A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A América antes e depois dos espanhóis

Cópias: 1
A América antes e depois dos espanhóis. Maias Ruínas de Palenque em Chipas, México Resquícios de uma cidade-Estado da sociedade Maia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A América antes e depois dos espanhóis"— Transcrição da apresentação:

1 A América antes e depois dos espanhóis

2 MAIAS ASTECAS INCAS

3 Maias Resquícios de uma cidade-Estado da sociedade Maia
Ruínas de Palenque em Chipas, México

4 Os Incas Machu Picchu, cidade sagrada dos Incas

5 Os Astecas Tenochtitlán, capital da civilização asteca
Jan Karel Donatus Van Beecq ( )

6 A partir das imagens, como vocês descreveriam a organização social dos habitantes nativos da América, antes da chegada dos espanhóis?

7 A chegada dos espanhóis na América Qual o termo que melhor define esse evento? Vamos discutir? Descobrimento? Conquista? Invasão? Encontro?

8 América Espanhola

9 Economia Latifúndio (estâncias e haciendas) Monocultura Mineração
Uso mão de obra indígena (sistema de mita e encomienda) Produção para o mercado externo (sistema de porto único – Sevilha e depois Cádiz)

10 Sociedade Chapetones (administradores espanhóis da América)
Criollos (elite branca da América – principalmente latifundiários) Mestiços (filhos de brancos com índios) Índios (trabalho compulsório) Negros (escravos)

11 Território dividido em vice-reinos e capitanias gerais
Política Território dividido em vice-reinos e capitanias gerais Administração Casas de Contratação Cabildos

12 o encontro de dois mundos
Espanhóis X Índios: o encontro de dois mundos Os povos nativos da América possuíam formas de organização social e cultural próprias Os espanhóis viam os índios como povos culturalmente inferiores, por isso os nativos foram explorados e expulsos de seus territórios sem maiores problemas Os espanhóis tinham uma visão etnocêntrica  Europa como centro do mundo  Desvalorização da cultura e sociedade indígena Encontro conflituoso entre duas culturas diferentes

13 Confronto Inca-Espanhol, em Cajamarca

14 A execução de um inca, Publicado/criado em 1891

15 Luta dos astecas contra os espanhóis,
de Margaret Duncan Coxhead, 1909.

16 Bartolomé de las Casas Relato de um frade dominicano que passou pela América no século XVI. Vejamos a seguir o que ele achava dos povos nativos e da relação deles com os espanhóis:

17 “ Das mentiras que os índios diziam aos espanhóis e hoje dizem, onde ainda não os desvastaram, os vexames e servidão horrível e cruel tirania com que os atormentam e maltratam, são as causas, porque de outra maneira, senão mentindo e fingindo para contentá-los e aplacar seu contínuo e implacável furor, não podiam escapar-se de mil outras angústias e dores e maus tratos.” “É aqui de notar que como os índios de todas aquelas províncias compreenderam que o ouro soava saboroso aos ouvidos dos espanhóis e que todo seu fim e negócio era saber onde havia ouro, e onde se tirava ouro e quem possuía ouro; os índios usavam com eles desta indústria para lhes agradar e suspender suas crueldades ou para se livrar deles, a saber: fingir que em tais e quais lugares havia imensidade de ouro e que encontrariam as serras e montes todos dourados.” Retirado de: BRUÍT, Héctor. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos. São Paulo: Iluminuras, p.167.

18 Houve estranhamento entre esses grupos? Por que?
A partir da análise das imagens e dos relatos de viajante, discuta e responda: Como foi a relação entre espanhóis e nativos americanos no período da chegada dos espanhóis? Houve estranhamento entre esses grupos? Por que? Os índios foram totalmente submissos e dominados pelos espanhóis?

19 Referências BRUÍT, Héctor. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos. São Paulo: Iluminuras, p.167. Imagens:


Carregar ppt "A América antes e depois dos espanhóis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google