A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Foram inquiridos 152 alunos da Escola, sendo 96 do 12º ano e 56 do 11º. (26 alunos de artes, 58 de ciências, 37 de c. sociais, 19 de economia e 12 de um curso tecnológico). O inquérito era constituído pelas seguintes questões:

2 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
O que queres fazer depois do secundário? Opções: Trabalhar % Tirar um curso superior % Outro % Só os 82% que responderam ‘Tirar um curso superior’ foram convidados a continuar a responder ao questionário.

3 (cursos mais votados, no final da apresentação do estudo)
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola Seguiram-se as seguintes questões: Curso? Respostas: 1 curso % 2 cursos % > 2 cursos % Não sabe % (cursos mais votados, no final da apresentação do estudo)

4 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
b) Quais os estabelecimentos de ensino superior onde existe esse curso? Respostas: Sabe % Quais? Existem % Não existem % Não responde % Não sabe %

5 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
c) Quais as médias e classificações mínimas exigidas para esse curso? Respostas: Sabe % Quais? Correctas % Incorrectas % Não responde % Não sabe %

6 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
d) Quais as provas específicas exigidas para esse curso? Respostas: Sabe % Quais? Correctas % Incorrectas % Não responde % Não sabe %

7 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Cursos mais votados: Artes % Arquitectura % Gestão % Turismo % Direito % Economia % Design %

8 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Conclusões Em 152 alunos, 27 não querem ir para o ensino superior. É estranho que tantos alunos escolham cursos cientifico-humanisticos ao invés de cursos profissionais. Também os cursos tecnológicos podem habilitar os jovens para o mercado de trabalho, embora, ao mesmo tempo, haja a opção de estes alunos irem para o ensino superior. De qualquer forma, apenas foram inquiridos 12 alunos de tecnológico, ou seja, menos de metade daqueles que não querem ir para o ensino superior.

9 Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Conclusões Apesar de a área com mais alunos inquiridos ser ciências, os cursos convergem principalmente para as áreas de economia e artes. Quais as causas? Apresentamos duas alternativas: 1. Os alunos de ciências demoram mais a tomar a sua decisão devido à variedade de cursos que existem nesta área ser sensivelmente maior do que nas outras; 2. O ensino das ciências no ensino secundário desmotiva os alunos quanto a esta área, o que os leva a optar por um curso referente a economia ou artes.


Carregar ppt "Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google