A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identidade da Pastoral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identidade da Pastoral"— Transcrição da apresentação:

1 Identidade da Pastoral
A Identidade da Pastoral da Sobriedade é o Grupo de Autoajuda. Porque: Consolida o desenvolvimento das ações concretas da Pastoral da Sobriedade na Igreja. É a resposta em cada uma das Paróquias para o tratamento das dependências.

2 Identidade da Pastoral
Atua nas frentes da Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinserção Familiar e Social e Atuação Política. O Grupo de Autoajuda trabalha o Programa de Vida Nova nas reuniões semanais.

3 Identidade da Pastoral
O Programa de Vida Nova: está fundamentado no Evangelho e na Doutrina da Igreja. contém a Missão da Pastoral. cumpre as Exigências Permanentes da Evangelização.

4 Identidade da Pastoral
acata as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB. atinge o Objetivo da Pastoral. traz da morte para a vida. O Programa de Vida Nova traz a proposta de busca da sobriedade como um estilo de vida. É uma pedagogia de fé que leva a uma conversão

5 Identidade da Pastoral
Evangeliza nos chama a vivenciar os sacramentos também se utiliza das ferramentas da ciência. O Programa de Vida Nova recupera todos os que perseveram na vivência dos 12 Passos nas reuniões semanais do Grupo de Autoajuda.

6 Identidade da Pastoral
O Grupo de Autoajuda O Grupo de Autoajuda é a metodologia adotada pela Pastoral da Sobriedade para o tratamento das dependências. É considerado pela ciência um recurso eficaz para esse tratamento por ser utilizado com o objetivo de restaurar o equilíbrio emocional das pessoas que compartilham as mesmas dificuldades.

7 Identidade da Pastoral
No Grupo de Autoajuda, as pessoas aprendem a lidar e a resolver seus problemas através da ajuda mútua. Durante a partilha das experiências de vida os participantes conseguem identificar parte de sua própria história pelo sofrimento, pela experiência e pelos anseios dos outros. Através do relato das experiências do outro, cada um tem maior possibilidade de perceber a si mesmo e de entender as pessoas com as quais convive. No Grupo de Autoajuda as pessoas orientam suas vidas, buscam o autoconhecimento e novas formas de solucionar os problemas que as afligem.

8 Identidade da Pastoral
O Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade utiliza o modelo sistêmico para ajudar as famílias a encontrarem soluções aos abalos que sofrem quando um ou mais membros estão afetados pela dependência química. O paradigma sistêmico não está restrito à psicologia, mas a uma nova forma de pensar da ciência, que auxilia o sistema familiar na busca do equilíbrio. A dificuldade de um dos membros da família é compartilhada por todos e, cada um, tem sua participação e responsabilidade no processo de mudança.

9 Identidade da Pastoral
O Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade é desenvolvido através de reuniões semanais. Essas reuniões estão baseadas na reflexão e na vivência de 12 temas bíblicos que pretendem levar a uma conversão, a um Programa de Vida Nova. Isto porque a Pastoral da Sobriedade não se limita apenas em bloquear o uso da droga e o abuso do álcool, mas propõe a redescoberta do verdadeiro sentido da vida.

10 Identidade da Pastoral
O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química abrangendo o grupo familiar, sem, porém, promover um confronto entre eles. O dependente participa buscando a libertação, a sobriedade, o familiar participa para se orientar e ajudar de maneira efetiva na recuperação de seu dependente.

11 Identidade da Pastoral
Assim, através de uma interação dinâmica pela partilha da experiência de vida de cada participante que acontece nos grupos de partilha, dependentes e familiares tomam consciência dos problemas que estão prejudicando o bom relacionamento entre eles.

12 Identidade da Pastoral
A reflexão de cada um dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade, aos poucos, vai tornando dependentes e familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro, estimulando a mudança de comportamento pessoal. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará a demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, as que fazem parte da própria família.

13 Identidade da Pastoral
Outro elemento importante nesse processo é a escuta. Quando a pessoa se abre para ouvir o outro, torna-se capaz de abrir o coração para experimentar a Terapia do Amor e do Perdão. Essa experiência promove relações afetivas saudáveis, na qual o amor prevalece e leva a um processo de conversão alicerçado na vivência do Programa de Vida Nova.

14 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda É PASTORAL – EVANGELIZA. Exerce seu apostolado em resposta ao problema social da dependência química, em comunhão com as diretrizes da Paróquia, da Diocese e da CNBB. GRUPO ABERTO - qualquer pessoa pode participar a qualquer momento. NÃO SE LIMITA À DEPENDÊNCIA QUÍMICA trabalha qualquer tipo de dependência.

15 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda A CONSCIENTIZAÇÃO É PESSOAL Cada participante analisa sua própria vida. Busca o auto-conhecimento. Cada pessoa partilha sua própria experiência de vida, fala de si mesmo. A partir da experiência do outro, a pessoa através de um processo de conscientização, busca a mudança do seu próprio comportamento.

16 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda NÃO PERMITE ACONSELHAMENTO O grupo de autoajuda é um recurso que a Pastoral da Sobriedade está usando no tratamento das dependências, sem haver necessidade da condução ou supervisão de especialistas. O Coordenador do Grupo de Partilha tem a função de conduzir a partilha, apenas mantendo a ordem, acolhendo, convidando a responder os questionamentos do dia e dando vez e voz aos participantes.

17 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda NÃO SEPARA AS PESSOAS POR CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA O grupo de autoajuda trabalha todos na mesma reunião independente de sua condição. Apenas no momento do Grupo de Partilha as pessoas com grau de parentesco ficam em grupos diferentes para não provocar confronto. NÃO SE LIMITA A BLOQUEAR O USO DAS DROGAS propõe a redescoberta da dignidade e do verdadeiro sentido da vida.

18 CNBB - Coordenação Nacional de Formação
Curso de Agente Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus.


Carregar ppt "Identidade da Pastoral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google