Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGlória Esteves Gama Alterado mais de 9 anos atrás
1
Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
3
“leitura é um processo de seleção que se dá como um jogo, com avanço para predições, recuos para correções, não se faz linearmente, progride em pequenos blocos ou fatias e não produz compreensões definitivas.” Marcuschi “leitura é uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação autor-texto-leitor, é preciso considerar que, nessa atividade, além das pistas e sinalizações que o texto oferece, entram em jogo os conhecimentos do leitor.” Ingedore Kock Ingedore Kock
5
“(...) uma atividade interativa altamente complexa (...), que se realiza, evidentemente, com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes e a reconstrução deste no interior do evento comunicativo. O sentido de um texto é, portanto construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação.” (KOCH 2002)
6
“(...) atividade cognitiva que realizamos quando reunimos algumas informações conhecidas para chegarmos a outras informações novas”. (MARCUSCHI, 1996) “(...)[inferências] são conexões que as pessoas fazem quando tentam alcançar uma interpretação do que lêem ou ouvem, isto é, o processo através do que o leitor (ou ouvinte) consegue captar, a partir do significado literal do que é escrito ou dito, o que o escritor (falante) pretendia vincular”. (BROW e YULE apud KOCH e TRAVAGLIA, 1993) (BROW e YULE apud KOCH e TRAVAGLIA, 1993)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.