Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Gênero na Educação Psicóloga Ms. Silvia Regina Ramão Rede de Educação Metodista dos Sul- IPA 9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
2
Como é ser homem e Mulher na Contemporaneidade??
3
O CONCEITO DE GÊNERO... Feminino Social Biológico Feminino Masculino
Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Biológico Masculino
4
GÊNERO... Categoria social de análise das relações sociais entre homens e mulheres no contexto social; Uma maneira de indicar as “construções sociais”- a aplicação inteiramente social de idéias sobre os homens e as mulheres; Uma categoria social imposta a um corpo sexuado; Num contexto social construído a partir da lógica da cultura patriarcal que ainda hoje impões condições de desigualdade de direitos entre os homens e as mulheres. Categoria Relacional; Não sinônimo de mulher; Se relaciona com outras categorias(sexo, religião, classe, orientação sexual, etnia/raça)
5
PENSANDO GÊNERO Pensar sob a perspectiva de Gênero é olhar para as relações desiguais construídas socialmente entre o homens e mulheres, que hierarquizam e os colocam em condições de poder diferenciadas; Relações de poder estabelecidas entre homens e mulheres; O modo como é exercido o poder nos diferentes contextos; Relações estas que impedem que as mulheres no Brasil e no Mundo obtenham o acesso a bens e serviços e portanto que tenham direitos a Cidadania; Estas desigualdades se repetem em todas os âmbitos da sociedade, incluindo a família, onde as mulheres são com freqüência agredidas, violentadas e assassinadas; No contexto das políticas públicas, as mulheres são destratadas, desassistidas e morrem por falta de atendimento e tratamento.
6
FAZENDO GÊNERO É urgente que se constitua novos modos de ser e de aprender a sermos homens e mulheres; IPA- Cátedras de Gênero e de Direitos Humanos: Projetos de Extensão; Oficinas em Sala de Aula; Capacitação de professores e funcionários; Atenção e encaminhamento das situações de violência contra a mulher Pesquisa com alunas/os; Envolvimento do Setor de Recursos Humanos
7
FAZENDO GÊNERO Construir e favorecer espaços de debate e de diálogo, de construção coletiva na lógica de uma cultura de paz, que engendre novos modos de ser homem e mulher e novos modos de exercício do poder, enfim novos modos de cuidar e educar as futuras gerações, para que se estabeleça o mundo de fraternidade e de proteção que tanto sonhamos.
8
REFERÊNCIAS: www.onu-brasil.com.br www.presidência.gov.br/spmulheres
Scott, Joan. In educação e realidade.Porto Alegre, v.15, n.2, jul-dez.1990-p.5-19 Dorneles, simone Silva. O Sijeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a Educação na Igreja Metodista
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.