A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os solos e a agricultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os solos e a agricultura"— Transcrição da apresentação:

1 Os solos e a agricultura
AULAS 62 E 63 Os solos e a agricultura

2 O QUE SÃO SOLOS? São recursos naturais responsáveis por sustentar plantas, animas e fornecer alimento para o homem, e apresentam certo equilíbrio. A combinação de rochas degradas com atividade biológica, sob a ação de diferentes agentes físicos, químicos e biológicos, formou ao longo do tempo os solos.

3

4 OS FATORES FORMADORES DOS SOLOS
Características apresentadas nos solos: fertilidade, coloração, textura e profundidade, são determinadas por cinco fatores principais da natureza que influenciam a sua formação:

5 Rocha matriz: composição mineral dos solos.
Clima: principais agentes do intemperismo. Atividade biológica: regula a atividade e proteção dos solos. Relevo: formas da superfície. Tempo: os solos se formam sob as influencias climáticas, químicas e biológicas e do relevo.

6

7 PORQUE AS QUEIMADAS SÃO TÃO AGRESSIVAS NO MEIO AMBIENTE?
Pois podem eliminar a fauna e a flora, que são importantes na preservação e renovação dos solos. A cobertura vegetal auxilia na proteção dos solos, evitando a erosão.

8 CONHECENDO MELHOR OS SOLOS
Horizontes: camadas bem definidas, que apresentam diferentes composições. Perfil do solo: é conjunto de horizontes, desde a superfície até a rocha. Cinco horizontes são identificados nos perfis dos solos: caracterizados com as letras O, A B ou E e C, nos solos mais jovens essa distinção não é facilmente identificada.

9

10

11 A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS E SEUS IMPACTOS
A erosão do solo passou a ocorrer mais rapidamente devido a remoção da cobertura vegetal original. A água é o agente erosivo mais comum. Um dos impactos causados é a erosão laminar.

12 EM ALGUNS CASOS AS ÁGUAS FORMAM:
SULCOS → RAVINAS → VOÇOROCAS

13

14 CAUSAS DA EROSÃO ACELERADA PELO HOMEM:
Inúmeros impactos para o solo e o meio ambiente. Lixiviação: “lavagem dos solos” na qual ocorre a retirada do húmus, em casos mais graves, remove todo o horizonte A. Assoreamento: excesso de partículas de sedimentos carregados pela água.

15 TÉCNICAS AGRÍCOLAS: Plantação de monocultura sem rotatividade: é ofensiva à degradação ao solo, devido ao plantio repetitivo de uma espécie retira grande quantidade de nutriente dos solos Agricultura orgânica: sistema que utiliza adubos de origem orgânica, produzidos a partir de sobras de colheitas e fezes animais, criando uma camada protetora à erosão, substituindo produtos sintéticos.


Carregar ppt "Os solos e a agricultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google