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Resolução de Problemas Durante a Inicialização

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Apresentação em tema: "Resolução de Problemas Durante a Inicialização"— Transcrição da apresentação:

1 Resolução de Problemas Durante a Inicialização
Série para profissionais de suporte – parte I: Resolução de Problemas Durante a Inicialização Persio Sposito Microsoft Operation Head Trainer Olá pessoal, Meu nome é Persio Sposito e sou o Head de treinamentos do PSS-C na Operação MS. Estaremos juntos durante alguns minutos em mais um webcast da nova série sobre Windows XP. Espero que aproveitem bem e boa sorte!

2 Agenda O Perfil do Profissional de Suporte
Compreendendo o processo de Boot do Windows XP Arquivos de Inicialização e Registro Ferramentas para a Resolução de Problemas. Estudo de Casos Simulações Este é o módulo 03: onde abordaremos o “Processo de Boot” e os nossos objetivos serão: Discutir os componentes de um PC. Definir BIOS e sua relação com o processo de boot. Rever os conceitos básicos de discos (Disks, Partitions, MBR, Boot Sector). Identificar métodos para repara arquivos de boot. Conhecer a localização de arquivos de registro utilizados na inicialização. Definir Serviços e indetificar quando são carregados. Discutir sobre contas de usuário e perfis. Conhecer os locais onde aplicativos são iniciados (registro, Grupo Inicializar, etc). Delinear passo-a-passo a resolução de problemas durante o processo de boot.

3 O PROFISSIONAL DE SUPORTE

4 Analista: Generalista Procura a informação Pesquisa muito Baseia-se na experiência prévia para analisar o ambiente Resolução de problemas Técnico: Especializado Conhece a informação Pesquisa pouco Baseia-se na experiência prévia para atuar no processo Instalação e manutenção de sistemas

5 COMPREENDENDO O PROCESSO DE BOOT

6 Tópicos Fases do Processo de Boot Inicial Phase (Pré-inicialização)
Boot Loader Phase (inicialização) Kernel (Núcleo) Logon Phase (Logon) Tabela de Erros de Drivers

7 Fases do Processo de Boot
O processo de boot do Windows XP divide-se basicamente em 4 fases: 1 2 3 4 Initial Phase (Pré-inicialização) Boot Loader Phase (Inicialização) Kernel Phase (Núcleo) Logon Phase (Logon) Processo de Boot: O processo de boot do windows XP acontece basicamente em quatro fases distintas. São elas: Initial, Boot Loader, Kernel e Logon Phases. Conhecer o processo de boot do windows, ajuda muito na hora de diagnosticar que tipo de problema pode causar falhas e dificuldades na inicialização do sistema. A seguir, veremos os detalhes do que acontece em cada uma dessas fases. Estas 4 fases compreendem desde o momento de ligar o equipamento até o carregamento do sistema operacional.

8 1 – Inicial Phase (Pré-Inicialização)
Power on Self Test (POST) A pré-inicialização começa no momento em que o equipamento é ligado. Compreende 2 fases: POST - Executará as rotinas de verificação de hardware MBR - Identifica e inicia a partição. Carrega o arquivo NTLDR. MBR Bootsector KB320397: Você recebe uma mensagem de erro "Falta NTLDR" quando inicia o seu computador. KB318728: Como solucionar a mensagem de erro "Falta NTLDR" no Windows

9 2 – Boot Loader Phase (Inicialização)
O NTLDR carrega primeiro o BOOT.INI usando-o para determinar qual S.O. será carregado. O NTDETECT.COM detecta as informações básicas de hardware do computador. é nessa fase que podemos escolher o perfil de hardware. A HAL é carregada e em seguida a chave de registro HKLM\System\Select, onde o Ntldr determinará o conjunto de controles que será carregado. HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM em: %SystemRoot%\system32\Config\System Boot.ini Determina o SO a ser carregado NTDETECT.com Informações básicas de hardware e perfil NTLDR HAL Filtro entre o Hardware e o núcleo (Kernel) HKLM\system Chave que contém o conjunto de controles KB298898: Como Determinar a Camada de Abstração de Hardware (HAL) Utilizada no Windows XP

10 2 – Boot Loader Phase (Inicialização)
Chave de registro onde o NTLDR carregará o conjunto de controles NTLDR

11 3 – Kernel Phase (Núcleo)
O NTLDR passa o controle para o Kernel: O arquivo Kernel pode ter duas versões distintas Ntoskrnl.exe para um único processador Ntkrnlmp.exe para multi-processadores Durante a fase de inicialização do núcleo serão executadas 4 tarefas sequenciais: Kernel Phase. Nessa fase, o kernel utiliza as informações passadas anteriormente pelo NTLDR para criar a chave HKLM\Hardware, que conterá toda a informação coletada pelo NTLDR anteriormente. O processo é basicamente simples pois todos os dispositivos com valor de 1 serão carregados nesta fase. Problemas ocorridos nessa fase quase sempre estão relacionados a drivers inconsistentes que estão sendo carregados. O passo mais simples para a resolução de problemas nessa fase é tentar uma inicialização em modo seguro, assim podemos determinar se um driver ou serviço de 3ºs está inicializando e causando o problema. Alguns erros comuns nesta fase são: - NTOSKRNL está ausente ou corrompido - C:\winnt\system32\config\systemCED está ausente ou corrompido System hive error Criação da Chave HARDWARE Clone do conjunto de Controles Carregamento e inicialização de Drivers Inicialização de Serviços

12 3 – Kernel Phase (Núcleo)
Criação da Chave HARDWARE Clone do conjunto de Controles Carregamento e inicialização de Drivers Inicialização de Serviços Durante a primeira tarefa o núcleo cria a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE\Hardware O núcleo utiliza os dados carregados anteriormente na fase de detecção de hardware. Kernel Phase. Nessa fase, o kernel utiliza as informações passadas anteriormente pelo NTLDR para criar a chave HKLM\Hardware, que conterá toda a informação coletada pelo NTLDR anteriormente. O processo é basicamente simples pois todos os dispositivos com valor de 1 serão carregados nesta fase. Problemas ocorridos nessa fase quase sempre estão relacionados a drivers inconsistentes que estão sendo carregados. O passo mais simples para a resolução de problemas nessa fase é tentar uma inicialização em modo seguro, assim podemos determinar se um driver ou serviço de 3ºs está inicializando e causando o problema. Alguns erros comuns nesta fase são: - NTOSKRNL está ausente ou corrompido - C:\winnt\system32\config\systemCED está ausente ou corrompido System hive error

13 3 – Kernel Phase (Núcleo)
Criação da Chave HARDWARE Clone do conjunto de Controles Carregamento e inicialização de Drivers Inicialização de Serviços Em seguida, o núcleo cria um clone do conjunto de controles referentes ao valor Default da chave Select em HKLM\System. O clone é idêntico ao conjunto de controles carregados anteriormente pelo NTLDR. Kernel Phase. Nessa fase, o kernel utiliza as informações passadas anteriormente pelo NTLDR para criar a chave HKLM\Hardware, que conterá toda a informação coletada pelo NTLDR anteriormente. O processo é basicamente simples pois todos os dispositivos com valor de 1 serão carregados nesta fase. Problemas ocorridos nessa fase quase sempre estão relacionados a drivers inconsistentes que estão sendo carregados. O passo mais simples para a resolução de problemas nessa fase é tentar uma inicialização em modo seguro, assim podemos determinar se um driver ou serviço de 3ºs está inicializando e causando o problema. Alguns erros comuns nesta fase são: - NTOSKRNL está ausente ou corrompido - C:\winnt\system32\config\systemCED está ausente ou corrompido System hive error

14 3 – Kernel Phase (Núcleo)
Criação da Chave HARDWARE Clone do conjunto de Controles Carregamento e inicialização de Drivers Inicialização de Serviços Na terceira tarefa o núcleo inicializa os drivers vistos na fase anterior. Em seguida o núcleo carrega os drivers com valor Start igual a 1 na chave de registro HKLM\System\CurrentControlSet\Services Kernel Phase. Nessa fase, o kernel utiliza as informações passadas anteriormente pelo NTLDR para criar a chave HKLM\Hardware, que conterá toda a informação coletada pelo NTLDR anteriormente. O processo é basicamente simples pois todos os dispositivos com valor de 1 serão carregados nesta fase. Problemas ocorridos nessa fase quase sempre estão relacionados a drivers inconsistentes que estão sendo carregados. O passo mais simples para a resolução de problemas nessa fase é tentar uma inicialização em modo seguro, assim podemos determinar se um driver ou serviço de 3ºs está inicializando e causando o problema. Alguns erros comuns nesta fase são: - NTOSKRNL está ausente ou corrompido - C:\winnt\system32\config\systemCED está ausente ou corrompido System hive error

15 3 – Kernel Phase (Núcleo)
Criação da Chave HARDWARE Clone do conjunto de Controles Carregamento e inicialização de Drivers Inicialização de Serviços O Gerenciador de sessão (Session Manager - Smss.exe) é inicializado. Ele é responsável por carregar todos os subsistemas e serviços essenciais. Win32 Winlogon Os dispositivos de estrada/Saída, a interface gráfica do usuário (GUI) e o processo Winlogon são iniciados. Conclui-se aqui a fase de núcleo e inicia-se a fase Logon. Kernel Phase. Nessa fase, o kernel utiliza as informações passadas anteriormente pelo NTLDR para criar a chave HKLM\Hardware, que conterá toda a informação coletada pelo NTLDR anteriormente. O processo é basicamente simples pois todos os dispositivos com valor de 1 serão carregados nesta fase. Problemas ocorridos nessa fase quase sempre estão relacionados a drivers inconsistentes que estão sendo carregados. O passo mais simples para a resolução de problemas nessa fase é tentar uma inicialização em modo seguro, assim podemos determinar se um driver ou serviço de 3ºs está inicializando e causando o problema. Alguns erros comuns nesta fase são: - NTOSKRNL está ausente ou corrompido - C:\winnt\system32\config\systemCED está ausente ou corrompido System hive error

16 4 – Logon Para concluir, o Serviço de Autoridade de Segurança Local (Lsass.exe) é inicializado. A tela de Login aparecer. Serviços com da chave HKLM\System\CurrentControlSet\Services com start value igual ou maior que “2” são inicializados. A última tarefa é fazer uma cópida do conjunto de controles bem sucedidos para criar a Última Configuração Válida (Last Know Good). Para finalizar a Logon Phase. Nela é inicializando o serviço Lsass.exe, que é o servidor local de autenticação de segurança, gerando o processo responsável pela autenticação de usuários para o serviço Winlogon. Ao término desta fase, o usuário estará logado no sitema e o desktop finalmente aparece. Erros que podem acontecer nesta fase podem ter relação com softwares como Novell e PC anywhere da Symantec (caso estejam instalados).

17 Tabela de Erros 0 = IGNORAR; continua o processo.
1 = NORMAL; Mensagem de erro. 2 = GRAVE; Falha na inicialização. Reinicia com LKG. 3 = CRÍTICO; Falha na inicialização. Reinicia com LKG. caso já esteja usando LKG, exibe uma mensagem de erro. Para finalizar a Logon Phase. Nela é inicializando o serviço Lsass.exe, que é o servidor local de autenticação de segurança, gerando o processo responsável pela autenticação de usuários para o serviço Winlogon. Ao término desta fase, o usuário estará logado no sitema e o desktop finalmente aparece. Erros que podem acontecer nesta fase podem ter relação com softwares como Novell e PC anywhere da Symantec (caso estejam instalados).

18 DEMO Hardware básico Vamos discutir sobre componentes, periféricos, hardware e ferramentas para manutenção.

19 ARQUIVOS DE INICIALIZAÇÃO E REGISTRO
Hardware básico Vamos discutir sobre componentes, periféricos, hardware e ferramentas para manutenção.

20 Arquivos e Executáveis
NTLDR NTDetect.com Boot.ini \Windows\System32\NTOSKrnl.exe – este é o kernel do sistema. Ele também pode ser NTKrnlMP.exe no caso de multi-processadores. \Windows\System32\HAL.dll – Este é o arquivo HAL - Hardware Abstraction Layer, que implementa o acesso direto aos hardwares necessários pelo kernel. Pode haver várias versões desse arquivo, caso a máquina suporte o ACPI - Advanced Configuration and Power Interface (assim como multi-processadores). Arquivos de Inicialização: Como vimos anteriormente no Processo de boot do sistema, alguns arquivos são necessário, nesta tela temos um resumo dos principais. Existem outros arquivos necessários para o boot mas estes são os principais além de serem carregados logo no início do processo de boot.

21 Registro O registro consiste em uma série de arquivos que armazenam informações de configuração do Windows, drivers e aplicativos. Costumamos chamar essas informações do registro de chaves. Os locais onde os arquivos de registro ficam armazenados, são vários mas os principais são: %windir%\system32\config contem informações relacionadas às configurações do computador %userprofile% contem informações relacionadas aos usuário. Registro: O registro consiste em uma série de arquivos que armazenam informações de configuração do Windows, drivers e aplicativos. Costumamos chamar de chaves, essas informações do registro. Os locais onde os arquivos de registro ficam armazenados, são vários mas os principais são: - %windir%\system32\config contem informações relacionadas às configurações do computador %userprofile% contem informações relacionadas os usuário. KB : Descrição do registro do Microsoft Windows KB : Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

22 Registro: Máquina A nível de computador %windir%\system32\config as informações do registro incluem: Default: este arquivo contém o perfir padrão, usado para criar novos perfis de usuário. Também contém as configurações que o computador utiliza antes de um usuário logar-se ao sistema. As configurações para este arquivo estão na chave HKU\Default. SAM: contém informações de grupo e usuário local. Encontra-se em HKLM\SAM Security: armazena as políticas e informações de segurança que abrangem todo o sistema. Encontra-se em HKLM\SECURITY Software: contém as informações pertinentes a instalação dos softwares e aplicativos. Sua chave é HKLM\SOFTWARE System: este arquivo contem as informações necessárias para a inicialização do computador, isso inclui drivers, serviços e opções de configuração básicas do Windows. Sua chave é HKLM\SYSTEM A nível do computador, as informações de registro incluem: Default: este arquivo contém o perfir padrão, usado para criar novos perfis de usuário. Também contém as configurações que o computador utiliza ates de um usuário logar-se ao sistema. As configurações para este arquivo estão na chave HKU\Default SAM: contém informações de grupo e usuário local. Encontra-se em HKLM\SAM Security: armazena as políticas e informações de segurança que abrangem todo o sistema. Encontra-se em HKLM\SECURITY Software: contém as informações pertinentes a instalação dos softwares e aplicativos. Sua chave é HKLM\SOFTWARE System: este arquivo contem as informações necessárias para a inicialização do computador, isso inclui drivers, serviços e opções de configuração básicas do windows. Sua chave é HKLM\SYSTEM KB : Descrição do registo do Microsoft Windows KB : Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

23 Registro: Usuário Registro a nível de usuário %userprofile% são:
NTUSER.DAT. que contém as configurações e informações do usuário, armazenadas em HKEY_CURRENT_USER (HKCU), que exibe o registro pertinente ao usuario logado, exibido também em HKEY_USERS. Também existe uma cópia do arquivo NTUSER.DAT na pasta DEFAULT USER que é utilizado para criar os registros para novos perfis de usuário. Já em nível de usuário, as informações de registro inclue somente o NTUSER.DAT que contém as configurações e informações do usuário, armazenadas em HKEY_CURRENT_USER (HKCU) que exibe o registro pertinente ao usuario logado. Também existe uma cópia do arquivo NTUSER.DAT na pasta DEFAULT USER que é utilizado para criar os registros para novos perfis de usuário. KB : Descrição do registo do Microsoft Windows KB : Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

24 Drivers Drivers são os softwares que dão suporte para dispositivos de hardware no computador ou mesmo adicionar funcionalidades ao sistema. Exemplos incluem: Adaptador de Vídeo Controladores de Disco Adaptadores de Rede Drivers Assinados são aqueles que passaram nos testes de compatibilidade e estabilidade da MS. Drivers não assinados podem até funcionar, mas não existe nenhuma garantia disso. Ao atender problemas que sejam causados por drivers, foque sempre nos não assinados. . Adaptadore de video: que dá as funcionalidades básicas do adaptador de vídeo Disk Controller Driver: suporta a interface de hardware que conectas os Hds com a placa-mãe Network Protocol Driver: implementam os protocolos de rede. Eles não suportam um dispositivo de hardware, mas adicionam funcionalidades ao sistema que estarão disponíveis a todos os usuários. Drivers Assinados são aqueles que passaram nos testes de compatibilidade e estabilidade da MS. Drivers não assinados podem até funcionar, mas não existe nenhuma garantia disso. Ao atender problemas que sejam causados por drivers, foque sempre nos não assinados. KB : PROCEDIMENTOS: Gerenciar dispositivos no Windows XP KB : Como verificar controladores de dispositivo não assinados no Windows XP KB : Como Solucionar Problemas com Conflitos de Dispositivo usando o Gerenciador de Dispositivos

25 Drivers: Formas de Resolução
Modo Seguro: útil para resolução de problemas com drivers, pois utiliza somente os drivers mais críticos ao inicializar o sistema. Gerenciador de Dispositivos: (devmgmt.msc). Desconectar hardware não-essencial: Isso inclui dispositivos Universal Serial Bus (USB), assim como outros dispositivos externos não necessários para inicializar o PC. O comando Disable no Console de Recuperação permite desabilitar drivers e serviços mesmo que não seja possível inicializar o SO em Modo Seguro. Ferramentas úteis na resolução de problemas com drivers: Primeiramente nosso já conhecido Modo Seguro, que é útil pois ao subir o sistema nesse modo somente os drivers críticos para a inicialização serão carregados. Se o problema não ocorrer no modo seguro use o gerenciador de dispositivos para desabilitar dispositivos não-críticos (a não ser que exista uma documentação que identifica este ou aquele dispositivo, o mesmo só será identificado por tentativa e erro). This is recommended only when clear information that points to a particular driver as the cause of the issue is available. Because only a subset of drivers is used in Safe Mode, failures of this type are infrequent. These tools will be explained in more detail in a later module. Outra pratica é desconectar hardwares não essenciais, geralmente dispositivos externos, USB, etc (já que a desconexão de outros componentes internos do micro seria inviável durante o suporte por telefone). KB : PROCEDIMENTOS: Gerenciar dispositivos no Windows XP KB : Como verificar controladores de dispositivo não assinados no Windows XP KB : Como solucionar Problemas com Conflitos de Dispositivo usando o Gerenciador de Dispositivos

26 Serviços Serviços são similares a aplicativos na inicialização do SO, porém são executados independentemente do usuário logar no computador. Alguns serviços iniciam automaticamente enquanto outros somente a medida que são necessários. Para serviços que dependem de outros, a ordem de dependência prevaleça, ou seja, se o serviço Y necessita do serviço X para ser executado, então o serviço X será inicializado primeiro. Tasklist /scv No prompt de comando, a ferramenta Tasklist exibe uma lista de processos ativos. A opção /SVC mostra a lista de serviços ativos em cada processo. Para obter mais informações sobre um processo, Serviços: São similares aos programas do computador porém são executados independente do usuário estar logado no sistema. Alguns inicializam automaticamente enquanto outros o fazem somente quando necessário. Para serviços que dependem de outros, a ordem de dependência prevaleça, ou seja, se o serviço Y necessita do serviço X para ser executado, então o serviço X será inicializado primeiro. Embora os serviços inicializem antes do usuário logar-se, é possível que alguns o façam somente após o logon do usuário, isto porque o windows permite o logon assim que os serviços essenciais estejam iniciados. KB : Uma Descrição de Svchost.exe no Windows XP

27 Serviços: Ferramentas de Resolução
Services MMC snap-in (Services.msc) System Configuration Utility (MSConfig.exe) Mais uma vez, o comando Disable no Console de Recuperação permite definir serviços e drivers mesmo que não seja possível inicializar o SO em Modo Seguro. O comando Taskist /svc é a ferramenta de prompt de comando que exibe a lista serviços e drivers. Serviços: O snap-in Services.msc, cuja interface exibe a lista de serviços da máquina. Para cada um deles podemos definir os parâmetros de inicalização como (Automático, Manual ou Desabilitado), modificar os serviços por conta de usuário, alterar ações de recuperação e falhas e as dependencias entre os serviços. O já conhecido MSconfig onde podemos basicamente listar e desabilitar os serviços que estão rodando. Finalmente pelo Recovery Console, podemos utilizar o comando Disable para desabilitar serviços mesmo que não possamos inicializar o windows em modo seguro. O comando listServices (LISTSVC) é utilizado para exibir uma lista de serviços e drivers. KB892199: Não consegue iniciar o serviço 'Firewall do Windows' no Windows XP Service Pack 2

28 Logon: Conta e Perfil Logon de usuário é o processo de validação da conta de usuário através de uma base de segurança local (ou dominio), carregando as configurações pessoais do usuário. Problemas em Contas Normalmente envolvem erros do tipo Acesso Negado ou que o usuário não pode fazer logon. Prática recomendada: fazer logon como um outro usuário. Perfil de usuário Corrompido Resultam em Área de trabalho vazia, erros durante o logon. Logon O logon é o processo de validar o usuário numa base de dados segura, tanto localmente como no domínio, carregando seus perfis e configurações. Para resolver problemas de de logon, é importante identificar se o caso está relacionado com permissões de ususário Problemas na conta do usuário Perfil corrompido Ou aplicativos e serviços configurados para inicializar automaticamente. Os problemas de conta são geralmente causados por erros que indicam: Acesso Negado, usuário não pode logar, ou problemas com senhas. A primeira coisa a fazer nesses casos é tentar logar como outro usuário. Perfis corrompidos resultam em erros e falhas diversas durante o logon e desktops vazios/sem ícones. A resolução também envolve, na maioria dos casos, logar-se como outro usuário para tentar isolar o problema.

29 Logon: Aplicativos Locais de onde aplicativos podem iniciar automaticamente: • Máquina Chave: HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run • Usuário Chave: HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run • Pasta Inicializar geral: \Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\inicializar • Pasta Inicializar do usuário: \Documents and Settings\<nomedousuário>\Menu Iniciar\inicializar • Tarefas Agendadas: Painel de Controle\tarefas Agendadas. Pasta que contém programas à serem executados periodicamente. Pode conter itens agendados para executar durante a inicialização. • Win.ini (rare): método de inicialização usado por versões antigas do Windows. é possível embora raro. • RunOnce and RunOnceEx Keys: mesmos locias das chaves Machine e User Run, mas chamadas RunOnce e RunOnceEx. Itens nesses locais são inicializados e depois deletados da chave. Ainda no Logon: Existe a preocupação constante com os aplicativos que inicializam automáticamente com o PC, nisso estão inclusos tanto programas comuns no mercado como Winamp, ICQ e os Antiv-vírus, como também programas maliciosos que podem ter sido instalados no PC com ou sem o conhecimento do usuário (normalmente esses programas maliciosos também inicializam algum serviço para envio de dados do usuário, abrir portas do micro e etc. Normalmente os aplicativos que inicializam junto com o windows são a causa mais comum de problemas e queda na performance do PC, assim como também podem causar erros que geram menssagens na inicialização. Pelo fato das aplicações carregarem somente após o usuário se logar (repetindo: somente após o usuário se logar), fica mais fácil identificar quando a causa é um aplicativo.

30 FERRAMENTAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

31 Guia Rápido: Reunindo Informações
Aparece alguma mensagem de erro ou sintoma? Começou a ocorrer recentemente? Qual a última ação tomada? Foram instaladas atualizações recentemente? Instalou novos componentes de hardware? KB310353: Como executar uma inicialização limpa no Windows XP KB310560: Como Resolver Problemas Através do Utilitário 'Msconfig' no Windows XP KB316434: Como executar a solução de problemas com inicialização limpa avançada no Windows XP KB308041: Recursos para solucionar problemas de inicialização no Windows XP

32 Guia Rápido: Melhores Práticas
Efeitos Causa ou Resolução Safe Mode/Clean Boot Hardware/Drivers Problemas de Performance? Inicie Explorer.exe Safe Mode/Clean Boot Tentar com outro Logon de usuário Desktop vazio/em branco/sem nada? Safe Mode Tentar com outro Logon de usuário Perfil de usuário corrompido Problema no logon? LKG – Última Configuração Válida Safe Mode/Clean Boot Hardware/Drivers Problema entre a janela de inicialização e o logon? LKG – Última Configuração Válida Safe Mode/Clean Boot Hardware/Drivers Problemas no menu de inicialização KB : ROCEDIMENTOS: Inicie o computador com o recurso Última configuração válida

33 Bios O (BIOS) Basic Input Output System para PC de arquitetura x86 é a programação mais básica necessária para inicializar o hardware, acessar discos e carregar o sistema operacional. Considerações: Erros no Power On Self Test (POST) Atualizações de BIOS O BIOS, ou Basic Input-Output System desenhado para a computadores de arquitetura x86 é a programação mais básica necessária para inicializar o hardware, acessar discos e carregar o sistema operacional. Não há muito segredo nos erros que podem acontecer nessa etapa pois normalmente são fáceis de identificar. Entre eles estão: Erros no POST, ou seja, em alguma das etapas de auto-diagnóstico do hardware. Significa que algum componente essencial não está funcionando corretamente E atualizações de BIOS para versões incorretas ou incompatíveis. (lembrando que isso é questão de MCP)

34 Console de Recuperação
Aplicação: É possível ativar e desativar serviços, unidades de formatação, ler e gravar dados em uma unidade local (incluindo unidades formatadas para usar o sistema de arquivos NTFS) e executar quaisquer outras tarefas administrativas. Requer 7 mb no disco. Não dispensa totalmente o uso do CD de instalação do Windows Instalação: Com o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM, clique em Iniciar e em Executar. Na caixa Abrir, digite d:\i386\winnt32.exe /cmdcons na qual d é a letra de unidade de CD-ROM te os componentes temos: Disco: que é o hardware propriamente dito, onde os dados são armazenados. Existem 2 tipos: os discos magnéticos e ópticos. Partição: serve para dividir espaço de memória ou armazenamento em secções isoladas. Pode-se particionar um disco de modo que cada partição se comporte como um disco separado (normalmente útil para instalar 2 ou mais SOs). MBR: um pequeno programa que é executado quando um computados inicializa. Tipicamente o MBR reside no primeiro setor do HD. Esse programa inicia o processo de boot procurando pela tabela de partição para determinar qual delas usar. Somente então ele transfere o controle ao Boot Sector daquela partição, que por sua vez continua o processo de boot. Podemos criar o MBR com o comando FDISK /MBR. Tabela de partição: Gravada no início do HD, essa tabela contém informações sobre o início e final de cada partição e fica armazenada no MBR. Quanto a ferramentas temos: O CHKDSK /f verifica a integridade do sistema de arquivos e tenta corrigir quaisquer problemas com o volume A opção /R é usada para localizar setores ruins no espaço livre do volume. Quando /R é usada, o CHKDSK tenta ler todos os setores do volume para confirmar se o setor pode ser usado. KB307654: Como instalar e usar o Console de recuperação no Windows XP

35 Console de Recuperação
A caixa de diálogo de Instalação do Windows descreve a opção do Console de recuperação. Clique em Sim para confirmar a instalação. te os componentes temos: Disco: que é o hardware propriamente dito, onde os dados são armazenados. Existem 2 tipos: os discos magnéticos e ópticos. Partição: serve para dividir espaço de memória ou armazenamento em secções isoladas. Pode-se particionar um disco de modo que cada partição se comporte como um disco separado (normalmente útil para instalar 2 ou mais SOs). MBR: um pequeno programa que é executado quando um computados inicializa. Tipicamente o MBR reside no primeiro setor do HD. Esse programa inicia o processo de boot procurando pela tabela de partição para determinar qual delas usar. Somente então ele transfere o controle ao Boot Sector daquela partição, que por sua vez continua o processo de boot. Podemos criar o MBR com o comando FDISK /MBR. Tabela de partição: Gravada no início do HD, essa tabela contém informações sobre o início e final de cada partição e fica armazenada no MBR. Quanto a ferramentas temos: O CHKDSK /f verifica a integridade do sistema de arquivos e tenta corrigir quaisquer problemas com o volume A opção /R é usada para localizar setores ruins no espaço livre do volume. Quando /R é usada, o CHKDSK tenta ler todos os setores do volume para confirmar se o setor pode ser usado. KB307654: Como instalar e usar o Console de recuperação no Windows XP

36 Gerenciador de Tarefas
Quando não for possível acionar programas utilize Ctrl+Alt+Del para abrir o gerenciador de Tarefas e inicie uma nova tarefa através dele. te os componentes temos: Disco: que é o hardware propriamente dito, onde os dados são armazenados. Existem 2 tipos: os discos magnéticos e ópticos. Partição: serve para dividir espaço de memória ou armazenamento em secções isoladas. Pode-se particionar um disco de modo que cada partição se comporte como um disco separado (normalmente útil para instalar 2 ou mais SOs). MBR: um pequeno programa que é executado quando um computados inicializa. Tipicamente o MBR reside no primeiro setor do HD. Esse programa inicia o processo de boot procurando pela tabela de partição para determinar qual delas usar. Somente então ele transfere o controle ao Boot Sector daquela partição, que por sua vez continua o processo de boot. Podemos criar o MBR com o comando FDISK /MBR. Tabela de partição: Gravada no início do HD, essa tabela contém informações sobre o início e final de cada partição e fica armazenada no MBR. Quanto a ferramentas temos: O CHKDSK /f verifica a integridade do sistema de arquivos e tenta corrigir quaisquer problemas com o volume A opção /R é usada para localizar setores ruins no espaço livre do volume. Quando /R é usada, o CHKDSK tenta ler todos os setores do volume para confirmar se o setor pode ser usado.

37 Discos de Inicialização
Aplicação: Disponíveis apenas via download, são úteis quando não é possível iniciar a instalação a partir do CD-ROM. Instalação: Fazer o download de acordo com o sistema: Win XP Pro: WinXP SP1 Pro WinXP SP2 Pro te os componentes temos: Disco: que é o hardware propriamente dito, onde os dados são armazenados. Existem 2 tipos: os discos magnéticos e ópticos. Partição: serve para dividir espaço de memória ou armazenamento em secções isoladas. Pode-se particionar um disco de modo que cada partição se comporte como um disco separado (normalmente útil para instalar 2 ou mais SOs). MBR: um pequeno programa que é executado quando um computados inicializa. Tipicamente o MBR reside no primeiro setor do HD. Esse programa inicia o processo de boot procurando pela tabela de partição para determinar qual delas usar. Somente então ele transfere o controle ao Boot Sector daquela partição, que por sua vez continua o processo de boot. Podemos criar o MBR com o comando FDISK /MBR. Tabela de partição: Gravada no início do HD, essa tabela contém informações sobre o início e final de cada partição e fica armazenada no MBR. Quanto a ferramentas temos: O CHKDSK /f verifica a integridade do sistema de arquivos e tenta corrigir quaisquer problemas com o volume A opção /R é usada para localizar setores ruins no espaço livre do volume. Quando /R é usada, o CHKDSK tenta ler todos os setores do volume para confirmar se o setor pode ser usado. KB310994: Como obter os discos de inicialização de Instalação do Windows XP

38 Discos de Inicialização
Crie os discos seguindo as instruções do programa: (6 discos serão necessários) te os componentes temos: Disco: que é o hardware propriamente dito, onde os dados são armazenados. Existem 2 tipos: os discos magnéticos e ópticos. Partição: serve para dividir espaço de memória ou armazenamento em secções isoladas. Pode-se particionar um disco de modo que cada partição se comporte como um disco separado (normalmente útil para instalar 2 ou mais SOs). MBR: um pequeno programa que é executado quando um computados inicializa. Tipicamente o MBR reside no primeiro setor do HD. Esse programa inicia o processo de boot procurando pela tabela de partição para determinar qual delas usar. Somente então ele transfere o controle ao Boot Sector daquela partição, que por sua vez continua o processo de boot. Podemos criar o MBR com o comando FDISK /MBR. Tabela de partição: Gravada no início do HD, essa tabela contém informações sobre o início e final de cada partição e fica armazenada no MBR. Quanto a ferramentas temos: O CHKDSK /f verifica a integridade do sistema de arquivos e tenta corrigir quaisquer problemas com o volume A opção /R é usada para localizar setores ruins no espaço livre do volume. Quando /R é usada, o CHKDSK tenta ler todos os setores do volume para confirmar se o setor pode ser usado.

39 Ferramentas de Discos CHKDSK – Executa uma varredura nos discos a procura de danos e erros. NOTA: Ao executar o utilitário Chkdsk no modo de apenas leitura num volume que utiliza o sistema de arquivos NTFS, o utilitário Chkdsk poderá não detectar danos na estrutura do disco. /f para reinicializar a região de dados $logfile e corrigir os danos. /r para reparar os erros encontrados durante a varredura do disco FIXBOOT – escreve um novo setor de boot na partição FIXMBR – repara o MBR do disco de inicialização (C:) te os componentes temos: Disco: que é o hardware propriamente dito, onde os dados são armazenados. Existem 2 tipos: os discos magnéticos e ópticos. Partição: serve para dividir espaço de memória ou armazenamento em secções isoladas. Pode-se particionar um disco de modo que cada partição se comporte como um disco separado (normalmente útil para instalar 2 ou mais SOs). MBR: um pequeno programa que é executado quando um computados inicializa. Tipicamente o MBR reside no primeiro setor do HD. Esse programa inicia o processo de boot procurando pela tabela de partição para determinar qual delas usar. Somente então ele transfere o controle ao Boot Sector daquela partição, que por sua vez continua o processo de boot. Podemos criar o MBR com o comando FDISK /MBR. Tabela de partição: Gravada no início do HD, essa tabela contém informações sobre o início e final de cada partição e fica armazenada no MBR. Quanto a ferramentas temos: O CHKDSK /f verifica a integridade do sistema de arquivos e tenta corrigir quaisquer problemas com o volume A opção /R é usada para localizar setores ruins no espaço livre do volume. Quando /R é usada, o CHKDSK tenta ler todos os setores do volume para confirmar se o setor pode ser usado. KB 69013: FDISK /MBR reescreve o registo mestre de inicialização. KB : Uma Explicação Sobre o CHKDSK e das Novas Opções /C e /I KB : Mensagem de erro "Sistema operacional não encontrado" ou "Sistema operacional ausente" ao iniciar seu computador com Windows XP

40 Modo Seguro O Modo Seguro é um passo essencial para a resolução de vários problemas com o Windows XP. Se o computador não apresentar o problema no modo seguro, podemos ter várias causas: ● Driver de um dispositivo de hardware ● Serviços que estão sendo carregados na inicialização ● Aplicativos que estão sendo carregados na inicialização Note: Issues that do not occur while logged on as Administrator in Safe Mode could also be a result of user permissions or user profile issues. If you have only tested Safe Mode with Administrator, test using the user’s normal account in Safe Mode to rule out these issues.

41 Boot Logging O Log de Boot pode ser habilitado pressionando F8 durante a inicialização. Essa função cria um log que lista cada driver que for inicializado. Os dados são gravados em %windir%\ntbtlog.txt. Exemplos de entradas que representam drivers não carregados: Did not load driver \SystemRoot\System32\DRIVERS\mydriver.sys Driver não carregado \SystemRoot\system32\DRIVERS\rdbss.sys Driver não carregado \SystemRoot\system32\DRIVERS\mrxsmb.sys O Log de boot é habilitado quando você inicia o computador em Modo Seguro, Modo Seguro com Rede e Modo Seguro com prompt de comando. Nota: o Log de Boot começa a coletar as entradas a partir do NTOSKRNL, mas somente grava o arquivo ntbtlog.txt após a inicialização do serviço Smss.exe. WARNING: existem arquivos smss.exe registrados como o trojan Win32.Ladex.a Session Manager SubSystem responsável por gerenciar as sessões rodando no computador. Note: smss.exe is also a process which is registered as the Win32.Ladex.a Trojan. This Trojan allows attackers to access your computer, stealing passwords and personal data. Because of this the log file may not be present after failures early in the boot process. Also note: The boot log is not overwritten on each boot. New data is appended at the end of the file. To view the latest information, read this file from the bottom up.

42 Resolução: passo-a-passo
Quando o Modo Seguro está funcional mas o Modo Normal não, siga as seguintes etapas: 1. Proceda com a inicialização normal e utilize o MSconfig seguindo os passos deste artigo: KB310353: Como executar uma inicialização limpa no Windows XP 2. Se o problema persistir marque a opção /BASEVIDEO na guia Boot.ini. Reinicie o computador. Veja também: KB315222: Uma Descrição das Opções de Inicialização no Modo de Segurança do Windows XP 3. Remova o hardware não essencial e reinicie. 2. Even with the most aggressive clean boot documented in that article, start MSConfig a. If the issue is resolved, check for updated video drivers. b. If the issue is not resolved, uncheck the /BASEVIDEO option and continue with the troubleshooting. 4. when starting normally with non-essential hardware disconnected from the computer

43 Resolução: passo-a-passo
4. Se o erro não acontece ao iniciar normalmente após a remoção: A. Conecte os dispositivos um de cada vez, reiniciando em seguida. B. Remova o dispositivo e atualize o driver utilizando o Gerenciador de Dispositivos. - Abra o prompt de comando. - Digite os comandos: Para mais detalhes sobre os comandos veja: KB315539: Device Manager Does Not Display Devices That Are Not Connected to the Windows XP-Based Computer. 4. Repeat until you find the device with the malfunctioning driver. Locate the problem device and double-click it. Also check for any non-present devices (displayed with a faded icon), and delete the devices that are not needed. Pay particular attention to nonpresent devices that are duplicates of currently active devices. These are known as “ghosted devices” This should open Device Manager. Click the View menu and then click Show hidden devices.

44 Resolução: passo-a-passo
C. Localize dispositivos com problema ou não-presentes (com o ícone esmaecido). D. Verifique a guia Driver para determinar qual sua a versão e data. E. Verifique se o driver é assinado. (datas a partir de agosto/2004 e o Microsoft Windows Publisher como signatário digital indicam drivers atualizados pelo SP2). F. Confirme as informações através do botão Detalhes do Driver f. Check to see if the driver is signed. If the device is using a driver that shows Microsoft Windows Publisher as the Digital Signer, and the date and time match SP2 (August, 2004), then the device is likely using a driver updated with SP2. i. Clique em detlahes do drivers para se certificar que ele tem a mesma informação. If not, check the device manufacturer’s web site for updated drivers or remove the device from Device Manager. ii. If all files match in version or date/time, use the Roll Back Driver button on the Driver tab of the device Properties. This should restore the previous driver version in use. g. If the device driver is not signed, or shows a different Digital Signer, check Windows Update for updated driver versions available from Microsoft. If no updated versions are available, check the device manufacturer’s web site for updated drivers or remove the device from Device Manager.

45 Resolução: passo-a-passo
G. Se o driver não for assinado ou suas informações não coincidirem, procure por versões atualizadas no Windows Update. H. Caso não existam atualizações, volte na guia Drivers e anote os arquivos listados. Em seguida basta renomeá-los em: Windows\System32\Drivers e reinstalar o driver. 5. If no updated drivers are available, check the Driver tab again, and note the driver files listed. Then delete the device in Device Manager, rename the files in the \Windows\System32\Drivers folder and reinstall the device. This process can resolve cases where the driver files are corrupt.

46 Resolução: passo-a-passo
5. Se o erro persistir no modo normal. Crie um novo perfil de hadware. A. Em Perfis de Hardware copie o perfil atual e reinicie selecionando o novo. B. Abra o Gerenciador de Dispositivos e remova todos os drivers não essenciais: - Bluetooth Radios - Controladores IEEE 1394 - Dispositivos de Infra-vermelho - Modems - Adaptadores de Rede - Adaptadores PCMCIA “Universal Serial Bus Controllers” (somente se o PC não tiver teclado e mouse USB) C. Atingindo uma configuração adequada, reabilite os dispositivos em grupos para isolar o problema. Exclua o perfil no final do processo. c. Select the current hardware profile and then click the Copy button to make a duplicate profile. Name this profile “Test”. d. Restart the computer, and select the Test profile when prompted during the boot process. e. Open Device Manager and disable non-essential devices. Note all devices that you disable so that they can be re-enabled at the end of the troubleshooting. Non-essential devices would include those in the following categories: - Sound, video and game controllers Devices in the “Universal Serial Bus Controllers” category can be disabled, but only if the computer is not using a USB keyboard or mouse. f. When you reach a configuration where the computer is able to boot to Normal Mode, re-enable devices in groups to narrow down the particular device/driver causing the issue. g. Continue with the following steps after isolating the problem device. When the troubleshooting is complete, restart the computer in the original hardware profile. Then go back to the Hardware Profiles list from System Properties and delete the Test profile.

47 DEMO* Hardware básico Vamos discutir sobre componentes, periféricos, hardware e ferramentas para manutenção. *Beta

48 ESTUDO DE CASOS Resolução

49 Windows não pode ser iniciado porque arquivo esta ausente ou corrompido C:\Windows\System32\hal.dll
KB314477 Utilizou o software “X para criação de partições" e após alguns procedimentos iniciou com erro: Windows não pode ser iniciado porque arquivo esta ausente ou corrompido \windows\system32\hal.dll CAUSA: Este comportamento pode ocorrer se qualquer ou algumas das condições a seguir forem verdadeiras: O valor Default na seção [Boot Loader] do arquivo Boot.ini está faltando ou é inválido. O Windows XP não está instalado no local especificado no arquivo Boot.ini. O arquivo Ntoskrnl.exe está faltando ou danificado O caminho da partição no arquivo Boot.ini não está definido corretamente. Falha geral de hardware. Resolução KB314477: O Windows Não Pode Iniciar Devido ao um Problema de Configuração de Hardware de Disco do Computador KB289022: PROCEDIMENTOS: Editar o arquivo boot.ini no Windows XP

50 O Windows XP não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido: \Windows\System32\Config\System KB307545 No prompt de comando do Console de recuperação, digite as seguintes linhas, pressionando ENTER após digitar cada linha: md tmp copy c:\windows\system32\config\system c:\windows\tmp\system.bak copy c:\windows\system32\config\software c:\windows\tmp\software.bak copy c:\windows\system32\config\sam c:\windows\tmp\sam.bak copy c:\windows\system32\config\security c:\windows\tmp\security.bak copy c:\windows\system32\config\default c:\windows\tmp\default.bak delete c:\windows\system32\config\system delete c:\windows\system32\config\software delete c:\windows\system32\config\sam delete c:\windows\system32\config\security delete c:\windows\system32\config\default copy c:\windows\repair\system c:\windows\system32\config\system copy c:\windows\repair\software c:\windows\system32\config\software copy c:\windows\repair\sam c:\windows\system32\config\sam copy c:\windows\repair\security c:\windows\system32\config\security copy c:\windows Resolução KB307545: Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

51 Top 10 do suporte em S.O. Configuração de Rede ponto a ponto.
Documentação: Configuração do protocolo TCP/IP Não visualiza nem instala atualizações do site do Windows Update. O Windows Update Para de Responder em 0% Enquanto Verifica as Atualizações Documentação Método 1: Fechar software acelerador de internet. Método 2: Remover software acelerador instalado. Método 3: Desativar Detectar automaticamente as configurações no Microsoft Internet Explorer Método 4: Fazer o download manualmente e instalar os controles do Windows Update Resolução KB307545: Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

52 Top 10 do suporte em S.O. Problema com o arquivo autoexec.nt ao abrir ou instalar um programa. KB324767 Não executa Limpeza de Disco no sistema. Q812248 Não abre Ajuda e Suporte. No Inicar / Executar / cmd, executar os seguintes comandos: net stop helpsvc [ENTER] CD\ [ENTER] cd /d Windows \pchealth\helpctr [ENTER] rd packagestore /s /q [ENTER] cd binaries [ENTER] start /w helpsvc /svchost netsvcs /regserver /install [ENTER] Em seguida reiniciar o equipamento. Resolução KB307545: Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

53 Top 10 do suporte em S.O. Sistema lento na utilização.
Documentação Visualiza AAAA ao invés do ano no Windows Explorer. No painel de controle, Opções Regionais e Idiomas, mudar o idioma para Inglês (EUA), aplicar e depois mudar o idioma novamente para Português (Brasil). Ao realizar pesquisas em arquivos através do campo "Uma palavra ou frase no arquivo" o processo não funciona. Q309173, acessar o editor de registro ( regedit ) e na chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\ContentIndex“ selecionar o ítem "FilterFilesWithUnknownExtensions" e atribuir o valor 1em Dados do Valor. Em seguida reiniciar o equipamento. Não consegue conectar-se através de conexão ADSL com a conta Convidado. A conta Guest não tem direitos suficientes para conexão através de ADSL Resolução KB307545: Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

54 Para Pensar! PROBLEMA: Ao iniciar não aparece a Barra de Tarefas e ocorre erro: Título: Explorer.exe Erro: Não foi possível localizar o componente. Este aplicativo não pode ser iniciado por que não foi encontrado browseui.dll. A Reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.   SOLUÇÃO: Reiniciamos selecionando Última Configuração Válida. Ocorreu o mesmo. Reiniciamos selecionando Modo Seguro e então gerou o erro. Pressionamos Ctrl + Alt + Del e executamos nova tarefa: regsvr32 browseui.dll --> Este aplicativo não pode ser iniciado. explorer.exe --> Mesmo erro appwiz.cpl --> Abriu normalmente. Após abrir o Adicionar/Remover Programas ativamos a opção Exibir Atualizações. Procuramos pela atualização kb Não localizou a atualização (ID: SRX ). Abrimos o Prompt de Comando. Copiamos browseui.dll de outra máquina que estava funcionando normalmente para um disquete. Verificamos e a dll não existe na pasta C:\Windows\System32. Substituímos a dll através da outra máquina. Reiniciamos e funcionou normalmente. Resolução KB307545: Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP

55 SIMULAÇÕES Resolução

56 Caso 01: Cenário Trava em tela preta durante a Inicialização.
Seu cliente indica que desde que realizou o upgrade do Windows 98 para o Windows XP, o computador frequentemente “falha antes de abrir o Windows”. Quando isso acontece, o computador para numa tela “preta/vazia”. Reiniciando o computador às vezes permite que ele inicie normalmente. O computador é um equipamento OEM com diversos dispositivos externos conectados (joystick, câmera e scanner). O problema não acontecia antes de atualizar para o Windows XP. Resolução OBJETIVO: Identificar a origem do problema e configurar o equipamento para inicializar normalmente.

57 Caso 01: Resolução Trava em tela preta durante a Inicialização.
1) Qual é opção/ferramenta de resolução que deveria ser usada primeiro? Por quê? Modo Seguro. Pois é um problema de inicialização que ocorre antes do logon do usuário e provavelmente é causado por drivers, hardware ou serviços. 2) Quais são outras duas interfaces de resolução que podem ser usadas caso o problema não aconteça em Modo Seguro? MSConfig e Device Manager (Gerenciador de Dispositivos) 3) O que você recomendaria se o Modo Seguro não resolvesse o problema? Resolução Reparar a instalação (Caso não o sistema não tivesse sido atualizado a partir do 98). Se existir uma partição disponível, uma instalação paralela pode ser recomendada. Uma reparação pode ser tentada mas só surtirá efeito se for um problema durante a instalação.

58 Caso 02: Cenário Senha de Logon
Todos nós esquecemos senhas de vez em quando. Cedo ou tarde você receberá uma chamada onde o cliente esqueceu as senhas. É possível atender cliente que esqueceram de suas senhas de logon do Windows, como neste caso, o Sr. Rajesh, que ligou e precisa de sua assistência. O sistema do Sr. Rajesh é um PC com o Windows XP Home Edition e duas contas de usuário. Ele mudou as senhas de sua conta de usuário antes de sair para uma longa viagem a negócios e quando retornou não se lembrava mais da nova senha. Ele não criou um disco de Redefinição de Senha. Resolução OBJETIVO: Restaurar a capacidade de logar no sistema (Dependendo dos detalhes do cenário isso pode não ser possível)

59 Caso 02: Resolução Senha de Logon
1) Qual a única alternativa válida para recuperar o acesso ao sistema? Somente será possível o acesso ao sistema se os Discos de Redefinição de Senha foram criados anteriormente. 2) Quais outras recomendações podem ser tomadas? Uma instalação paralela pode ser tentada. Resolução

60 Caso 03: Cenário Problema na Inicialização
A cliente informa que o computador não consegue inicializar. Ele trava numa tela preta com a seguinte mensagem: “Erro ao Carregar o Sistema Operacional” O computador estava funcionando normalmente, porém vários problemas aconteceram na última semana, resultando no estado atual. A cliente suspeita que a máquina esteja infectada por vírus, que foi encontrado e removido pelo antivírus durante uma varredura no sistema, porém, durante o processo de remoção ela esbarrou no cabo de força do PC e a energia foi cortada, desligando assim o computador. Todas as tentativas de inicialização a partir desse dia resultaram na mensagem descrita acima. Resolução OBJETIVO: Restaurar o computador para um estado onde seja possível inicializar novamente.

61 Caso 03: Resolução Problema na Inicialização
1) Qual o propósito doi arquivo NTLDR? Basicamente carrega o Boot.ini e localiza o kernel entre outras tarefas. 2) Quais outras opções de resolução para o caso, se houver um outro computador com Windows XP funcionando? Criar um disco de inicialização e tentar inicializar o PC 3) O Que contém a pasta Windows\System32\Config\System? Resolução É a pasta padrão onde residem os arquivos do registro que apontam para a chave HKLM\System.

62 Caso 04: Cenário Problemas de desempenho durante a inicialização
Seu cliente informa que o micro inicializa de maneira normal, o Windows também está funcionando corretamente, mas ele está mais lento do que costumava ser. Ele não consegue se lembrar de um momento em que o sistema rodava com mais desempenho, porém, com certeza o problema acontece a pelo menos um mês. O cliente não lembra de nenhuma mudança especifica em configurações feitas no período que o problema começou. Ele não tem certeza de ter realizado atualizações do Windows ou utilizado o Windows Update. Resolução OBJETIVO: Eliminar aplicativos desnecessários durante a inicialização e checar possíveis problemas com drivers e serviços.

63 Caso 04: Resolução Problemas de desempenho durante a inicialização
1) Qual o primeiro passo para determinar a perda de desempenho? Checar os aplicativos e serviços que estão iniciando junto com o micro. 2) Uma vez detectado o aplicativo ou serviço que casa a perda de performance, qual a alternativa mais adequada? Remover do registro, desisntalar, remover da pasta inicializar Resolução KB310419: A velocidade e o desempenho do computador podem diminuir

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