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1.4 Velocidade e movimentos

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Apresentação em tema: "1.4 Velocidade e movimentos"— Transcrição da apresentação:

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2 1.4 Velocidade e movimentos

3 Observa com atenção as duas situações seguintes:
40 km/h 2 40 km/h 1 À passagem pelo radar, os automóveis apresentam igual velocidade?

4 Observa com atenção as duas situações seguintes:
40 km/h 1 2 À passagem pelo radar, os automóveis apresentam igual velocidade?

5 Podemos afirmar que… 40 km/h 1 2 … ambos passam pelo radar a 40 km/h;
… à passagem pelo radar, os automóveis apresentam a mesma rapidez.

6 A velocidade é uma grandeza vetorial.
40 km/h 1 2 A velocidade é uma grandeza vetorial. Para comparar a velocidade dos automóveis, é necessário conhecer os vetores velocidade de cada um no instante em que passam no radar.

7 Para caraterizar o vetor velocidade, é necessário conhecer:
40 km/h 1 2 Para caraterizar o vetor velocidade, é necessário conhecer: o ponto de aplicação do vetor; a direção do movimento; o sentido do movimento; a intensidade (valor).

8 Voltemos ao ponto em que os dois automóveis passaram pelo radar.
40 km/h 1 2 Voltemos ao ponto em que os dois automóveis passaram pelo radar.

9 v v Velocidade do automóvel 1 Velocidade do automóvel 2 40 km/h 1 2
Escala 40 km/h Velocidade do automóvel 1 Velocidade do automóvel 2 ponto de aplicação automóvel 1 ponto de aplicação automóvel 2 são diferentes direção horizontal direção oblíqua sentido da esquerda para a direita sentido esq. / direita ou cima / baixo intensidade 40 km/h intensidade 40 km/h

10 Como os vetores são diferentes, a velocidade dos veículos é diferente.
40 km/h 1 2 v v Escala 40 km/h Como os vetores são diferentes, a velocidade dos veículos é diferente.

11 Compara a velocidade dos automóveis seguintes
nos pontos indicados.

12 v v Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? 40 km/h 40 km/h 1 2
Escala 40 km/h Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? Sim, os vetores velocidade dos dois automóveis apresentam: igual direção (horizontal); igual sentido (da esquerda para a direita); igual intensidade (40 km/h).

13 v v Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? 40 km/h 40 km/h 2 1
Escala 40 km/h Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? Não, os vetores velocidade dos dois automóveis apresentam: igual direção (horizontal); diferente sentido; igual intensidade (40 km/h).

14 v v Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? 40 km/h 40 km/h 2 1
Escala 40 km/h Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? Não, os vetores velocidade dos dois automóveis apresentam: diferente direção; diferente sentido; igual intensidade (40 km/h).

15 v v Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? 40 km/h 20 km/h 1 2
Escala 40 km/h Os automóveis 1 e 2 têm velocidades iguais? Não, os vetores velocidade dos dois automóveis apresentam: igual direção (horizontal); igual sentido (da esquerda para a direita); diferente intensidade.

16 A velocidade é uma grandeza vetorial.
Para caraterizar o vetor velocidade de um corpo é necessário indicar o seu ponto de aplicação, a sua direção, o sentido e intensidade. Dois corpos têm a mesma velocidade quando o respetivo movimento tem a mesma direção, o mesmo sentido e a mesma intensidade. Atividade interativa

17 Movimento retilíneo uniforme

18 Observa atentamente o movimento do automóvel
5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 10 20 30 Posição (x)/m 40 Observa atentamente o movimento do automóvel que vai passar na estrada acima. O que concluis?

19 v v v v v Ao longo do movimento, o automóvel apresentou:
5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s Escala 5 m/s v v v v v 10 20 30 Posição (x) / m 40 Ao longo do movimento, o automóvel apresentou: uma trajetória retilínea sem inversão de sentido; uma velocidade constante (uniforme). Os corpos nestas condições apresentam movimento retilíneo uniforme (MRU).

20 v À velocidade de 5 m/s, quantos segundos são necessários
Escala 5 m/s v 10 20 30 Posição (x) / m 40 tempo 0 s tempo 2 s tempo 4 s tempo 6 s tempo 8 s À velocidade de 5 m/s, quantos segundos são necessários para o automóvel percorrer… os primeiros 10 metros? os 40 metros? Observa novamente o movimento e confirma as tuas respostas. A cada segundo que passa, o automóvel percorre 5 metros.

21 v Para estudar o movimento do automóvel,
5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s Escala 5 m/s v 10 20 30 Posição (x) / m 40 tempo 0 s tempo 2 s tempo 4 s tempo 6 s tempo 8 s Para estudar o movimento do automóvel, é importante representar graficamente… … a posição em função do tempo; … a velocidade em função do tempo.

22 A cada dois segundos, o automóvel percorre 10 metros.
5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s Escala 5 m/s v 10 20 30 Posição (x) / m 40 tempo 0 s tempo 2 s tempo 4 s tempo 6 s tempo 8 s Posição em função do tempo A cada dois segundos, o automóvel percorre 10 metros. x/m t/s 6 4 2 30 20 10 8 40 Há proporcionalidade direta entre a distância percorrida e o intervalo de tempo necessário para a percorrer.

23 v 5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 5 m/s 10 20 30 40 Posição em função do tempo
Escala 5 m/s v 10 20 30 Posição (x) / m 40 tempo 0 s tempo 2 s tempo 4 s tempo 6 s tempo 8 s Posição em função do tempo Velocidade em função do tempo x/m t/s 6 4 2 30 20 10 8 40 v/ m/s t/s 6 4 2 3 1 8 5

24 Um corpo que se move em linha reta, sem inverter
o sentido do movimento, e com velocidade constante, tem movimento retilíneo uniforme (MRU). No movimento retilíneo uniforme (MRU) há proporcionalidade direta entre a distância percorrida e o intervalo de tempo necessário para a percorrer.


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