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AS TIC E O ENSINO BÁSICO O COMPUTADOR MAGALHÃES

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Apresentação em tema: "AS TIC E O ENSINO BÁSICO O COMPUTADOR MAGALHÃES"— Transcrição da apresentação:

1 AS TIC E O ENSINO BÁSICO O COMPUTADOR MAGALHÃES
GAN, 9/12/2009 Rui Baião, Luís Amaral, J. Alves Lavado

2 O Computador Magalhães
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO APDSI O Computador Magalhães

3 Europa, Países Escandinavos e Anglo-saxónicos
Política Europeia “Europa como a economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo” “Aumentar a qualidade e a eficácia dos sistemas de educação e formação” “Desenvolver as competências para a Sociedade do conhecimento” “Assegurar acesso universal às TIC” “Tornar a aprendizagem mais atractiva” “Reforçar as ligações com o mundo do trabalho” Política dos países escandinavos O aluno no centro Política dos países anglo-saxónicos Conhecimento científico, avaliação sistemática da progressão dos alunos e investimento na qualidade dos educadores Política Europeia Em Março de 2000, o Conselho Europeu de Lisboa, verificando que a União Europeia se encontrava perante "uma enorme mudança resultante da globalização e dos desafios de uma nova economia baseada no conhecimento", definiu um objectivo estratégico importante: até 2010, a União deve "tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social". Salientou que tais alterações requeriam não só "uma transformação radical da economia europeia", como também "um programa estimulante para [...] modernizar os sistemas de protecção social e de ensino". Em Março de 2001, o Conselho Europeu considerou (para alem de metas estratégicas e objectivos concretos) que “os sistemas de educação e de formação deverão aliar qualidade, acesso generalizado e abertura ao mundo exterior.” Um ano mais tarde, o Conselho Europeu aprovou um programa de trabalho pormenorizado ("Educação & Formação para 2010") a fim de atingir essas metas e apoiou a intenção dos Ministros da Educação de fazerem dos sistemas de educação e de formação na Europa "uma referência mundial de qualidade, até 2010".” Em Novembro de 2003, a Comissao publica uma COMUNICAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE TRABALHO "EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO PARA 2010“; A URGÊNCIA DAS REFORMAS NECESSÁRIAS PARA O SUCESSO DA ESTRATÉGIA DE LISBOA (Bruxelas, ; COM(2003) 685 final), onde identifica: Uma “conclusão preocupante: todos os países europeus desenvolvem esforços para adaptar os sistemas de educação e de formação à sociedade e à economia do conhecimento, mas as reformas empreendidas não estão à altura do necessário e o seu ritmo actual não permitirá à União atingir os objectivos que se propôs.”; “Quatro alavancas fundamentais: – concentrar as reformas e os investimentos nas áreas-chave; – fazer da aprendizagem ao longo da vida uma realidade concreta; – construir enfim a Europa da Educação e da Formação; – conferir o seu verdadeiro lugar a "Educação & Formação para 2010". Nesta comunicaçao da Comissao e publicado um Anexo estatistico onde Portugal aparece sistematicamente com os piores indicadores: ABANDONO ESCOLAR PRECOCE (2002): PT 45,5%; EU 18,8%; FI 9,9% CONCLUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (2002): PT 44,9%; EU 75,4%, FI 87,3% COMPETÊNCIAS BÁSICAS (capacidade de leitura igual ou inferior ao nível 1) (2002): PT 26,3%; EU 17,2%; FI 7,0% PARTICIPAÇÃO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA (2002): PT 2,9%; EU 8,5%; FI 18,9% Portugal procura dar resposta a esta situação como iremos ver a frente. Política dos países escandinavos …melhorar as capacidades de cada aluno, tendo em conta que é uma individualidade com necessidades específicas, que têm que ser satisfeitas, e com potencialidades que devem ser desenvolvidas. …educação universal reduz o risco de pobreza “…Still, it is quite possible that American online tutors will dominate online education in the Nordic countries, just as American textbooks already dominate Nordic higher education. ( Política dos países anglo-saxónicos …para responder as exigências do século XXI APDSI O Computador Magalhães

4 O Computador Magalhães
Portugal “Plano Tecnológico”, Programa “Ligar Portugal”, “Estratégia de Lisboa” (PNACE) “Lançamento de um ensino básico de elevada qualidade” “Multiplicar o número de computadores nas escolas” “Ligação à Internet em banda larga de todas as escolas do País” “Abertura das escolas a ambientes de trabalho virtuais” “Facilitar a utilização de computadores em casa por estudantes” “Plano Tecnológico da Educação” “Com a Estratégia de Lisboa, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, o Plano Tecnológico e o Quadro de Referência Estratégico Nacional , o XVII Governo Constitucional assume um compromisso: o da modernização tecnológica das escolas” “Plano Tecnológico”, Programa “Ligar Portugal”, “Estratégia de Lisboa” (PNACE) “Estratégia de Lisboa” (PNACE): …Conjuntamente com o apoio à inovação, e com a prioridade dada ao desenvolvimento do capital humano, a aposta na apropriação social e económica das TIC é um elemento crítico do projecto do Plano Tecnológico do Governo para o desenvolvimento da sociedade portuguesa. O programa Ligar Portugal é a proposta do Governo para dar resposta a estes desafios… Medidas Estruturantes - Promoção do uso efectivo das TIC e de uma sociedade de informação inclusiva (58 a 64) e muitas outras medidas que não estão referidas à Sociedade da Informação, mas são importantes do ponto de vista da soc. da informação. Plano Tecnológico – Eixo 1: Conhecimento: Qualificar e Mobilizar para a Sociedade da Informação: Metas e medidas indicadas Ligar Portugal – Objectivos, Orientações, Metas particularmente relevantes, Áreas apropriadas para as TIC, Iniciativas nacionais para a Sociedade de Informação, Factores Críticos de Sucesso, Principais Indicadores de Referência e Metas – Portugal Digital 2010 “Plano Tecnológico da Educação” O PTE invoca 6 Objectivos para modernizar a educação retirados da “Estratégia de Lisboa”, os quais inspiram claramente os objectivos do ME para a modernização da educação, referidos no PTE (1. Garantir o apetrechamento informático das escolas; 2. Apoiar o desenvolvimento de conteúdos; 3. Apostar na formação de professores em TIC; Promover a generalização de portfolios de actividades em suporte digital; 5. Fomentar o desenvolvimento e uso das TIC por cidadãos com necessidades especiais; 6. Reforçar a divulgação de boas praticas e do sistema de monitorização de progressos; 7. promover open source, reforçar a privacidade, a segurança e a fiabilidade dos sistemas TIC). APDSI O Computador Magalhães

5 O Computador Magalhães
Portugal Principais características Implementar “mais e melhor educação” Principal “actor” - o computador Magalhães Política orientada pela tecnologia (fomento da utilização das TIC, desenvolvimento de redes e de banda larga, redução de papel e dos meios de reprodução, introdução de novas metodologias e de novos processos de trabalho…) Principais dificuldades Constrangimentos do modelo económico-social "Desenvolvimento pessoal para um mundo global onde o gosto de aprender, a autonomia, a capacidade para empreender e inovar e o sentido dos valores éticos e cívicos são essenciais” Principais características Documentos: “A A Z DA EDUCAÇÃO – – MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO” do Ministério da Educação, Março 2009; - “Relatório de Execução do PNACE Plano Nacional de Reformas - Novo Ciclo ”; Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico; OUTUBRO 2008 =»Resposta Recomendação 2: • Prioridade das políticas públicas na educação e formação Novas Oportunidades • Melhoria da organização e qualidade do serviço público de educação: • Continuação da reforma do ensino superior: Reforma do sistema de formação profissional (• Sistema Nacional de Qualificações (Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ)); • Quadro Nacional de Qualificações (QNQ); • Caderneta individual de competências; • Sistema de Regulação de Acesso a Profissões; • Novo modelo de Governação) Principais Resultados já obtidos: • Redução da taxa de repetência e da saída precoce da escola; • Recuperação de estudantes que tinham já abandonado o sistema educativo; • Melhoria dos resultados escolares obtidos em exames e provas nacionais; • Aumento do número de alunos que ingressaram no ensino superior ‐ em 2007, pela primeira vez após 2002, o número total de estudantes a frequentar o ensino superior aumentou em Portugal; • O número de novos graduados em áreas científicas e tecnológicas tem aumentado significativamente nos últimos anos; • Regresso à escola de portugueses que se inscreveram no programa Novas Oportunidades para validação de competências e requalificação; • Aumento dos alunos nos cursos qualificantes; • Aumento da percentagem de alunos dos 20‐24 anos que concluíram o secundário. =» 3.1. Melhoria da Qualificação dos Portugueses Driver 7. Valorização do Ensino Básico e. Tecnologias de Informação e Comunicação – considerando que todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico se encontram ligadas à Internet em banda larga, foram lançadas acções com o objectivo de promover a utilização das TIC nas escolas, desde o primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido foram apetrechadas as escolas do primeiro ciclo tendo‐se atingido o indicador retendido de um computador por sala de aula. Encontra-se em realização o Programa de Competências Básicas em TIC, específico para os alunos do Ensino Básico. Foi igualmente realizada a formação de professores em TIC. (Não há ainda referência ao Magalhães!!!!!!!!!!!) Principais dificuldades Constrangimentos do modelo económico-social ” Quanto à distribuição da população activa de 15 a 64 anos por nível de escolaridade completado, verifica-se que, em 2007, 69% dos activos possuíam o ensino básico ou um nível inferior de educação, 16% o secundário e 15% o superior.” (Aspectos estruturais do mercado de trabalho; oefp; 27/03/08) "Desenvolvimento pessoal para um mundo global onde o gosto de aprender, a autonomia, a capacidade para empreender e inovar e o sentido dos valores éticos e cívicos são essenciais” APDSI O Computador Magalhães

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FACTOS E NÚMEROS APDSI O Computador Magalhães

7 Factos e Números Objectivos
Objectivo estratégico – “Colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica do ensino em 2010” “2 alunos por computador com ligação à Internet” Facilitar o acesso à sociedade da informação Promover a mobilidade Permitir a disponibilização de equipamentos portáteis e de ligações em banda larga a mais de 10% da população portuguesa APDSI O Computador Magalhães

8 Factos e Números Objectivos
Objectivos directamente associados a aspectos tecnológicos (computadores e conectividade à Internet) Não se encontrou informação sobre objectivos associados à produção e exploração de conteúdos nem à formação APDSI O Computador Magalhães

9 Factos e Números Ponto de Partida
Relação alunos/computador (Escolas dos Ensinos Básico, Portugal Continental) APDSI O Computador Magalhães

10 Factos e Números Ponto de Partida
Relação alunos/computador com ligação à Internet (Escolas dos Ensinos Básico, Portugal Continental) APDSI O Computador Magalhães

11 Factos e Números Resultados (quantitativos)
APDSI O Computador Magalhães

12 Factos e Números Resultados (quantitativos)
APDSI O Computador Magalhães

13 Factos e Números Resultados (qualitativos)
Factores limitadores do uso de computadores e da Internet nas escolas em Portugal O acesso e as competências como principais factores limitadores “a insuficiência das infra-estruturas de TIC constitui o principal factor inibidor da utilização de tecnologia no ensino” "é a dimensão “acesso” às tecnologias que, no caso português, tem constituído e continua a constituir a principal barreira à utilização dos computadores e da Internet nas nossas escolas" "94% dos professores inquiridos, neste estudo, expressa claramente essa necessidade, assumindo muitos deles conhecer mal as vantagens da utilização das TIC em contexto educativo “no caso português não é a falta de uma atitude positiva face à utilização das TIC a dimensão mais saliente, revelando, pelo contrário, que os professores portugueses denotam uma atitude francamente favorável à utilização das tecnologias no ensino" APDSI O Computador Magalhães

14 Factos e Números Resultados (qualitativos)
Falta de uma estratégia (clara e conhecida) para a componente de desenvolvimento de conteúdos e para os serviços de suporte à iniciativa (capacitação de docentes; suporte técnico; apoio às famílias;...) Oportunidade para o aparecimento de inúmeras outras iniciativas privadas ainda que louváveis por serem a única resposta ao vazio criado Entropia - percepções confusas dos limites e conteúdos da iniciativa e-escolinha APDSI O Computador Magalhães

15 PRINCIPAIS CONCLUSÕES RECOMENDAÇÕES
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16 Principais Conclusões
O GAN considera que a iniciativa Magalhães tem elevado mérito, é um caso único a nível mundial e, desde que devidamente continuado, desenvolvido e enquadrado, tem um potencial de sucesso garantido A iniciativa abre um vasto leque de oportunidades económicas, sociais e políticas, podendo constituir uma importante componente da exportação de tecnologia, de conteúdos e de know-how, especialmente para países de língua oficial portuguesa Não tem havido esforço suficiente na capacitação dos intervenientes nos processos de ensino/aprendizagem nem na mobilização dos docentes APDSI O Computador Magalhães

17 Principais Conclusões
Falta a renovação do processo de ensino/aprendizagem. O investimento corre o risco de não ser potenciado caso não se demonstre o mesmo ímpeto no domínio dos novos modelos de aprendizagem e dos conteúdos O modelo de utilização actual induz uma atitude “consumidora” e não “produtora” de conteúdos Torna-se indispensável o desenvolvimento e implementação de mecanismos online de tutorização de alunos e professores APDSI O Computador Magalhães

18 Principais Conclusões
Torna-se indispensável o desenvolvimento e implementação de mecanismos online de apoio às famílias na utilização do Magalhães (suporte técnico, orientação pedagógica e orientação social) A factura familiar no que toca a livros escolares e a manuais impressos não foi diminuída, podendo sê-lo largamente através da sua digitalização e disponibilização online Em termos globais, foi dado um passo muito importante no que respeita à infra-estrutura física. No entanto, as restrições à conectividade, por razões geográficas ou de custos elevados, ainda são um importante factor de exclusão O alcance do projecto poderia ser aumentado se tivesse sido implementado como um projecto integrado de interesse nacional (PIIN) APDSI O Computador Magalhães

19 O Computador Magalhães
Recomendações Garantir o total alinhamento dos projectos educativos e dos programas oficiais com a iniciativa Magalhães. Investir na reformulação completa dos programas educativos, que deverão recorrer de forma sistemática ao Magalhães, ao seu software e conteúdos, para ministrar os conhecimentos alvo da política educativa Alavancar o potencial da iniciativa com uma política nacional abrangente e integrada de desenvolvimento e dinamização de conteúdos digitais para a aprendizagem, incluindo distribuição de manuais escolares em formato digital Agilizar o processo de certificação de conteúdos, evitando a morosidade e burocracia Desenvolver e implementar urgentemente mecanismos online de tutorização de alunos e professores, bem como mecanismos online de apoio às famílias na utilização do Magalhães APDSI O Computador Magalhães

20 O Computador Magalhães
Recomendações Garantir a sustentabilidade futura da iniciativa, nomeadamente a nível financeiro, pela sua integração no orçamento do Ministério da Educação Promover a utilização da infra-estrutura desenvolvida no estabelecimento de novas vivências e comportamentos, nomeadamente implementando interacção com as comunidades locais (desporto, clubes, cultura,...) de modo a provocar um verdadeiro impacto na educação e transformação da criança Alargar o envolvimento à família, tendo o aluno como catalisador, no sentido de dinamizar a vivência da cidadania, do ser e estar na sociedade, promovendo e alavancando iniciativas centradas à volta de actividades sociais e familiares e desenvolvendo mudanças de procedimentos e mentalidades APDSI O Computador Magalhães


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