A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA"— Transcrição da apresentação:

1 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
O SINAL DA CRUZ

2 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
ESTAR DE PÉ: desde o início do cântico de entrada, até à oração colecta, inclusive (depois do Glória); durante o cântico do Aleluia que precede o Evangelho; durante a proclamação do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração universal; e desde o invitatório “Orai, irmãos”, antes da oração sobre as oblatas, até ao fim da Missa, excepto nos momentos adiante indicados

3 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
ESTAR SENTADO: durante as leituras que precedem o Evangelho e durante o salmo responsorial; durante a homilia e durante a preparação dos dons ao ofertório; e, se for oportuno, durante o silêncio sagrado depois da Comunhão.

4 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
ESTAR DE JOELHOS: desde a Epiclese (quando o sacerdote impõe as mãos sobre as oblatas pão e vinho) e diz: “Santificai estes dons…” até que termine a elevação do cálice, excepto se razões de saúde, a estreiteza do lugar, o grande número dos presentes ou outros motivos razoáveis a isso obstarem. Aqueles, porém, que não estão de joelhos durante a consagração, fazem uma inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflecte após a consagração

5 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
A PERSIGNAÇÃO: é feita na altura em que o Evangelho vai ser lido, deve ser feita ao mesmo tempo em que, quem está a ler o faz, assim estamos a repetir o que ele (diácono, sacerdote ou bispo) diz em voz baixa: “Abri Senhor o meu pensamento, os meus lábios e o meu coração para melhor transmitir a Vossa Palavra”. NÃO termina com o sinal da Cruz.

6 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
GENUFLEXÃO: quando entram na Igreja, dobram o joelho direito até ao chão, frente ao Sacrário, que todo o teu coração o acompanhe como sinal de pequenez: Tu Senhor és O Rei. Ao fazeres a Genuflexão não faças dela uma acção precipitada e sem sentido. Dá-lhe alma.

7 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
PEQUENA INCLINAÇÃO: (de cabeça) Faz-se sempre que se passa diante do sacerdote ou ao que preside à Celebração

8 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
INCLINAÇÃO PROFUNDA: quando na Profissão de Fé (Credo), se diz: “Encarnou pelo Espírito Santo “ - forma de respeito. Ou quando se passa frente ao Bispo.

9 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
Entre os gestos contam-se também: as acções e as procissões do sacerdote ao dirigir-se para o altar com o diácono e os ministros;  

10 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
do diácono, antes da proclamação do Evangelho, ao levar o Evangeliário ou Livro dos evangelhos para o ambão

11 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
dos fiéis ao levarem os dons e ao aproximarem-se para a Comunhão.

12 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
Convém que estas acções e procissões se realizem com decoro, enquanto se executam os cânticos respectivos, segundo as normas estabelecidas para cada caso.

13 GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
POR FAVOR, COLOQUEM AS VOSSAS QUESTÕES OBRIGADO


Carregar ppt "GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google