A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação e Nomenclatura dos seres vivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação e Nomenclatura dos seres vivos"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação e Nomenclatura dos seres vivos
Classificar = agrupar por critério de alguma semelhança. Nomenclatura = dar nomes aos seres vivos (universalizar)

2 Regras da Nomenclatura
O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados; Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Em obras impressas, todo nome científico deve ser escrito em itálico (tipo de letra fina e inclinada), Ex: Canis familiaris (cão); Musca domestica (Mosca); O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem);  OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao micróbrio causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz;

3 A classificação dos seres vivos
São sete conjuntos básicos de classificação: REINOFILOCLASSEORDEMFAMÍLIAGÊNEROESPÉCIE REFICOFAGE

4

5

6

7

8 Conjuntos de classificação Partindo do menor agrupamento para o maior
» Espécie: é um grupamento de indivíduos com profundas semelhanças entre si, com capacidade de se cruzarem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex1: cavalo e da égua. Eles podem cruzar-se e dão origem a um descendente fértil, isto é, que também pode originar descendentes. Por isso, eles são da mesma espécie. Ex2: de um jumento com uma égua nascerá um burro (macho) ou uma mula (fêmea). Estes animais serão estéreis, isto é, não podem dar origem a descendentes. Portanto o cavalo (e a égua) e o jumento são de espécies diferentes.

9 » Gênero: é o conjunto de espécies que apresentam semelhanças, embora não sejam idênticas.
Gêneros podem ser agrupados e formar uma família O conjunto de gêneros mais aparentados entre si do que com quaisquer outros forma a família. Assim, o cão (Canis familiaris) e animais aparentados a ele, como, por exemplo, o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes) fazem parte da família dos canídeos (Canidae).

10 Famílias podem ser agrupadas e formar uma ordem
» Família: é o conjunto de gêneros afins, isto é, muito próximos ou parecidos, embora possuam diferenças mais significativas do que a divisão em gêneros. Famílias podem ser agrupadas e formar uma ordem O conjunto de famílias mais aparentadas entre si forma uma ordem. Assim o cão, o lobo e a raposa (da família dos canídeos) e o tigre (da família dos felídeos - Felidae) fazem parte da ordem dos carnívoros (Carnivora). Esses animais tem várias semelhanças e normalmente se nutrem apenas de carne - daí o nome da ordem.

11 Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe
» Ordem: é um grupamento de famílias que têm semelhanças Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe Um conjunto de ordens mais aparentadas entre si forma uma classe. Assim a raposa (da ordem dos carnívoros), o rato (da ordem dos roedores - Rodentia), o macaco e os seres humanos (da ordem dos primatas - Primates) e o coelho (da ordem dos lagomorfos - Lagomorpha) fazem parte da classe dos mamíferos - Mammalia). A característica mais marcante dessa classe é a presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas são desenvolvidas e produzem o leite que alimenta os filhotes.

12 Classes podem ser agrupadas e formar um filo
» Classe: é a reunião de ordens que possuem fatores distintos de outras, mas comum às ordens que a ela pertencem. Classes podem ser agrupadas e formar um filo O conjunto de classes mais aparentadas entre si forma um filo. Assim, o boi (da classe dos mamíferos), a galinha (da classe das Aves - Aves), a tainha (da classe dos peixes - Osteichthyes), o sapo (da classe dos anfíbios - Amphibia) e a cobra (da classe dos répteis - Reptilia) fazem parte do filo dos cordados (Chordata). Esses animais são semelhantes porque possuem, na fase de embrião, uma estrutura chamada notocorda, com função de sustentação. A notocorda pode desaparecer ou não. Nos animais que possuem vértebras (vertebrados), como os seres humanos, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário. Em seu lugar forma-se a coluna vertebral.

13 Filos podem ser agrupados e formar um reino
» Filo : é a reunião de classes com características em comum, mesmo que muito distintas entre si. Filos podem ser agrupados e formar um reino O conjunto de filos mais aparentados entre si forma um reino. Assim, o filo dos cordados e todos os outros filos de animais formam o reino dos animais (Animalia). Os animais são semelhantes porque são pluricelulares, heterotróficos e tem tecidos especializados.

14 » Reino: é a maior das categorias taxionômicas, que reune filos com as características comuns a todos, mesmo que existam diferenças enormes entre eles. Possui apenas cinco divisões: Animalia (Metazoa), Vegetalia (Plantae ou Metafita), Fungi, Protista e Monera.

15 Monera Fungi Animalia Protista Plantae
Existem cinco reinos básicos de seres vivos, porem estudos recentes é adotada seis reinos, sendo o reino Monera subdividida em Eubacteria e archaeobacteria. E ainda existem os Vírus q não são classificados em nenhum reino por não possuir célula e apenas o material genético. Aqui, consideraremos cinco grandes reinos de seres vivos: Monera Fungi Animalia Protista Plantae

16 REINOS CARACTERÍSTICAS REPRESENTANTES Monera Unicelulares e procariontes Bactérias e algas azuis Protista Unicelulares e eucariontes Protozoários e certas algas Fungi Uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por absorção Fungos Plantae Pluricelulares, eucariontes e autótrofos Todos vegetais Animalia Pluricelulares, eucarionte e heterótrofos por ingestão Todos os animais

17

18 Células Unidade viva que constitui os seres vivos;
É formada por 3 partes básicas: membrana plasmática, citoplasma (organelas citoplasmática) e o núcleo (material genético); O ser vivo pode ser uni ou pluricelular; Tipos de células:  procariontes – sem membrana nuclear (material genético misturado no citoplasma)  eucariontes – com membrana nuclear (material genético dentro do núcleo)

19

20 CÉLULA ANIMAL

21

22 CÉLULA VEGETAL

23

24

25

26 Questões para auto-avaliação
1) Com que finalidade se classificam os seres vivos? 2) Considere os seguintes seres vivos: mosca, homem, cavalo, macaco, borboleta e zebra. Adote um critério de classificação e separe-os em grupos. 3) Quais as características que definem um ser vivo como pertencente à mesma espécie do outro? 4) Quais são as regras básicas para nomear os seres vivos, de modo a serem identificados com facilidade no mundo todo? 5)O gato pertence a família dos felinos e à ordem dos carnívoros. Em qual desses dois grupos há maior quantidade de seres? 6) Quais são os cinco reinos da Natureza? Cite um ser de cada reino, como exemplo. 7) O que são seres procariontes e eucariontes? 8) Quais as principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal? 9) O que são organelas citoplasmáticas?


Carregar ppt "Classificação e Nomenclatura dos seres vivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google