A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Casos de Uso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Casos de Uso"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Casos de Uso
Técnica para a especificação de requisitos: Auxiliar a análise de requisitos. Gestão de requisitos. Interacção com o sistema. Finalidade do sistema. Finalidade de utilizador.

2 Actores Um actor é alguém ou algo que deve interagir com o sistema que esta a ser desenvolvido. Relação entre utilizador e actor. Na especificação dos requisitos é preferível começar por identificar os actores, para seguidamente identificar os Casos de Uso. Registrar Professor

3 Casos de Uso Os Casos de Uso representam o comportamento que o sistema deve suportar: Cada Caso de Uso é uma sequência de acções realizado por um utilizador e os sistema numa determinada altura. O actores são questionados para identificar as suas necessidades.

4 Casos de Uso

5 Documentação de Casos de Uso
Para cada Caso de uso é redigido um documento com a descrição da sequência de acções, do ponto de vista do actor. De uma forma geral o documento deve conter: Descrição do início e do termino do Caso de Uso. A sequência de acções. As excepções que ocorrem durante uma sequ~encia de acções.

6 Use Case Diagram Use case diagrams are created to visualize the relationships between actors and use cases Request Course Roster Professor Student Maintain Schedule Billing System Maintain Curriculum Registrar

7 Relacionamentos de Uso
Existem dois tipos de relacionamento entre os Casos de Uso: Relacionamento de Uso: é o comportamento que é idêntico para vários casos de uso. Registar Curso <<uses>> Autorização Actualização de estrutura Curricular

8 Relacionamentos de Uso
Existem dois tipos de relacionamento entre os Casos de Uso: Relacionamento de extensão: quando se tem um caso de uso que é praticamente igual a outro, mas que faz um pouco mais. Registar Curso <<extend>> Registo Registar Formação

9 Relacionamentos de Uso
Para cada tipo de relacionamento, existe uma ligação com os actores: Nos relacionamentos de extensão, os actores podem executar tanto o caso de uso como as suas extensões. Nos relacionamento de uso, não é frequente que um actor esteja associado ao caso de uso partilhado.

10 Relacionamentos de Uso
Utiliza-se um relacionamento de uso quando se identifica uma repetição em dois ou mais casos de uso Utiliza-se um relacionamento de extensão quando se pretende descrever uma variante do comportamento de um caso de uso existente.

11 Cenários Cenário é uma descrição da sequência, das muitas possíveis, de um dado caso de uso. Exemplo: No ATM, um cenário em que a ATM está fora de serviço, outro em que não tem papel, etc.


Carregar ppt "Conceito de Casos de Uso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google