A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Jovens e os Media.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Jovens e os Media."— Transcrição da apresentação:

1 Os Jovens e os Media

2 Definição de media “conjunto de técnicas de difusão de mensagens (culturais, informativas ou publicitária) destinadas ao grande público, tais como a televisão, a rádio, a imprensa, o cartaz; meios de comunicação de massas (imprensa, rádio, televisão, satélites de comunicação, etc.); do latim media, feminino de mediu, que significa meio;” Diciopédia 2002

3 Definição de media Media é o plural de medium.
Os media possuem uma grande rapidez na divulgação de notícias, criam oportunidades de trabalho e transmitem programas com temas pedagógicos. “Medium faz basicamente referência aos meios da categoria tecnológica, ou seja, a toda a infra-estrutura constituída por equipamentos e suporte que permite transportar no tempo e no espaço uma determinada mensagem” (Silva, 1998, p. 140).

4 Os media como função educativa
São escolas paralelas que não se cruzam. A escola tem que estar atenta ao papel que os media podem contribuir para a formação de jovens. Tavares (2004, p. 10) explica que “a escola pode contribuir para desenvolver atitudes de aprendizagem a partir da televisão, valorizando, por exemplo, os conhecimentos que os alunos adquiriram através desta modalidade, explicando saberes que, de outro modo, permaneceriam implícitos e, por vezes, pouco credíveis, dado que não foram transmitidos pela instituição que valida os saberes”.

5 Os media como função educativa
Tentar interrogar os alunos para os conteúdos dos media é uma forma de torná-los mais reflexivos e com pensamento crítico sobre as informações que lhe são vinculadas. A escola e os media são duas instituições que deveriam andar juntas, pois atingem um número elevado de pessoas, educam, transmitem cultura, hábitos sociais, valores e atitudes. Só a parceria faria que a escola tornasse mais actual, atraente e cativante para os jovens.

6 Os media como função educativa
Os media no contexto educativo É preciso usar de forma pedagógica Fornece ao aluno uma aprendizagem enriquecedora Facilita a compreensão e consolidação de conhecimentos

7 Os media como função educativa
Apetrechar as escolas não basta. Silva (1998, p.206) “este tempo optimista reclama uma reflexão sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação, dos media, na escola”. Para Porcher (1974, p. 169) o mais “importante é mostrar que a introdução dos meios audiovisuais na aula deu vida nova a certas práticas pedagógicas moribundas e revestiu de ouro os velhos trajes que caíam em farrapos”.

8 Os media como função educativa
Silva (1998, p. 206) esclarece que a utilização dos media exige estratégias por parte do professor além é claro de equipamentos necessários a serem adquiridos pelas escolas. Refere três vectores importantes para a utilização dos media na escola:

9 Os três vectores importantes para a utilização dos media na escola
“devem aparecer integrados no contexto do projecto curricular; o uso pedagógico dos media supõe um conjunto de decisões, processos e condições sobre a natureza do conhecimento pedagógico; devem inserir-se numa política de renovação pedagógica da escola”.

10 A aplicação dos media na escola
há uma variedade de actividades possíveis de educação para os media. Não importa que tipo de actividade se utilize, desde que haja interesse para os alunos e que estes aprendam os conceitos básicos dos media. * identificar as partes de um jornal; * discutir diferentes notícias nos jornais diários, semanários, distribuição gratuita, regionais; * analisar como é comunicado uma notícia em diferentes media; * discutir a adequação de várias linguagens e acções dos media.

11 Reflexão A escola tradicional é baseada na informação e sua reprodução. A Escola dos dias de hoje exige a mobilização de saberes e o desenvolvimento de novas competências. Uma escola sem formação para os Media é uma escola "pobre". Quando os jovens trabalham em produtos mediáticos estão a reformular os seus saberes e os seus conhecimentos. João Merêncio, Emília Carvalho e Pedro Gonçalves (10º Ano H1) Jornal "A Ponte on line", da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa.

12 Elaborado por: Ana Rita Silva e Clarice Fonte
Junho de 2005


Carregar ppt "Os Jovens e os Media."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google