A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raio-X Qual a radiação maxima que um corpo poderá ser exposto sem sofrer consequencias nocivas para a saúde?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raio-X Qual a radiação maxima que um corpo poderá ser exposto sem sofrer consequencias nocivas para a saúde?"— Transcrição da apresentação:

1 Raio-X Qual a radiação maxima que um corpo poderá ser exposto sem sofrer consequencias nocivas para a saúde?

2 Em geral considera-se que o meio ambiente (afastado de qualquer fonte radioactiva) é inofensivo: emite uma radiação inferior a 0,00012 mSv/h .

3 Níveis de dose de radiaçao :
0,0025 a 0,0075 mSv/h >100 mSv/h de 0,02 a 2 mSv/h de 2 a 100 mSv/h de 0,0075 a 0,02 mSv/h O risco para a saúde não só depende da intensidade da radiação e a duração da exposição, mas também do tipo de tecido afectado pela radiação e da sua capacidade de absorção.

4 Utilização médica Na medicina os raios X são utilizados para observações medicinais sobre a condição dos órgãos internos, pesquisas de fracturas, tratamento de tumores, cancro e doenças ósseas ( radiografias) . Podendo também ser utilizados para finalidades terapêuticas com uma irradiação aproximada de cinco mil a sete mil Rads, sobre pequenas áreas do corpo. No ser humano a exposição continua aos raios X podem causar vermelhidão da pele, queimaduras por raios x ou em casos mais graves de exposição, mutações do DNA.

5 Doses por raio-x podemos comparar a exposição à radiação de uma radiografia do tórax ao equivalente à quantidade de exposição à radiação no nosso ambiente natural durante 10 dias.

6 Para uma extremidade ( ex: pé) é 0
Para uma extremidade ( ex: pé) é mSv, o equivalente a menos de um dia Para uma radiografia á espinha a dose de radiação efectiva é de aproximadamente 1.5 mSv , o equivalente a 6 meses comparado á radiação que recebemos naturalmente.

7 Outras utilizações do raio-x
Pesquisa de materiais Nos laboratórios de análises físico químicas os Raios X tem largo espectro de utilização, sendo na maioria da vezes utilizados no exame de fractura de peças e condições de fundição. Segurança Para a inspecção de bagagens e cargas o raio-X é muito utilizado pois a luz ao ser difractada através de um cristal é dividida em diversos espectros de onda , e quando os sensores captam algumas faixas de espectro estas são amplificadas e digitalizadas, formando imagens


Carregar ppt "Raio-X Qual a radiação maxima que um corpo poderá ser exposto sem sofrer consequencias nocivas para a saúde?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google