A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O lactente: 29 dias de nascido a 24 meses de idade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O lactente: 29 dias de nascido a 24 meses de idade"— Transcrição da apresentação:

1 O lactente: 29 dias de nascido a 24 meses de idade
Profª Renilde Campos

2 MEDIDAS DE CRESCIMENTO
Nos primeiros dias de vida, o lactente perde aproximadamente 10% do peso; Ao final do 1º ano de vida triplica o peso; Sua estatura aumenta em 25 cm, em relação ao nascimento; Aumenta aproximadamente 12 cm de perímetro cefálico; É um período de maturação, principalmente do sistema nervoso central.

3 PESO Ao nascer = 3000g 0-6 meses = 750g/mês 7-12 meses= 550g/mês

4 COMPRIMENTO Ao nascer = 50cm 0 - 3 meses = 9 cm 4 - 6 meses = 7 cm

5 PERÍMETRO CEFÁLICO Ao nascer = 33 a 34 cm 0 - 3 meses= 2 cm / mês

6 PERÍMETRO TORÁCICO 0 - 6 meses= PC > PT 7 - 9 meses = PC = PT

7 PARÂMETROS VITAIS (Wong, 2006)
FREQÜÊNCIA CARDÍACA: Limite superior = 160 bat/min Limite inferior = 80 bat/ min FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA: 25 – 40 inc/min TEMPERATURA: Axilar = 36 ºC Oral = 36,5 ºC Retal = 37 ºC

8 EXAME FÍSICO CABEÇA BREGMÁTICA:
Ao nascer 4 a 6 cm; em forma de losango, na região anterior do crânio; seu fechamento ocorre entre os 9 e 18 meses LAMBDÓIDE: Ao nascer 1 a 3 cm; triangular, na região posterior do crânio. Seu fechamento ocorre por volta dos 2 meses de idade. Avaliar tensão e abaulamento

9 EXAME FÍSICO ÓRGÃOS DO SENTIDO
Ao nascer a melhor distância para ver o objeto é de 20 a 30 cm; 1º mês: acompanha um objeto com os olhos; 3º mês: o lactente demonstra preferência em observar rostos humanos e outros objetos; Os sentidos auditivo, olfativo, gustativo e tátil estão presentes desde o nascimento.

10 EXAME FÍSICO PELE TÓRAX
O lactente apresenta pele hidratada, elástica, fina e macia. É comum a lanugem em todo o corpo do lactente, podendo desaparecer entre o 8º mês de gestação e o final do período neonatal. TÓRAX Forma quase circular

11 EXAME FÍSICO GENITÁLIA
Na menina, encontram-se como estruturas externas os grandes e pequenos lábios, o clitóris, o meato urinário e a abertura vaginal. Após o nascimento os pequenos lábios involuem, e só voltam a desenvolver-se na puberdade.

12 EXAME FÍSICO GENITÁLIA
No menino, visualiza-se o pênis e o saco escrotal. A glande,muitas vezes não pode ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio. O saco escrotal apresenta uma pigmentação mais próxima à cor definitiva da criança. Em seu interior localizam-se os testículos, que, podem manter-se no canal inguinal.

13 EXAME FÍSICO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Respiração nasal, irregular e predominantemente abdominal (diafragmática) As estruturas do trato respiratório são pouco desenvolvidas, o que, somado à sua imaturidade imunológica, pode predispor à infecções respiratórias. SISTEMA CIRCULATÓRIO Devido à acentuada hemólise das hemáceas fetais (HbF), pode ser detectada a anemia fisiológica no lactente, entre o segundo e o terceiro mês de vida.

14 EXAME FÍSICO SISTEMA DIGESTIVO SISTEMA URINÁRIO
A capacidade do estômago aumenta de 40 para 300 ml Até aos 6 meses somente leite materno Produção e secreção de enzimas digestivas após o 4º mês O trânsito gastrointestinal é rápido, resultando na ingesta alimentar freqüente As evacuações são geralmente moles e numerosas nos 6 primeiros meses (susceptível à diarréia e desidratação), tornando-se mais consistentes até 1 ano. SISTEMA URINÁRIO Micções frequëntes, pois sua bexiga tem capacidade de armazenar pequena quantidade de urina.

15 SISTEMA MÚSCULO- ESQUELÉTICO
EXAME FÍSICO SISTEMA MÚSCULO- ESQUELÉTICO Ao nascimento o esqueleto contém mais cartilagem do que osso; todavia, o processo de ossificação é bastante rápido durante o primeiro ano de vida. SISTEMA IMUNOLÓGICO Primeiros 3 meses – anticorpos maternos. Com 1 ano produzem 40% do total de imunoglobulinas A partir do 2º ano de vida – produção dos próprios anticorpos e, gradativamente, suas próprias linhas de defesa orgânica vão se tornando mais eficientes.

16 EXAME FÍSICO SISTEMA NERVOSO
À medida em que se dá a mielinização e conexão das fibras nervosas, alguns reflexos vão sendo substituídos por comportamentos voluntários e intencionais, ou desaparecem.

17 EXAME FÍSICO REFLEXOS Reflexo de sucção: fazendo-se um estímulo, oferecendo a mama da mãe ou colocando a mão do bebê na boca, o mesmo deverá sugá-la. Começa a diminuir aos 6 meses. Reflexo de procura ou dos quatro pontos cardeais: faz-se estímulos nos quatro cantos da boca e ele procurará o local do estímulo. Cessa por volta dos 6 meses.

18 EXAME FÍSICO REFLEXOS Reflexo de preensão palmar e plantar:
Coloca-se um objeto cilíndrico ( dedo ) para que ele segure com os dedos ou pelo menos flexione-os. Preensão palmar desaparece em torno do 4º mês e preensão plantar em torno do 6º mês. Reflexo de marcha ou deambulação: Eleva-se o bebê pelo tronco e faz-se com que ele roce os pés em uma superfície, ele deverá elevar as pernas como se estivesse caminhando. Cessa entre o 2º e 3º mês.

19 EXAME FÍSICO REFLEXOS Reflexo de Moro ou do abraço:
Deixa-se o recém-nascido em decúbito dorsal, segure-o pelas mãos elevando seu tórax da superfície e solte suas mãos lentamente. Ele deverá responder abrindo os braços podendo ser acompanhado de choro. Desaparece até o 6º mês. Reflexo cutâneo-plantar ou Babinski: Faz-se um estímulo na região lateral externa do pé, no sentido do calcanhar para os dedos, ele deverá responder com extensão dos dedos. Desaparece em torno do 9º mês de vida.

20 CONDIÇÃO ALIMENTAR Ser adequada em relação a intervalos ou horário e número de refeições diárias; Ser constituída por leite materno nos primeiros 6 meses de vida ou mais; Corresponder à capacidade digestiva nos vários períodos de desenvolvimento; Equilibrar a tendência laxante e obstipante dos alimentos.

21 HIGIENE MENTAL Ensino de controle esfincteriano: 1º aprendizado se refere ao controle anal (em torno dos 18 meses). Sono e repouso;

22 DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO
Adquirir senso de confiança: Narcisismo/ segurar/ morder Fase sensório motora: Separação/ permanência do objeto/ símbolos Imagem corporal Brincar

23 PROBLEMAS MAIS COMUNS NO LACTENTE
REGURGITAÇÃO DOR ABDOMINAL PAROXÍSTICA INTOLERÂNCIA À LACTOSE ALERGIA AO LEITE DE VACA DERMATITES SÍNDROME DA MORTE SÚBITA

24 ACIDENTES MAIS COMUNS CUIDADOS DOS PAIS SUFOCAMENTO QUEDAS AFOGAMENTOS
ASPIRAÇÕES INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSA QUEIMADURAS ENVENENAMENTO CHOQUE ELÉTRICO

25 BIBLIOGRAFIA HOCKENBERRY, M. J. Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 KENNER, C. Enfermagem Neonatal. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2001 MARCONDES, E. Pediatria Básica. 9. ed. São Paulo: Sanvier, 2002 SCHMITZ, E.M.R; SILVA, A.T.R; SILVA, A.M.W.B. A enfermagem em pediatria e puericultura. Saõ Paulo: Atheneu, 2005


Carregar ppt "O lactente: 29 dias de nascido a 24 meses de idade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google