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SPGI 2008 São Paulo, 22 de janeiro de 2008.

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1 SPGI 2008 São Paulo, 22 de janeiro de 2008

2 SPGI 2008 INSPIRAÇÃO ASPIRAÇÃO ESTRATÉGIA OPERAÇÃO Indicadores
Avaliação Externa Visão, Missão Valores, Modelo, Posicionamento e Atributos Desejados Mapa Estratégico e Direciona-dores de Negócios Pilares de Planejamento Carta Compromisso Planos e Gestão das Áreas e BUs Execução Avaliação Interna Plano da Marca Diretrizes Matriz Indicadores

3 SPGI 2008 Visão Missão / Modelo Nosso Compromisso
Priorização de projetos SWOT An. Interna An. Externa Escolhas Conselho Sustenta-bilidade Visão Missão / Modelo IT Steering Committee Troca Colaboração Comunicação Plano da Marca Nosso Compromisso Mnmnm mnmnm Mapa Estratégico SLAs Planos das Áreas Estratégias e Planos das Áreas Acompanhamento Resultados Ações ERM Cultura Marca Mnmnm mnmnm Painéis Indicadores Mnm mnm Orçamento Orçamento SMARTs Notas PPR das Áreas

4 Alternativas para atuação em 2008
Aprofundamento do Nosso Compromisso Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios => Benefício – criação de um senso de direção – foco em objetivos comuns, apoiando os esforços de priorização de projetos/iniciativas e entrega de resultados do ano Direcionadores de negócios Objetivos Indicadores Meta Iniciativa

5 Direcionadores de negócios
Aprofundamento do Nosso Compromisso Mapa estratégico Conceitos Direcionadores de negócios Objetivos Indicadores Meta Iniciativa O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para o sucesso? Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Ações chave necessários para se alcançarem os objetivos

6 Alternativas para atuação em 2008
Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas => Benefício – criação de um senso de direção – foco em planejamento integrado, com compartilhamento de conteúdo e construção colaborativa

7 Alternativas para atuação em 2008
Acompanhamento das ações 2008 Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas => Benefício – acompanhamento de um cenário interno comum, com foco em acompanhamento de indicadores-chave para a tomada de decisão e correção de rumo – foco em prioridades da organização e criação de repertório comum

8 Alternativas para atuação em 2008
Criação, divulgação e utilização de ferramenta de colaboração Selecionar funções-chave para exercício da colaboração no ‘Aprofundamento do Nosso Compromisso’, para o desenvolvimento do ‘Ciclo SPGI 2009’, ou acompanhamento das ações e resultados 2008 Implementar uso de ferramenta de colaboração => Benefício – exercício da colaboração entre áreas com o suporte de ferramenta que apóie a ruptura de silos e amplie as possibilidades de integração através do aumento de interação

9 Alternativas para atuação em 2008
Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas => Benefício – criação de um senso de direção – foco em objetivos comuns, apoiando os esforços de priorização de projetos/iniciativas e entrega de resultados do ano => Benefício – criação de um senso de direção – foco em planejamento integrado, com compartilhamento de conteúdo e construção colaborativa => Benefício – acompanhamento de um cenário interno comum, com foco em acompanhamento de indicadores-chave para a tomada de decisão e correção de rumo – foco em prioridades da organização e criação de repertório comum O desenvolvimento de uma ferramenta de colaboração poderá dar suporte a todas as alternativas propostas

10 Alternativas para atuação em 2008
Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas Filosofia / Experiência O desenvolvimento de uma ferramenta de colaboração poderá dar suporte a todas as alternativas propostas

11 Alternativas para atuação em 2008
Aprofundamento do Nosso Compromisso Desenvolvimento do Ciclo SPGI 2009 Acompanhamento das ações 2008 Divulgar o Mapa Estratégico e as Escolhas das Áreas Sessões de trabalho que promovam a discussão / interpretação do conteúdo do Mapa e/ou Escolhas das Áreas Desenvolvimento de relacionamento direto do Mapa Estratégico e das Escolhas com SMARTs 2008 Sessões de treinamento atitudinal e de conteúdo voltado para o planejamento integrado Suporte ao entendimento do NC nas áreas – SAC, EMC2, DS, etc… Desenvolvimento dos Direcionadores de Negócios Desenvolver conteúdo atualizado para o próximo período num cronograma comum da Organização num processo institucional Avaliações externa e interna Desenvolvimento dos temas transversais – DH, DS, Plano da Marca Revisão de escolhas e compartilhamento de Planos das Áreas Foco no desenvolvimento do conteúdo dos Planos das Áreas Compilação e acompanhamento de Painéis de Indicadores-chave Selecionar painéis-chave para acompanhamento para acompanhar e monitorar o desempenho da organização Fortalecer fóruns multidisciplinares da organização (GIPE, ITSC, CS) Ajustar indicadores de PPR para refletir estratégia da organização Alinhar SLAs com necessidades das áreas Articulação / Integração Aprendizagem Interação / Concessão / Consentimento Colaboração / Contribuição Filosofia / Experiência / P&D

12 Pano de fundo (hintergrund) vs. plano de frente (vordergrund)
Conteúdos / Conhecimento / Tangível Fi-lo-so-fia / Evolução da In-te-ra-ção

13 Modelos de operação Modelos propostos 1. Grupos voluntários paralelos
2. Foco em uma iniciativa priorizada com formação de grupo voluntário por tema Regras gerais 1. Reportes quinzenais de evolução da(s) iniciativa(s) em andamento 2. Ordenação das prioridades segundo disponibilidade de recursos

14 Princípios e Diretrizes de Planejamento
São Paulo, 09 de janeiro de 2008

15 Priorização de projetos Painéis de indicadores
SPGI Visão Missão / modelo Escolhas Compromisso Swot Priorização de projetos Comunicação Planos das áreas Mapa Planos das áreas IT SC SLAs Painéis de indicadores Planos de ação Orçamento Smart PPR

16 Reunião de 18/dez/07 Objetivo: formar uma imagem do planejamento estratégico das áreas para os próximos 3 a 6 meses e para o médio prazo. Roteiro de planejamento de curto prazo Definir roteiro básico de planejamento - Janete + Américo  Montar cursinho - esperar Montar cronograma de planejamento do 1° semestre - Lara + Alvalá  Conectar Smart ao processo - Eduardo Mapear grupo alvo para cursinho (pessoas envolvidas no planejamento) - Ebert Definição de papéis e responsabilidades das pessoas envolvidas - esperar Desenvolver uma ferramenta de colaboração (e-forum) – Paula + Janete + Alvalá  Ajuste limitado dos indicadores de PPR - Américo + Eduardo + Ulisses Comunicação - esperar Fóruns das áreas/geral - Alexandre Gama Desenvolvimento iniciado

17 SPGI 2008 CICLO 2008 Resp. CURTO PRAZO AE / AI Mapa Pilares Estratégia
FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ AE / AI Mapa Direcionadores Pilares Estratégia CURTO PRAZO AE / AI Revisar SWOT Cursinho E-forum Direcionadores Indicadores PPR Conectar SMART SLAs Painéis ind. Estratégia Papéis e resp. Sincronizar c/ SDE Revisão trim planej. Fóruns das áreas Benchmarks

18 Contéudo proposto para as fases do SPGI
SWOT (duração: fevereiro a março) Solução proposta: construção conjunta através da swot atual + fatos novos Palestra inicial: 1) economia: mensal ou bimestral 2) ambiente regulatório: trimestral 3) mercado (concorrência): trimestral 4) impactos do novo controlador: sob demanda Público das palestras: cada área decide Célula SPGI centraliza as informações e captura fatos relevantes que podem trazer impacto no banco MAPA ESTRATÉGICO (duração: abril) Abrir para GIPE comentar Colher inputs da Direx Rever o mapa à luz do Santander

19 Contéudo proposto para as fases do SPGI
PILARES DE PLANEJAMENTO (duração: maio) Revisar e aprofundar as escolhas Analisar os impactos e os gargalos para os viabilizadores Manter o mesmo fluxo de interações ESTRATÉGIA (duração: junho a setembro) Apresentar o processo da Aymoré Conciliar PfC e Portfólio Day Colocar drivers no começo do processo Fazer link com a convenção anual

20 Apresentação da revisão estratégica da Aymoré
SLIDES AMÉRICO MARTINS

21 SPGI 2008 2008 Avaliação Interna e Externa Plano da Marca + DS + DH
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Avaliação Interna e Externa Plano da Marca + DS + DH Mapa Estratégico Direcionadores de Negócio SMARTS Pilares Carta Compromisso Versão 1 Versão 2 Estratégia Priorização PfC Benchmarks Revisão trimestral do planejamento das áreas Treinamentos

22 Apresentação da ferramenta de fórum
SLIDES ALVALÁ

23 Princípios e Diretrizes de Planejamento
São Paulo, 09 de janeiro de 2008

24 SPGI 2008 Fev-Mar/08 Abr/08 Mai/08 Jun e Nov/08 Jun-Set/08 Out/08
INSPIRAÇÃO ASPIRAÇÃO ESTRATÉGIA OPERAÇÃO Avaliação Externa Visão, Missão Valores, Modelo, Posicionamento e Atributos Desejados Mapa Estratégico e Direciona-dores de Negócios Pilares de Planejamento Carta Compromisso Planos e Gestão das Áreas e BUs Execução Avaliação Interna Plano da Marca Diretrizes Matriz Indicadores

25 Curto prazo 3 a 6 meses – temas a desenvolver
2 a 3 painéis - promover uma interligação entre eles e apoiar o PfC Possível revisão trimestral do planejamento Fazer um roteiro básico Elaborar um treinamento expresso (fevereiro) com as principais diretrizes de planejamento Atualizar a SWOT Acompanhar indicadores gerais (exercício interno) Aproximar dos SLA's Ajustes limitado aos indicadores de performance das áreas para 2008 Fóruns / incêndios

26 Desenho do processo do novo ciclo – médio prazo – temas a desenvolver
Cronograma integrado que garanta uma execução integrada Ins / Outs Áreas / temas transversais incluídos concretamente Chegar ao PfC e torná-lo um sub-processo do planejamento Definir a governança – ter mandato para trazer mais disciplina para as diferentes frentes Concatenação dos indicadores de performance das áreas / smart Considerar Santander Educação Benchmark Estudar uma infra-estrutura que promova colaboração no planejamento


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