A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte."— Transcrição da apresentação:

1 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV A FEANI OS PROJECTOS EUR-ACE E ENGCARD OS PROJECTOS EUR-ACE E ENGCARD João Duarte Silva - ESTS / IPSetúbal

2 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Conteúdo da apresentação A FEANI O Projecto EUR-ACE e o ENAEE O Projecto ENGCARD

3 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV FEANI (www.feani.org) 1www.feani.org Constituída em 1951, no Luxemburgo, por 7 países: Austria, Belgium, Switzerland, Germany, France, Italy, Luxembourg 29 países 80 Associações Nacionais de Engenharia 2 milhões de engenheiros

4 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV FEANI (www.feani.org) 2www.feani.org ÍNDEX de cursos Título de EURING e Registo European Commission, WFEO, UNESCO Objectivos: Afirmar a identidade profissional dos engenheiros Europeus. Falar a uma só voz pelos engenheiros Europeus, respeitando a sua diversidade.

5 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Projecto

6 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Concretização do Espaço Europeu de Ensino Superior até 2010 (Processo de Bolonha), dentro da qual os cidadãos podem escolher de entre um leque alargado de cursos superiores de qualidade comprovada e beneficiar de um processo de reconhecimento simples. Objectivos: sociedade Europeia do conhecimento, caracterizada por grande mobilidade e formação ao longo da vida. Promoção da comparabilidade e compatibilidade de graus: Dois ciclos, ECTS, adopção de um sistema de graus facilmente compreendidos e comparáveis, Suplemento ao Diploma Promoção da dimensão Europeia do ensino superior Reconhecimento de graus na Europa Cooperação transnacional no domínio da garantia da qualidade : ENQA, EUR-ACE, FEANI Mercado Europeu comum Objectivos: liberdade de movimento dos trabalhadores, direito de estabelecimento profissional e liberdade de serviços. Declaração de Lisboa: tornar a Europa na mais competitiva e dinâmica economia baseada no conhecimento. Directiva Europeia de Reconhecimento de Qualificações Profissionais (2005/36): Objectivo: Criar um sistema de reconhecimento de qualificações transparente, seguro e rápido, para favorecer a livre mobilidade nas profissões reguladas. Paris (1998) Bologna (1999) Prague (2001) Berlin (2003) Bergen (2005) Contexto internacional do Projecto EUR-ACE

7 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Contexto para o desenvolvimento de sistemas de acreditação 1. As instituições possuem a capacidade formal de oferecer cursos superiores, dada pelo Estado. Devido à diversidade de escolas e cursos, o reconhecimento público e transnacional da sua qualidade não é adequado (muitas vezes não o é sequer dentro do próprio país). 2.Nalguns países, o grau académico constitui o único reconhecimento para a entrada no mercado de trabalho, enquanto que noutros países outros pré-requisitos são necessários. 3. Os sistemas nacionais de garantia de qualidade e/ou acreditação variam muito de país para país e não há sistemas mútuos de reconhecimento. 4. Existe uma oferta muito grande e diversificada de cursos superiores.

8 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV A acreditação inclui uma verificação periódica da conformidade com critérios estabelecidos e aceites para a educação em engenharia. O processo de acreditação inclui a análise dos dados fornecidos pela instituição e uma visita à Escola que oferece esse curso de engenharia. É essencialmente um processo conduzido por pares, independentes e apropriadamente formados, quer de instituições de ensino superior, quer da profissão. Características dos sistemas de acreditação (1)

9 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV O processo de acreditação deve ser da responsabilidade de entidades nacionais, devidamente constituídas para esse efeito. Os critérios estabelecidos devem visar fundamentalmente as competências que o diplomado adquire com o curso e não apenas o processo formativo. Os critérios estabelecidos devem ser compatíveis com padrões europeus. Características dos sistemas de acreditação (2)

10 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Vantagens da acreditação de um curso de engenharia Garante que o curso forma graduados com as competências mínimas para o exercício da profissão. Facilita a mobilidade dos profissionais. Facilita a mobilidade de estudantes. Pode facilitar o reconhecimento profissional pelas autoridades nacionais competentes, se for conduzida de acordo com padrões europeus.

11 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Parceiros FEANI SEFI, CESAER, EUROCADRES, EHQEEI, TREE ASIIN, OE, EI, CoPi, UAICR, RAEE, EC UK, CTI Aprovado pela Comissão Europeia, iniciado em Setembro 04 e concluído em Novembro 05.

12 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Objectivos Criar e implementar o enquadramento Europeu de acreditação de cursos de engenharia, como processo de melhoria da qualidade da educação em engenharia, facilitador do reconhecimento de qualificações e promotor da mobilidade de profissionais. Estabelecer o enquadramento para os critérios de acreditação de cursos de engenharia. Elaborar as directrizes para os procedimentos de acreditação.

13 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Competências a adquirir num curso acreditado Diferenciando entre 1º e 2º ciclos 1. Conhecimento e compreensão 2. Capacidade de análise em engenharia 3. Projecto de engenharia 4. Pesquisa 5. Prática de engenharia 6. Competências transversais

14 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV 1. Conhecimento e compreensão Princípios científicos (matemáticos, físicos, químicos, …) fundamentais específicos do ramo de engenharia. Sistematização da compreensão dos aspectos e conceitos fundamentais do ramo de engenharia. Conhecimento de alguns dos aspectos mais avançados do ramo de engenharia. Consciencialização do contexto multidisciplinar da engenharia.

15 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV 2. Capacidade de análise em engenharia Identificar, formular e resolver problemas de engenharia. Analisar produtos, processos e métodos. Seleccionar e aplicar os métodos analíticos ou de modelação relevantes. Aplicar métodos inovadores na resolução de problemas.

16 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV 3. Projecto de engenharia Desenvolver e realizar projectos. Compreender e saber aplicar metodologias de projecto. Ter criatividade para desenvolver novas ideias e métodos.

17 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV 4. Pesquisa Literatura, bases de dados, normas, regulamentos,... Delinear e conduzir experimentação adequada, interpretando os resultados e tirando as respectivas conclusões. Estudar a aplicação de tecnologias emergentes no seu ramo de engenharia.

18 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV 5. Prática de engenharia Seleccionar e usar os equipamentos, ferramentas e métodos adequados. Combinar teoria e prática na resolução de problemas de engenharia. Compreender em profundidade as limitações das técnicas e métodos utilizáveis. Ter conhecimento das implicações não técnicas do exercício da engenharia.

19 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV 6. Competências transversais Saber trabalhar individualmente ou em grupo. Utilizar diversos métodos para comunicar com a comunidade da engenharia ou com a sociedade em geral, em contexto nacional ou internacional. Ter consciência dos aspectos relacionados com a protecção da saúde, segurança, legislação, impacto ambiental,... Estar familiarizado com a gestão de projectos e técnicas negociais. Reconhecer a necessidade de formação ao longo da vida e de a definir independentemente. Comprometer-se a seguir um código de ética profissional.

20 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Resultados EUR-ACE Framework Standards for the Accreditation of Engineering Programmes including Template for the Publication of Results Commentary on EUR-ACE Framework Standards for the Accreditation of Engineering Programmes www.feani.org

21 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Consequências Estabelecimento do ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) em 8 de Fevereiro de 2006, por 14 associações. O ENAEE obrigou-se à implementação das propostas do Projecto EUR- ACE, estabelecendo o sistema EUR-ACE de acreditação de cursos de engenharia. Foi já nomeado o Label Committee, cuja missão é a implementação deste sistema de acreditação. FEANI, EC UK, CTI, ASIIN, OE, CoPI, UAICR, SEFI, EI, RAEE, UNIFI, IDA, BTA, EUROCADRES. Em 2007 serão atribuídos os primeiros títulos EUR-ACE a cursos de engenharia.

22 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Projecto European Engineering Professional Card

23 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Parceiros No âmbito do Ano Europeu da Mobilidade de Trabalhadores (2006), a FEANI em colaboração com o EUROCADRES, propôs o Projecto ENGCARD, The European Engineering Professional Card. O projecto foi aprovado pela Comissão Europeia devido às suas características inovadoras que podem facilitar a mobilidade dos profissionais de engenharia e à possibilidade de ser alargado a outras profissões. O projecto iniciou-se em Setembro de 2006.

24 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Objectivos Reconhecimento requer confiança, confiança requer transparência. Projecto de um passaporte de qualificações profissionais que facilite a mobilidade dos engenheiros Europeus, reduzindo os obstáculos que se colocam normalmente ao reconhecimento dessas qualificações.

25 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Conteúdo Respeito pela legislação e regulamentação nacional dos diferentes países membros. Apresentação das qualificações profissionais de forma estandardizada num cartão com um chip. Estudo de viabilidade para investigar e validar o valor acrescentado do European Engineer Professional Card, tendo em consideração a opinião dos engenheiros, dos empregadores, das administrações públicas nacionais e das organizações profissionais.

26 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Resumo Empregadores Facilidade de recrutamento de um engenheiro qualificado e com o perfil adequado para a função. Engenheiros Europeus Reconhecimento fácil, rápido e justo das suas qualificações profissionais. MOBILIDADE Geográfica Ocupacional Permanente Temporária Administrações Nacionais Facilidade do procedimento de reconhecimento, com vista a garantir a qualidade, a segurança, a saúde pública e a protecção do consumidor. Qualificações profissionais 3 a 6 anos de educação superior diferentes perfis de formação + de 30 especialidades + de 10000 cursos Regulação profissional regulada parcialmente regulada não regulada European Engineering Professional Card

27 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Directiva sobre Reconhecimento de Qualificações Profissionais (Dir. 2005/36) Directiva sobre Serviços no Mercado Interno (Dir. 2006/123) EQF - Sistema Europeu de Qualificações para a Formação ao Longo da Vida Documentos a ter em consideração EUROPASS – Sistema Europeu para a transparência de qualificações e competências. EUR-ACE, critérios e procedimentos.

28 26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte Silva SINTTAV Obrigado pela vossa atenção. Estou à vossa disposição para responder a perguntas.


Carregar ppt "26 Janeiro 2007, Sesimbra A Mobilidade dos Trabalhadores das Telecomunicações e dos Media na Europa A FEANI, os Projectos EUR-ACE e ENGCARD João Duarte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google