A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO SELETIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO SELETIVO."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO SELETIVO

2 PROCESSO SELETIVO São atividades aplicadas pelo
selecionador para avaliar de forma prática as habilidades buscadas no candidato à vaga. São as dinâmicas de grupo, provas situacionais e avaliações psicológicas .

3 PROCESSO SELETIVO Recrutamento Seleção de Pessoal

4 PROCESSO SELETIVO Recrutamento:
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização.

5 PROCESSO SELETIVO Fontes de recrutamento mais usadas
pelas organizações: Anúncios; Referências pessoais; Agencias de emprego; Recrutamento em escolas e Universidades Candidatos independentes.

6 PROCESSO SELETIVO A escolha da fonte da qual serão selecionados os candidatos depende da facilidade com que as organizações podem recrutá-los. Ex: a seleção de um alto executivo e a de um funcionário para produção de uma fábrica.

7 PROCESSO SELETIVO Tipos de Recrutamento: Recrutamento interno e;
Recrutamento externo.

8 PROCESSO SELETIVO Recrutamento interno – ocorre quando há determinada vaga e a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos, transferidos para outro setor, ou ainda transferidos com promoção. O recrutamento interno pode envolver os critérios:

9 PROCESSO SELETIVO Transferência de pessoal; Promoção de pessoal;
Transferência com promoções de pessoal; Programas de desenvolvimento de pessoal; Planos de cargos e carreira.

10 PROCESSO SELETIVO O processo de recrutamento interno envolve uma continua coordenação e integração do Departamento de Gestão de Pessoas com os demais órgãos da empresa.

11 PROCESSO SELETIVO O processo de recrutamento interno:
Dados básicos do funcionário; Resultados dos testes de seleção; Resultados das avaliações de desempenho; Resultados de programas de treinamento e aperfeiçoamento; Exames das análises e descrições de cargos; Exames dos planos de carreiras; Verificação das condições de promoção e substituição.

12 PROCESSO SELETIVO Recrutamento Externo – funciona com candidatos atraídos pelas fontes de recrutamento. O recrutamento externo atrai candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações e pode envolver uma ou mais fonte de recrutamento.

13 PROCESSO SELETIVO Seleção de Pessoal:
Para que uma organização permaneça eficaz, é necessário que tenha condições estáveis no setor de Gestão com Pessoas, ou de pessoas para preencherem as vagas abertas por aqueles que deixaram a empresa, ou para os novos cargos criados pelas mudanças ou expansões organizacionais.

14 PROCESSO SELETIVO Seleção de Pessoal:
O objetivo da seleção é contratar pessoas com probabilidade de serem bem-sucedidas na organização.

15 PROCESSO SELETIVO Conceito:
Seleção de pessoal é escolher a pessoal certa para o lugar certo.

16 PROCESSO SELETIVO Análise de Currículos – os currículos são uma maneira fácil e útil de obter informações sobre o candidato(a), porém insuficiente. Dinâmica de Grupo – a dinâmica de grupo é recurso bastante utilizado na seleção de pessoal, e pode avaliar vários aspectos, tais como liderança, sociabilidade, criatividade, tomada de decisões, habilidades para administrar conflitos, etc.

17 PROCESSO SELETIVO Testes escritos – utiliza-se para preenchimento de
cargos para os quais se requer conhecimentos específicos. Testes Psicológicos - de habilidades específicas, De inteligência e de personalidade Testes práticos – verifica habilidades na maioria das vezes na parte motora, pois é mais aplicado para cargos de natureza operacional.

18 PROCESSO SELETIVO Entrevistas - um dos instrumentos mais úteis para o processo seletivo. A entrevista dar possibilidade de se verificar e identificar capacidades do candidato e promove um contato mais direto, porém precisa ser em conduzida pelo entrevistador.

19 PROCESSO SELETIVO PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA ENTREVISTA
Pré-seleção de candidatos Elaboração do roteiro da entrevista Definição do local Preparação do Material Quebra do Gelo Formulação de perguntas Controle da entrevista Anotações Atitudes de escuta

20 PROCESSO SELETIVO PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA ENTREVISTA: Autocontrole
Análise do comportamento não verbal Sinceridade Conclusão da entrevista Impressões a cerca da entrevista Auto-avaliação.

21 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
Prover conhecimentos necessários para a sistematização da área de Recrutamento e Seleção com foco em competências, bom como instrumentos de avaliação para captar talentos em potencial

22 O QUE PODEMOS CHAMAR HOJE DE CAPTAR TALENTOS NO MERCADO ATUAL?
Selecionar é o processo de escolha do melhor candidato para o cargo em questão. É ainda escolher a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições do mercado. É escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização.

23 DEMANDAS DO PROCESSO SELETIVO
Os processos seletivos atuais, vêm acompanhados de duas demandas: Agilidade de resposta – preenchimento da vaga em tempo hábil; Qualidade no atendimento – indicação de candidatos que atendam ao perfil desenhado pelo detentor da vaga.

24 Podemos dizer que ser competente e ter competências significa a mesma coisa ou são termos diferentes?

25 SER COMPETENTE... ...Está relacionado com o bom desempenho numa determinada tarefa, o que não garante a continuidade desse desempenho.

26 TER COMPETÊNCIA... ...significa ter CONHECIMENTO, HABILIDADES e ATITUDES compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar em prática sempre que for necessário.

27 COMPETÊNCIA... É um conjunto de CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES e COMPORTAMENTOS que contribuem para uma atuação de destaque e de excelência em determinados contextos.

28 Uma pessoa pode ter bons conhecimentos,
mas nunca tê-los colocado em prática, isto é, não desenvolveu HABILIDADE.

29 Performance Individual Resultados Organizacionais
MODELO DE COMPETÊNCIAS Conhecimentos Habilidades Atitudes Cargo / Situação Performance Individual Resultados Organizacionais


Carregar ppt "PROCESSO SELETIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google