A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE

2 A puberdade e adolescência
Em determinado momento, entre os 9 e os 15 anos, o corpo da criança começa a mudar e transforma-se no corpo de um adulto. E tal mudança surge a natural curiosidade pelo sexo e pela sexualidade. A palavra puberdade significa crescido ou adulto; A adolescência também utilizada e significa crescer; é utilizada não só quando nos referimos das mudanças física que ocorrem mas também em relação a novas relações, sentimentos, pensamentos, responsabilidades, adquiridas quando se chega a adultos.

3 Puberdade As mudanças que ocorrem no nosso corpo, durante a puberdade, são causadas por hormonas; estas começam a trabalhar enviando mensagem para que os órgãos sexuais comecem a trabalhar; Uma vez que as hormonas sexuais comecem a funcionar, a puberdade inicia-se; Algumas hormonas são responsáveis não só pelas mudanças do corpo como pelos novos sentimentos que ocorrem.

4 Puberdade Feminina O estrogénio e a progesterona (hormonas sexuais femininas) enviam mensagens aos ovários para que os óvulos que elas tem desde a nascença comecem a crescer. Uma rapariga libertará cerca de 400 a 500 em toda a sua vida; As raparigas, em geral, começam a ter a menstruação depois dos ovários começarem a libertar óvulos. Nesta altura estas podem engravidar se tiverem relações sexuais; Algumas raparigas podem começar a libertar óvulos sem terem a primeira menstruação;

5 Puberdade Feminina A menstruação, dura cerca de 3 a 8 dias;
Quando a rapariga começa a ter período (=menstruação) este pode ser irregular; podendo levar 1 a 2 anos a regularizar. Algumas raparigas têm dores ligeiras e localizadas à volta da zona do útero, antes e durante do aparecimento do período. A maioria das dores são normais. Quando uma mulher tem cerca de 50 anos o seu corpo começa a produzir menos hormonas sexuais e por isso os seus ovários param de produzir óvulos, deixando de ter menstruação. Nessa altura, ela deixa de ter filhos – menopausa

6 Puberdade Masculina A hormona que se começa a produzir, durante a puberdade, é a testosterono que se produzem nos testículos; A testosgerona faz com que nos testículos comecem a produzir espermatozóides (são células sexuais masculinas); Ao contrário das raparigas, os rapazes só começam a produzir células sexuais na puberdade, enquanto que as raparigas quando nascem já têm as células sexuais formadas;

7 Puberdade Masculina Os testículos produzem cerca 100 milhões a 300 milhões por dia; O escroto protege os testículos mantendo-os à temperatura certa; Depois de produzidos, os espermatozóides passam para o epidímio para se tornarem férteis (assim já são capazes de fecundar se e unirem a um óvulo feminino. Os espermatozóides passam depois através dos canais deferentes até às vesículas seminais, misturando-se com um líquido produzido pela próstata;

8 Puberdade Masculina A mistura de espermatozóides e deste líquido dá-se o nome de sémen ou esperma; Quando o sémen sai do pénis designa-se de ejaculação. O pénis é constituído por tecidos esponjosos que se podem encher de sangue dando origem à erecção. Dá-se a erecção quando o pénis é tocado ou quando o homem ou o rapaz fica excitado sexualmente, devido a sentimentos por ex. Acontece também que ao acordar o pénis pode estar erecto, no entanto, neste caso tem a ver com o facto da bexiga estar cheia, faz com que entre mais sangue no pénis.

9 Viagens do espermatozoíde
O que acontece dentro corpo quando se dá a ejaculação é o seguinte: Os músculos de cada epidímio em cada canal deferente e vesículas seminais, bem como os músculos da próstata, contraem-se e empurram o sémen para a uretra. O sémen passa pela uretra e sai num jacto através da glande. A ejaculação causa um sentimento de excitação chamado orgasmo.

10 BANDA DESENHADA

11 Curiosidades Geralmente cerca de 200 a 500 milhões de espermatozóides são expelidos numa única ejaculação; Os rapazes começam a poder ejacular na puberdade e continuam a fazê-lo até à velhice; é na puberdade que pode acontecer os “sonhos húmidos”; estes ocorrem durante o sono quando o rapaz está a ter um sonho agradável, excitante ou sensual. Os sonhos húmidos são acontecimentos normais e comuns num rapaz.

12 Masturbação Durante a puberdade as hormonas sexuais tornam mais activas os órgãos sexuais o que leva ao desenvolvimento de novas sensações em relação ao corpo. A masturbação é tocar qualquer dos órgãos sexuais por prazer. Algumas pessoas acham que é um erro ou que faz mal à saúde ou ainda por motivos religiosos é pecado.

13 Masturbação Quando uma pessoa se masturba pode atingir o clímax ou orgasmo, neste momento o rapaz pode ejacular e a rapariga sente contracções fortes e excitantes à volta da vulva ou por todo o corpo. Frequentemente, quando as pessoas se masturbam, sonham acordadas com alguém ou com alguma coisa alegre, agradável ou sensual. Algumas pessoas ficam sexualmente excitadas, só por olharem para imagens ou sonhando com algo agradável.

14 Fazer amor As pessoas chamam à relação sexual com penetração “fazer amor” porque é uma forma de exprimir o amor. Mas é apenas uma das maneiras de exprimir o amor. Os abraços, as carícias, dar as mãos, beijos e carícias são outras formas de exprimir o amor. Estar com uma pessoa de quem se gosta muito e dizer-lhe que se gosta dela é exprimir o nosso amor.

15 Há coisas que deves saber:
É importante esperar para ter relações sexuais até ser suficientemente crescido e responsável para se tomar decisões saudáveis. Todas as pessoas têm o direito de dizer não a qualquer contacto sexual. Uma relação sexual acompanha quase sempre muitos sentimentos.

16 Deves ainda saber: Depois da relação sexual com penetração, a mulher pode engravidar, se não se tomar medidas preventivas. Durante a relação sexual infecções graves como o vírus HIV, assim como outras doenças podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. No entanto há formas de evitar.

17 Heterossexualidade e Homossexualidade
Heterossexualidade e homossexualidade tem a ver com o desejo sexual. Uma pessoa heterossexual é alguém que se sente atraído por pessoas do sexo oposto. Uma pessoa homossexual é alguém que se sente atraído por alguém do mesmo sexo.

18 Heterossexualidade e Homossexualidade
Uma relação homossexual entre duas mulheres chama-se lésbica. Esta palavra aparece pela primeira vez no séc. XIX. Refere-se à antiguidade (600 AC) na época de uma poetisa que vivia na ilha de Lesbos e escreveu sobre o amor e amizade entre mulheres.

19 Heterossexualidade e Homossexualidade
Os gregos da antiguidade consideravam que o amor entre dois homens era a forma mais elevada de amor. Na cidade de Esparta (à cerca de 1000AC) era esperado que dois amantes do sexo masculino pertencessem ao mesmo regimento, pois lutaria com mais vigor para causar boa impressão; o exército Espartano era um dos exércitos mais poderosos e temido da Grécia antiga

20 Heterossexualidade e Homossexualidade
As relações homossexuais sempre existiram mesmo antes da Grécia antiga. A homossexualidade tem a ver com a cultura e a época em que vivem. Os cientistas não compreendem bem sobre as razões por que uma pessoas se tornam homossexuais ou heterossexuais. Pode haver mais de uma razão.

21 Heterossexualidade e Homossexualidade
Por vezes, à medida que as crianças, os rapazes e as raparigas crescem sentem curiosidade por outros do mesmo sexo. É possível que olhem uns para os outros e até se toquem. Isto é uma forma normal de exploração e nada tem a ver com homossexualidade.

22


Carregar ppt "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google