A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária da Ramada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária da Ramada"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária da Ramada
Racismo e Xenofobia David Filipe Rodrigues Lopes, 10ºB, nº8 Trabalho elaborado para a disciplina de Filosofia, sob a orientação do professor Dr. António Trindade

2 Racismo É acreditar que é possível hierarquizar a espécie
humana utilizando como critério a "qualidade" das várias variantes geográficas e que o facto de se pertencer a uma variante geográfica considerada como "superior", geralmente apenas pelos seus elementos, confere a estes o direito de tratar os elementos de outras variantes geográficas de uma forma inferior àquela com que os elementos dessa variante regional são tratados.

3 Racismo O racismo não é uma teoria científica, mas um
conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.

4 Racismo As pessoas devem sempre ser consideradas e avaliadas como
indivíduos e nunca pelo facto de pertencerem a um grupo, seja qual for esse grupo.

5 Xenofobia Medo injustificado perante estranhos ou estrangeiros.
Eu não tenho nada contra estrangeiros que respeitem as nossas regras e tradições. Em relação aos outros, penso que um povo livre e soberano deve ter o direito de se pronunciar sobre se deve ou não permitir a permanência entre si de estrangeiros que não respeitam essas regras e tradições.

6 Xenofobia Xenofobia é o medo natural que o ser humano normalmente tem ao que é diferente. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. Xenofobia é ainda usada num sentido amplo referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, de grupos ou cultural. Apesar de amplamente aceite, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.

7 O que é preciso fazer para melhorar estas situações?
A atitude perante o "outro" depende em larga medida de uma sobreposição, por vezes contraditória, de identidades, influências e lealdades, cuja interacção resulta numa disposição particular para a cooperação transnacional. É preciso, nacional e internacionalmente, promover um relacionamento institucional, económico, político, social e inter-pessoal coerente.

8 O que é preciso fazer para melhorar estas situações?
Esta coerência passa pelo reforço da, interculturalidade. E esta assenta no conhecimento do "outro", daí a sua importância fundamental no combate ao racismo e à xenofobia, que assentam em preconceitos resultantes do desconhecimento ou conhecimento deturpado.

9 Organizações de apoio às vítimas de racismo e xenofobia
O SOS RACISMO foi criado em 10 de Dezembro de 1990. A sua criação partiu da iniciativa de um grupo de pessoas que, assim, se propôs lutar contra o Racismo e a Xenofobia em Portugal, contribuindo para a formação de uma sociedade em que todos tenham os mesmos direitos.

10 Organizações de apoio às vítimas de racismo e xenofobia
A AI foi criada pelo advogado britânico Peter Benenson em 1961. Ele ficou chocado ao ler a notícia de um jornal sobre o caso de dois estudantes portugueses que tinham sido condenados a sete anos de prisão por terem feito um brinde à "liberdade" num restaurante em Portugal. Benenson começou a pensar nas formas de convencer o governo português bem como outros governos autoritários a libertar vítimas de injustiça. Com o objectivo de conseguir a liberdade de prisioneiros políticos.

11 Organizações de apoio às vítimas de racismo e xenofobia
A Organização das Nações Unidas nasceu oficialmente a 24 de Outubro de O dia é agora anualmente celebrado em todo o mundo como Dia das Nações Unidas. O objectivo da ONU é unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Dá aos países a oportunidade de tomar em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.


Carregar ppt "Escola Secundária da Ramada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google