações”, como REFIS, PAES e PAEX, mudaram esse panorama. São mais de 80 tipos de tributos diferentes (entre impostos, taxas e contribuições). São mais de 80 tipos de tributos diferentes (entre impostos, taxas e contribuições). Se torna estratégico a escolha de qual regime tributário optar. Se torna estratégico a escolha de qual regime tributário optar.

3 Lucro Real A expressão lucro real significa o próprio lucro tributável, para fins da legislação do imposto de renda, distinto do lucro líquido apurado contabilmente. A expressão lucro real significa o próprio lucro tributável, para fins da legislação do imposto de renda, distinto do lucro líquido apurado contabilmente. A empresa antecipa mensalmente os tributos com base no faturamento. A empresa antecipa mensalmente os tributos com base no faturamento. O lucro real será determinado a partir do lucro líquido do período de apuração obtido na escrituração comercial (antes da provisão para o imposto de renda) e demonstrado no Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real. O lucro real será determinado a partir do lucro líquido do período de apuração obtido na escrituração comercial (antes da provisão para o imposto de renda) e demonstrado no Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real. Poderão ser compensados, total ou parcialmente, os prejuízos fiscais de períodos de apuração anteriores, desde que observado o limite máximo de 30% (trinta por cento) do lucro líquido. Poderão ser compensados, total ou parcialmente, os prejuízos fiscais de períodos de apuração anteriores, desde que observado o limite máximo de 30% (trinta por cento) do lucro líquido. Em alguns casos as antecipações podem ser superiores aos tributos devidos ocasionando em crédito para a empresa. Em alguns casos as antecipações podem ser superiores aos tributos devidos ocasionando em crédito para a empresa.

4 Lucro Presumido O lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL O lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL ( contribuição social sobre o lucro líquido) das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real. ( contribuição social sobre o lucro líquido) das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real. A opção pelo regime com base no lucro presumido será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano- calendário. A opção pelo regime com base no lucro presumido será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano- calendário. Podem optar pela tributação com base no lucro presumido as empresas que tenham auferido, no ano-calendário anterior, receita total igual ou inferior a R$48.000.000,00 Podem optar pela tributação com base no lucro presumido as empresas que tenham auferido, no ano-calendário anterior, receita total igual ou inferior a R$48.000.000,00 Pode ser uma vantagem para empresas que alcançam margem de lucro maior do que a presumida. Pode ser uma vantagem para empresas que alcançam margem de lucro maior do que a presumida.


Carregar ppt "Gestão Tributária Jefferson Bueno. Planejamento para a carga tributária O nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas no Brasil é absurdo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google