A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação orientada a objetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação orientada a objetos"— Transcrição da apresentação:

1 Programação orientada a objetos Java @
Objetos e classes Objeto Classe Método Parâmetro Tipo de dados You don’t always need to show all these slides in class. These are intended as summaries. Discuss these topics with a demo, or in a dialog, or in any way you like. Programação orientada a objetos com Java

2 Programação orientada a objetos Java @
Objetos e classes Objetos Representam ‘coisas’ do mundo real ou do domínio de algum problema (exemplo: “o carro vermelho ali no estacionamento”). Classes Representam todos os tipos de objetos (exemplo: “carro”). Programação orientada a objetos com Java

3 Programação orientada a objetos Java @
Objeto Estudante creditos nome 101 Alex addcred getcred Programação orientada a objetos com Java

4 Programação orientada a objetos Java @
Classe de Estudantes Programação orientada a objetos com Java

5 Classe de Estudantes em Java
Programação orientada a objetos Classe de Estudantes em Java class Estudante { String nome; int creditos; void addCred(int pontosAdicionais) { creditos += pontosAdicionais; } Programação orientada a objetos com Java

6 Programação orientada a objetos Java @
Operadores em Java Operadores * / Operadores ++ e -- ++T é equivalente a T = T + 1 Operador += T+=5 é equivalente a T = T + 5 Igualdade == e desigualdade != relacionais < <= >= > And && Or || Programação orientada a objetos com Java

7 Criando Instâncias (Objetos)
Programação orientada a objetos Criando Instâncias (Objetos) Forma geral da declaração e criação de objetos Declaração <id-classe> <lista-id>; exemplo: Estudante aluno1, aluno2; Criação <id> = new <id-classe> (<args>); exemplo: aluno1 = new Estudante(); Combinando declaração e criação <id-classe> <id> = new <id-classe> (<args>) exemplo: Estudante aluno1 = new Estudante (); Programação orientada a objetos com Java

8 Ex.: programa que cria e manipula 1 estudante
Programação orientada a objetos Ex.: programa que cria e manipula 1 estudante class CriaEstudante { /** Criando um objeto do tipo Estudante */ public static void main (String [] args) { Estudante aluno1 = new Estudante (); aluno1.nome = “Alexandre”; // referencia a atributos aluno1.creditos = 0; aluno1.addCred (48); // referencia a metodos System.out.println(aluno1.creditos); } Programação orientada a objetos com Java

9 Compilação e execução do programa
Programação orientada a objetos Compilação e execução do programa Usando o JDK (Java Development Kit): javac CriaEstudante.java para compilar o programa java CriaEstudante para executar o programa Programação orientada a objetos com Java

10 Programação orientada a objetos Java @
Um outro programa Faça um pequeno programa que crie um outro estudante, estabelecendo os créditos iniciais para 244. Acrescente mais 48. Imprima o novo valor dos créditos. Programação orientada a objetos com Java

11 Programação orientada a objetos Java @
Criando objetos Circle circle_1 = new Circle(); Crie outro círculo. Em seguida, crie um quadrado. Programação orientada a objetos com Java

12 Programação orientada a objetos Java @
Métodos Objetos têm operações que podem ser invocadas (o Java as chama de métodos). Nos comunicamos com objetos invocando seus métodos. Os objetos fazem algo se invocamos um método. Programação orientada a objetos com Java

13 Programação orientada a objetos Java @
Chamando métodos circle_1.makeVisible; circle_1.moveRight; circle_1.moveDown; O cabeçalho de um método é chamado de assinatura – informações necessárias para invocar o método Escreva a assinatura dos métodos acima. Programação orientada a objetos com Java

14 Programação orientada a objetos Java @
Parâmetros Métodos podem ter parâmetros para passar informações adicionais necessárias para sua execução. Assinatura do método com parâmetros: void moveHorinzontal (int distance) Invocação: circle_1.moveHorinzontal(50); Programação orientada a objetos com Java

15 Programação orientada a objetos Java @
Tipos de dados Os parâmetros possuem tipos. O tipo define quais tipos de valores um parâmetro pode assumir O tipo int significa números inteiros int i = 10; O tipo String indica que uma seção de texto é esperada String cor = “red”; Programação orientada a objetos com Java

16 Programação orientada a objetos Java @
Tipos de dados Java Primitivos: boolean, char, byte, short, int, long, float e double de referência: objetos e vetores ex: String Programação orientada a objetos com Java

17 Programação orientada a objetos Java @
Múltiplas instâncias Várias instâncias podem ser criadas a partir de uma única classe. Um objeto tem atributos: valores armazenados em campos. A classe define quais campos um objeto tem, mas todo objeto armazena seu próprio conjunto de valores (o estado do objeto). Programação orientada a objetos com Java

18 Estados do Objeto Estudante
Programação orientada a objetos Estados do Objeto Estudante addCred(40) creditos nome 540 Alex addCred getCred addCred Crédito nome creditos Saldo Número Alex 500 875,32 getCred Débito Programação orientada a objetos com Java

19 Programação orientada a objetos Java @
Estado Programação orientada a objetos com Java

20 Programação orientada a objetos Java @
Dois objetos circle é instância de... é instância de... Programação orientada a objetos com Java

21 Interação entre objetos
Programação orientada a objetos Interação entre objetos Os objetos podem criar outros objetos, e podem chamar métodos uns dos outros. Usuário apenas inicia o programa e todos os outros objetos são criados – direta ou indiretamente - por esse objeto. Programação orientada a objetos com Java

22 Programação orientada a objetos Java @
Código-fonte Toda classe tem um código-fonte (código Java) associado a ela que define seus detalhes (campos e métodos). A arte de programação OO consiste em aprender a escrever as definições de classe. Programação orientada a objetos com Java

23 Programação orientada a objetos Java @
Valores de retorno Métodos podem retornar um resultado via um valor de retorno. String getNome() void changeNome(String newnome) Programação orientada a objetos com Java

24 Programação orientada a objetos Java @
Resumo dos conceitos objeto Objetos Java modelam objetos reais a partir do domínio de um problema. classe Os objetos são criados a partir de classes. A classe descreve o tipo de objeto; os objetos representam instanciações individuais de classe. Programação orientada a objetos com Java

25 Resumo dos conceitos (2)
Programação orientada a objetos Resumo dos conceitos (2) método A comunicação com os objetos é através de seus métodos. Os objetos fazem algo se invocarmos um método. parâmetro Os métodos podem ter parâmetros para fornecer informações adicionais para uma tarefa. Programação orientada a objetos com Java

26 Resumo dos conceitos (3)
Programação orientada a objetos Resumo dos conceitos (3) assinatura O cabeçalho de um método é chamado de assinatura e fornece as informações necessárias para invocar esse método. tipo Os parâmetros possuem tipos. O tipo define quais tipos de valores um parâmetro pode assumir. Programação orientada a objetos com Java

27 Resumo dos conceitos (4)
Programação orientada a objetos Resumo dos conceitos (4) múltiplas instâncias Muitos objetos semelhantes podem ser criados a partir de uma única classe. estado O estado de um objeto é representado pelo valores armazenados em seus campos. Programação orientada a objetos com Java

28 Resumo dos conceitos (5)
Programação orientada a objetos Resumo dos conceitos (5) chamada de método Os objetos se comunicam chamando os métodos uns dos outros. código-fonte Determina a estrutura e o comportamento de cada um dos objetos nessa classe. resultado Os métodos podem retornar informações sobre um objeto por meio de um valor de retorno. Programação orientada a objetos com Java


Carregar ppt "Programação orientada a objetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google