A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lenda de São Martinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lenda de São Martinho."— Transcrição da apresentação:

1 Lenda de São Martinho

2 Martinho nasceu no ano de 316, em Sabária ( actual Hungria ).

3 … e deu-lhe uma educação Cristã.
O seu pai era soldado do exército Romano… … e deu-lhe uma educação Cristã.

4 Aos 15 anos Martinho foi para Itália e alistou-se no exército Romano, tornando-se mais tarde num corajoso general rico e poderoso.

5 Um dia, de regresso a casa, cavalgava debaixo de forte tormenta
Um dia, de regresso a casa, cavalgava debaixo de forte tormenta. A chuva e o granizo caíam furiosamente, o vento uivava e o frio parecia esmagar os ossos.

6 Ao longe, avistou um mendigo que, quase nu, se confundia com os troncos mirrados e enegrecidos na beira da estrada. Este, estendia um braço descarnado em busca de algum auxílio que o salvasse de uma morte certa.

7 O general, ao ver o mendigo, ficou de coração apertado por tamanha desgraça e comoveu-se. Então, apeou-se do cavalo e passou a sua mão carinhosamente pela do pobre.

8 Em seguida, desprendeu a espessa e quente capa que o protegia e, com um golpe seguro de espada, dividiu-a em duas partes.

9 Estendeu uma das metades ao mendigo e agasalhou-se o melhor que pode com a restante...

10 Apesar de mal agasalhado e continuando a chover torrencialmente, Martinho continuou o seu caminho, cheio de felicidade... Então, o bom Deus, ao presenciar este  gesto, fez desaparecer a  tempestade. O céu ficou límpido e surgiu um sol de estio, cheio de luz e calor. Nos três  dias que ainda  durou a  viagem, um  Sol radioso  acompanhou o general .

11 Todos os anos, em Novembro, somos presenteados com, pelo menos, três  magníficos dias de Sol , para que a  memória dos homens, tantas vezes curta não se esqueça do gesto que  salvou a  vida ao  mendigo. É  o Verão de S. Martinho

12 (Música Apita ao Comboio)
“Há festa na escola” (Música Apita ao Comboio) I Caem as castanhas Lá no castanheiro Corro a apanhá-las Não gasto dinheiro Refrão II Olha o S. Martinho De Sol a espreitar Uma fogueirinha Toca a festejar III Que lindas que são Ao lume estalar Vamos lá meninos Vamos lá provar Refrão IV Há festa na escola Vamos lá cantar Assar as castanhas E depois brincar Refrão Castanhas quentinhas Que boas que são Cuidado meninos Não queimem a mão


Carregar ppt "Lenda de São Martinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google