A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisioterapia Geriatrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisioterapia Geriatrica"— Transcrição da apresentação:

1 Fisioterapia Geriatrica
Instituições Asilares Centros- dia “Cuidadores de Idosos”

2 “O cuidado deve ser construído em um processo de interação interpessoal, pressupondo, co-participação de experiências e crescimento do esforço comum em conhecer a realidade que se busca mudar, não permitindo uma relação de dominação e manipulação do que cuida sobre o que é cuidado.” Paulo Freire

3 Introdução A longevidade do ser humano está aumentando e em nosso país ela esbarra nos diversos problemas sociais. Os fatores sócio econômicos exercem importante influência tanto nos aspectos psicológicos como físicos do envelhecimento.

4 Desafio Público!!! Crescimento de idosos portadores de incapacidades.
Causas: freqüência das doenças crônicas e a longevidade atual dos brasileiros. Novos Desafios para o sistema de saúde instalado no Brasil:a prevenção das doenças crônicas e degenerativas, a assistência à saúde dos idosos dependentes e o suporte aos cuidadores familiares.

5 Estudos revelam que cerca de 40% dos indivíduos com 65 anos ou mais de idade precisam de algum tipo de ajuda para realizar pelo menos uma tarefa como fazer compras, cuidar das finanças, preparar refeições e limpar a casa.

6 O Cuidador Trata-se da pessoa que tem a incumbência de realizar as tarefas para as quais o idoso não tem mais possibilidade; tarefas que vão desde a higiene pessoal até a administração financeira da família.

7 O cuidador: O CUIDADOR é uma pessoa, envolvida no processo de “cuidar do outro” – o idoso - com quem vivencia uma experiência contínua de aprendizagem e que resulta na descoberta de potencialidades mútuas.

8 De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 283:
CUIDADOR DE IDOSOS Pessoa capacitada para auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar atividades da vida diária.

9 Fundamentação Legal Portaria Nº 73, de Normas de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso; Estatuto do Idoso – Lei Nº , de outubro de 2003; LEI Nº DE 12/ Classificação segundo as modalidades de atendimento e dá outras providências; Resolução - RDC Nº 283, DE 26 09/ Normas de Funcionamento para ILPIs

10 O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece essa ocupação desde 2001, considerada relevante para um país como o Brasil, que tem 15 milhões de pessoas idosas, com estimativa de 31,8 milhões em Ele está capacitado a atuar em diversas instâncias junto aos idosos no cuidado e assistência, nas atividades de convivência e lazer; aspectos da cidadania e das políticas públicas e criação de negócios direcionados para a população da terceira idade.

11 Esse profissional está capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana. Oferece cuidado e/ou suporte ao idoso, desempenhando atividades relacionadas ao seu bem-estar físico, mental, social e legal, diretamente ou por meio de empresas voltadas a esse público.

12 Perfil do Cuidador 98% dos casos pesquisados, o cuidador era alguém da família, predominantemente do sexo feminino (92,9%). A maior parte era formada de esposas (44,1%), seguidas pelas filhas (31,3%); as noras e as irmãs não foram freqüentes. O cuidador familiar revelou-se o ator social principal na dinâmica dos cuidados pessoais necessários às atividades de vida diária dos portadores de lesões que lhe tiraram a independência; contudo, 67,9% dos cuidadores entrevistados prestavam estes cuidados sem nenhum tipo de ajuda.

13 Porque preparar os cuidadores de idosos?
Considerando a relevância da integralidade do sujeito (Todo) Importância das políticas que contemplam os aspectos globais do envelhecimento Atuação dos profissionais, seja na área assistencial ou de planejamento (dificuldade em assistir o idoso) Na perspectiva de contribuir para um envelhecimento digno, melhorando a assistência ao idoso (em especial o fragilizado).

14 Competências pessoais
Manter capacidade e preparo fisico, emocional e espiritual Cuidar da sua aparência e higiene pessoal Demonstrar educação e boas maneiras Adaptar-se a diferentes estruturas e padrões familiares e comunitários Respeitar a privacidade da Família e cuidado Demonstrar sensibilidade e paciência

15 Saber ouvir Perceber e suprir carências afetivas Manter a calma em situações críticas Demonstrar discrição Observar e tomar resoluções Em situações especiais, superar seus limites físicos e emocionais Manter otimismo em situações adversas Reconhecer suas limitações e quando e onde procurar ajuda

16 Demonstrar criatividade
Lidar com a agressividade Lidar com seus sentimentos negativos e frustações Lidar com perdas e mortes Buscar informações e orientações técnicas Obedecer normas e estatutos Reciclar-se e atualizar-se por meio de encontros, palestras, cursos e seminários

17 Dominar noções primárias de saúde
Dominar técnicas de movimentação para não se machucar Dominar noções de economia e atividade doméstica Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala Conciliar tempo de trabalho com tempo de folga Doar-se Demonstrar honestidade Conduta moral

18 Competências e habilidades do cuidador de idosos
Ter conhecimento das principais adaptações ambientais necessárias à segurança do idoso Garantir lazer e evitar ociosidade do idoso Interpretar melhor as atitudes de seu paciente

19 Compreender um pouco do processo de envelhecimento fisiológico e suas peculiaridades
Conhecer as principais alterações patológicas observadas no processo de envelhecimento Conhecer as políticas e programas de atenção ao idoso   

20 Conclusão È necessário preparar e orientar quem cuida diretamente dos nossos pacientes, considerando a situação sócio-econômica e a dificuldade dos idosos e/ou família em manter um profissional especializado ou pelo menos adequado à sua situação, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

21 O Cuidador é sempre o principal personagem para garantir a efetivação das recomendações para a manutenção da saúde do nosso paciente.


Carregar ppt "Fisioterapia Geriatrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google