A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Que obra de arte é o homem” William Shakespeare

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Que obra de arte é o homem” William Shakespeare"— Transcrição da apresentação:

1 “Que obra de arte é o homem” William Shakespeare
O Humanismo e o Renascimento

2 Escola de Atenas; Rafael Sanzio, afresco (1508-1511)

3 O Humanismo Humanus (latim): polido, culto, letrado.
“não sendo a rigor uma filosofia, representou um movimento de glorificação do Homem, tornado-o centro de todas as indagações.” (p.119) o interesse pela Antigüidade era um meio para atingir um fim: (...) descobrir aquilo que correspondia aos desejos que sentiam (...), encontrar o Homem, considerado um ser geral, impessoal, universal, que existe, sob a mesma forma, em toda parte.” (p.119) a Antigüidade Greco-Romana é tomada como fonte de inspiração para os Humanistas. (p.119)

4 O Humanismo O seguinte extrato de Pantagruel (1532), de François Rabelais costuma ser citado para ilustrar o espírito do renascimento: Todas as disciplinas são agora ressuscitadas, as línguas estabelecidas: Grego, sem o conhecimento do qual é uma vergonha alguém chamar-se erudito, Hebraico, Caldeu, Latim (...) O mundo inteiro está cheio de acadêmicos, pedagogos altamente cultivados, bibliotecas muito ricas, de tal modo que me parece que nem nos tempos de Platão, de Cícero ou Papinianus, o estudo era tão confortável como o que se vê a nossa volta. (...) Eu vejo que os ladrões de rua, os carrascos, os empregados do estábulo hoje em dia são mais eruditos do que os doutores e pregadores do meu tempo.

5 O Renascimento Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências: transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.

6 O Renascimento O Renascimento está associado ao humanismo, o interesse crescente entre os acadêmicos europeus pelos textos clássicos, em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura européia. No século XVI encontramos paralelamente ao interesse pela civilização clássica, um menosprezo pela Idade Média, associada a expressões como "barbarismo", "ignorância", "escuridão", "gótico", "noite de mil anos" ou "sombrio" (Bernard Cottret).

7 Atividade “a paixão da alma pelos confins do conhecimento ao transpor o limiar da beleza” Ruiz-Domènec “Nós, pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar os movimentos da alma (...) portanto, que tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam na Natureza, para imitar, por mais difíceis que sejam, os múltiplos movimentos da alma.” Leon Batista Alberti “O espaço, a natureza, a perspectiva, a análise sistemática, a nítida objetividade, o valor da experiência, o olhar científico e a latência primordial das coisas dão vigor de sua arte de ‘totalidades herméticas’”. Antonio Gonzáles Pietro “O pintor é dono de todas as coisas que o homem pode imaginar... O que existe no universo por em essência, presença ou imaginação, ele o tem previamente em sua mente e logo em suas mãos” Leonardo da Vinci

8

9 Reforma religiosa foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana e levou subsequentemente ao estabelecimento do Protestantismo. A Reforma teve intuito moralizador, colocando em plano de destaque a moral do indivíduo (conhecedor agora dos textos religiosos, após séculos em que estes eram o domínio privilegiado dos membros da hierarquia eclesiástica). A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma. trata-se da racionalização e reforma da vida do clero: ela denomina a exortação ao regresso aos valores cristãos de cada indivíduo". A Igreja havia criado um meio de salvação no qual para ser salvo, o homem deveria passar por uma série de passos e rituais nos quais, além de Jesus, havia a intercessão de santos, a necessidade de penitências e o pagamento de indulgências que comprariam um pedaço do céu. A Reforma redescobriu o papel de o próprio indivíduo poder se achegar a Deus, e obter o perdão e a sua salvação. Proclama-se, com a Reforma, que o homem seria salvo pela fé e não por obras da carne A invenção da imprensa de Gutenberg e a divulgação da Bíblia em outras línguas e das 95 teses de Luthero.

10 Contra – Reforma Movimento da Igreja Católica de reação á contestação iniciada por Martinho Lutero. A mais importante fundação religiosa, neste século foi a da Companhia de Jesus por Santo Inácio de Loyola. Os jesuítas prestaram o mais relevante serviço ao Pontificado no trabalho da Reforma Católica com as suas missões, a formação do clero e a educação da juventude, na propagação da fé católica e no ensino da sua doutrina. O acontecimento central da Reforma Católica, no entanto foi a convocação do Concílio que reuniu os representantes máximos da Igreja entre 1545 e 1563, onde foram reafirmados os seus princípios. Esta Reforma pretendia reafirmar a fé católica, reformar internamente a Igreja e combater o protestantismo.


Carregar ppt "“Que obra de arte é o homem” William Shakespeare"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google