A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva
Energia Hídrica

2 O que é? Energia obtida a partir da energia potencial gravítica de uma massa de água; Em rios e lagos o seu aproveitamento é feito através do desnível entre a albufeira e o rio ou por uma queda de água.

3 Como funciona uma barragem?
A barragem é construída de modo a impedir o fluxo normal da água; A água é armazenada numa albufeira; Quando se abrem as comportas, a água segue por uma conduta forçada ou por um canal até à central hidráulica; Rotação de uma turbina ligada a um alternador/gerador; A corrente produzida passa para um transformador; Transporte da energia por linhas de elevada a alta tensão; A água regressa ao seu curso normal por um canal de fuga.

4 Vantagens Produção de electricidade contínua;
Regularização dos cursos de água; Irrigação de campos; Armazenamento de energia; Pouca poluição; Baixo custo de produção; Elevado rendimento.

5 Desvantagens Destruição/alteração de ecossistemas;
Perda do estado natural do rio; Influência na qualidade química da água; Risco de ruptura das barragens; Bloqueio da migração de certas espécies; Alteração do modo de alimentação de algumas espécies sedentárias; Redução do transporte de sedimentos; Alargamento de terras e deslocamento de populações ribeirinhas;

6 Tipos de barragens Barragens de betão Barragens de gravidade
Barragens em arco Barragens de aterro Barragens de terra Barragens de enrocamento Barragens de terra-enrocamento

7 Quantidade de barragens
Nível nacional: 156 Grandes hídricas: 27 Nível distrital: 9 No concelho ( Vila Nova de Paiva): 1 (Mini-Hídrica de Fráguas)

8 Percentagem de produção de electricidade a partir da energia hídrica.
No mundo 22% da electricidade consumida corresponde à produzida a partir da energia hídrica; Em Portugal, aproximadamente 30% da electricidade consumida anualmente tem origem hídrica; Maior concentração do aproveitamento de energia hídrica no Norte e Centro do país.

9 Mini-Hídrica de Fráguas
É a única construção de aproveitamento hídrico de Vila Nova de Paiva; Porquê Fráguas? Preocupação com o investimento em energias limpas; Declive existente no local; Caudal do rio no local. Tipo de Barragem: Barragem de Gravidade

10 Mini-Hídrica de Fráguas

11 Mini-Hídrica de Fráguas

12 Mini-Hídrica de Fráguas

13 Mini-Hídrica de Fráguas
Desnível de 88,2 metros; Apresenta uma “Escada de peixe” para permitir a movimentação de peixes migratórios pelo rio; Produção média anual = 9GWh Produção desde o início da exploração (1990) = 126 GWh Poupança de emissões de CO2 = 72 mil toneladas (dados relativos a 2007)

14 Curiosidades A energia de origem hídrica é hoje a segunda maior fonte de electricidade no mundo; Nas barragens mais recentes existem “elevadores de peixe” que permitem aos peixes migratórios subir a barragem. As empresas responsáveis pelas mini-hídricas pagam aos municípios uma renda anual, contribuindo para o desenvolvimento da região. Em média esta renda fornece 10 mil euros por ano à freguesia de Fráguas.

15 Energia maremotriz Produz electricidade através da energia contida no movimento de água das marés. Existem dois tipos desta energia que podem ser obtidos: Energia cinética das correntes das marés; Energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. A primeira grande central maremotriz do Mundo foi instalada em Portugal na Póvoa do Varzim.

16 Energia maremotriz Vantagens: Fonte de energia renovável; Não polui;
Desvantagens: Energia cara; Tecnologia ainda em desenvolvimento; A maior produção de energia acontece apenas nos momentos de maior variação das marés;

17 Bibliografia Bourdial, Isabelle. (2004). O homem e o meio ambiente - Enciclopédia de ciências Larousse . Lisboa: Círculo de Leitores

18 Trabalho realizado por:
Fábio Pinheiro N.º8 Mélanie Costa N.º 17 Raquel Ferreira N.º20 11.ºA

19 FIM


Carregar ppt "Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google