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PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Ética e Deontologia Princípios Éticos da Psicologia O Processo de Av. Psicológica e a Ética Pesquisa com Seres Humanos Responsabilidades Éticas dos Autores e Editores de Testes

2 I. ÉTICA E DEONTOLOGIA Ética: valores morais, ideais de conduta
Deontologia: deveres e princípios morais ÉTICA = DEONTOLOGIA Conselhos de Psicologia

3 II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA
Competência Integridade Responsabilidade científica e profissional Respeito à dignidade das pessoas Preocupação com o bem estar alheio Responsabilidade social

4 II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA
1. Competência: procurar o + alto padrão; reconhecer limites; buscar atualizar; não usar teste ultrapassados. 2. Interidade: ser honesto e respeitoso; evitar q. valores pessoais interfiram.

5 II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA
4. Respeito à dignidade do S: direito de privacidade e autonomia do S; avaliar de acordo c/ características do S; devolução de testes válidos/precisos/padronizados. 3. Respons. cient e profissional: saber selecionar, aplicar, interpretar, fazer laudos e devoluções.

6 Continuação do item 4. Principais faltas éticas q
Continuação do item 4. Principais faltas éticas q. afetam a dignidade dos S: xerocar material; usar t inadequados (p/ laudos ou desatualizados); desconsiderar os erros da medida; usar folhas de R impróprias; não explicar pontuações ao solicitante; permitir pessoas não qualificadas aplicar t; desprezar as condições q. afetam a val dos t; não arquivar o material; Interpretar além dos limites dos t utilizados.

7 II. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PSICOLOGIA
5. Preocupação c/ o bem estar: ser sensível à relação de poder. 6. Responsab. social: divulgar o conhecimento psi; atulizar e construir novos instrumentos.

8 III. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A ÉTICA
Seleção do teste Aplicação do teste Correção/interpretação Elaboração de laudos e devolução

9 III. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A ÉTICA
1. Seleção: definir os instrumentos; Características psicométricas; características do S; Manuais completos solicitar ajuda se necessário. 2. Aplicação: informar objetivos e instrumentos; consentimento; ambiente físico; material e rapport; cpt. do S e não ausentar; seguir manual; não desviar atenção; responsabilidade pela aplicação.

10 OBSERVAÇÃO VETADO AO PSICÓLOGO Xerocar ou reproduzir material Avaliar a distância Gravar sem consentimento Substituir o psicólogo por material informatizado

11 III. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A ÉTICA
4. Laudo/Devolução: evitar ser influenciado; documento claro, dinâmico e circunstancial; linguagem adequada ao destinatário; não informar se C ou E; devolver os resultados ao S; preservar a identidade do S; fazer relatório sempre; rubricar laudas/local/ data/assinaltura e CRP. 3.Correção/Interp: tabelas e critérios apropriados; Avaliar qti, qli ; dinâmica, circunstancial e específica; não substituir o psicólogo pelo comutador; Arquivar material

12 IV. PESQUISA COM SERES HUMANOS
1. Planejamento: risco físico; risco psicológico; risco social; risco econômico; risco legais; devolução; acompanhamento psicológico. 2.Consentimento escrito: tema e objetivo; S, critérios e justificativa; procedimentos; acompanhamento; possíveis riscos; anonimato; registros/audiovisuais; ressarcimento; devolução; direito de recusa.

13 V. RESPONDABILIDADES ÉTICAS
1. Dos Autores: informar objetivos, características e limitações do instrumento; procedimento de desenvolvimento; evidências empíricas; amostra; normas; correção e interpretação. 2. Editores: investir em atualização; manuais c/ informações completas; qualidade gráfica; segurança p/ material informatizado; banco de dados.

14 INSTITUTO BRASILEIRO DE AV. PSICOLÓGICA - IBAP
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